Pular para o conteúdo principal

Livro: Suzana, Letícia, Paula e Lúcia - uma história de dor, amor e perdão



Título: Suzana, Letícia, Paula e Lúcia
Subtítulo: Uma história de dor, amor e perdão
Autora:  Tânia Gonzales
Páginas: 477 páginas
Ano:  2009
Sinopse: O que elas têm em comum além da idade? Expectativas com relação ao futuro, sonhos, desejam ser felizes... e o que mais? Leonardo.
Suzana era uma menina feliz até que aconteceu algo que a traumatizou, agora convive com um passado triste que dificulta o seu relacionamento com qualquer rapaz que tenta se aproximar.
Letícia é uma garota feliz que encontrará obstáculos ao se apaixonar por Daniel. Terá que enfrentar o preconceito da mãe.
Paula é uma linda garota que sonha em ser modelo profissional. Passará por sérios problemas pois sempre que olha para o espelho vê uma imagem distorcida de si mesma.
E Lúcia?
Descubra nessa história envolvente e emocionante.

💔


Olá, leitores do blog, tudo bem? A resenha de hoje é sobre um e-book muito legal que achei na internet. Ficou curioso? Acompanhe o post.



Minha opinião:

O E-book é fantástico. Acompanhamos a história de quatro meninas de dezenove anos. Cada uma com seus medos, desejos e sonhos.

No primeiro capítulo, somos levados ao aniversário de Paula. Uma garota linda, descolada e jovem, mas, que acha que tem algo de errado no seu corpo. Ela não come nada, deixando sua mãe e seu pai preocupados, e digamos que o casamento deles também não anda muito bem. Até que ela recebe um diagnóstico de que está com anorexia.

Letícia é uma menina super meiga e amiga, apaixonada por Daniel, amor este, mais do que impossível, pois sua mãe Sandra, não quer que ela namore com ele, por ele ser negro. Ela deseja de todo coração, que sua filha, namore Leonardo, o amigo da família. Fiquei bem chateada com o preconceito da mãe da Letícia, julgando as pessoas pela cor de sua pele.

E por falar em Leonardo... Ele é um dos protagonistas. Metade da história dos personagens estão entrelaçadas nesse personagem. Ele se apaixona perdidamente, pela tímida e introvertida Suzana, que não quer o ver nem pitado de ouro. Ela o despreza, e o trata mal.

Você deve estar pensando que Suzana faz isso por não ir com a cara dele, mas, não! Ela gosta dele, porém, ela se sente indigna de que, alguém como ela seja amada. Algo terrível aconteceu no passado dela, e por causa desse acontecimento, deixou marcas profundas em sua vida, ela sofre com pesadelos, medo de contato físico e até medo de amar e ser amada. Mas, aos poucos, Leonardo se aproxima, mesmo levando coice todo instante, ele não desiste dela. Ele conquista a família de Suzana, até a vovó Vivi gosta muito dele e deseja que a neta um dia possa esquecer o passado e finalmente ser feliz! No entanto, não será fácil! Suzana terá que provar da dor, desfrutar o amor e abrir o seu coração para perdoar "aquele" que um dia destruir sua vida...

Enquanto a Lúcia, bom não posso revelar nada, pois a história dela é o desfecho final da história de Suzana. Elas são interligadas, então se eu falar, vou estar dando spoiler. Só posso dizer uma coisa: Sim, Leo e Suzana viram namorados. 

☕💕

Quotes:

"Nem pensar, eu não vou me afastar de você e adorei ouvir o meu nome na sua boca, foi a primeira vez e eu..." (Leo).

"Vamos deixar as coisas bem claras. Eu não quero conversar com você, não estou interessada em conhecê-lo." (Suzana)

"Ah, minha princesa. Você é a namorada mais linda e..." (Leo)

"E a mais complicada, com toda a certeza." (Suzana)


☕💕

O E-book é excelente. Tenho que dar parabéns à autora, sou até meio suspeita em falar isso, pois estou amando ler as obras da Tânia. 

Só queria chamar a atenção por haver muitos diálogos e pouca descrição de detalhes. Os personagens estão sempre falando e isso é um pouco desgastante. Ademais, o livro quase não contém esboços de paisagens, caracterização de personagens, ou o narrador-observador assumindo o papel algumas vezes a dar folga para a tagarelice dos personagens. 477 páginas são demasiadas páginas para um projeto solo, e muitas editoras tendem a cortar algumas coisas para caber no orçamento. Além disso, até mesmo para vender o livro de forma independente, 477 páginas ainda é um número exacerbado, pois há muitos eventos no livro que se repetem a exaustão (cultos, passeios em shopping e aniversários), o que pode cansar um leitor.

A única coisa chata mesmo, é não ter um segundo livro. Ficou curioso pelo livro? Clique AQUI para ler

E você, o que achou? Pretende ler? Se leu, o que achou? Comentem.



Comentários

  1. San que resenha linda amiga. Como sempre com ótimas dicas! Sentir saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por gostar. Prometo que não vou ser tão ausente. ^^

      Excluir
  2. Estou indo agora ler esse e-book. Dá pra ler pelo celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim amiga. Inclusive, li esse e-book todinho na minha Tablet.

      Excluir
  3. Muito legal San!!! Fiquei curiosa!! Irei ler! Bjs... Saudades de vc! <3

    http://kellyluque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh amiga. Vc por aqui me deixa tão feliz! Ler sim. Garanto que vc vai gostar muito!♥
      Beijokas

      Excluir
  4. Anônimo11:02

    A história deve ser linda. A gente fica aflita. O que aconteceu com a Suzana deve ter sido algo muito grave. Vou correndo ler... Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sandreanny!
    Descobri o seu blog através de uma pesquisa no Google e você não imagina como fiquei feliz ao ler a resenha do meu livro "Suzana, Letícia, Paula e Lúcia".
    Gostei muito de sua opinião sobre a história das meninas...

    Agradeço por compartilhar.

    Um forte abraço!
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, que não acredito! Tânia Gonzales comentando no meu blog! Eu tô emocionada aqui! Que isso amada imagina! Eu amei o seu livro! É maravilhoso e nos faz refletir demais sobre a vida! Fiquei honrada com a sua visita. Muito obrigada! Que Deus te abençoe! ^^

      Excluir
    2. Oi, Sandreanny, eu é que fiquei emocionada com a sua resenha.
      Agradeço muito!

      Excluir
    3. Obrigada amada ♥ também fiquei emocionada com seu comentário

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião