Pular para o conteúdo principal

Sonic 3 é puro cinema


Nome original: Sonic The Hedgehog 3
Ano: 2024
Duração: 1h 53m
Direção: Jeff Fowler.
Sinopse: Sonic, Knuckles e Tails se juntam para enfrentar Shadow, um novo e misterioso inimigo com poderes diferentes de tudo que já enfrentaram antes. As habilidades do trio são superadas em todos os aspectos e eles precisam buscar uma improvável aliança.

🦔🩵🖤


Prometi para o meu filho que iriamos ao cinema assim que ele passasse de ano. Promessa cumprida. Sonic 3 é a melhor adaptação de videogame até agora.

Diferente do filme do Super Marios Bros, da qual eu já resenhei aqui no blog, onde me queixei que nos últimos dez minutos do filme, faltou luz no cinema por causa de um gerador decente, desta vez, pude desfrutar de uma verdadeira experiência no cinema. O cinema da minha cidade sofreu uma (bela) reforma, onde colocaram poltronas ajustáveis, bem afastadas uma da outra (ademais, adeus criança remelenta que chuta o assento alheio!), além da experiência que ficou uma delícia para a audição.

Nunca resenhei os outros filmes do Sonic aqui no blog, mas acredito que esse valha a pena. Já se tornou o meu filme favorito desse (final) ano



A franquia de filmes do Sonic teve um começo meio complicado com toda a controvérsia do "rosto realista do Sonic". O combustível de pesadelo foi carinhosamente apelidado pelos fãs como "Sonic Feio". Em uma ocorrência muito rara, os produtores e o diretor realmente ouviram os fãs, consertaram aquela desgraceira que estava e agora estamos aqui com Sonic 3!

Sonic 3 é a terceira entrada na franquia de filmes Sonic que, contra todas as probabilidades definidas por adaptações anteriores de videogame e o infame design "Sonic Feio", conseguiu superar as expectativas de todos com uma primeira entrada bastante decente que levou a uma sequência que foi construída com sucesso sobre tudo o que funcionou. Sonic 3 vê a série compensar a construção do personagem favorito dos fãs, Shadow, que, além de Sonic, é o personagem mais popular da franquia. Com a quantidade de hype que existe no terceiro filme de uma franquia, sempre há alguma preocupação de um tropeço (como foi o caso de X-Men 3, Homem de Ferro 3, ou Homem-Aranha 3), mas no caso de Sonic 3, ele consegue pegar todas as peças, antigas e novas, e criar uma experiência satisfatória.

Como esperado, o elenco principal de James Marsden, Tika Sumpter, Ben Schwartz (voz original do Sonic), Colleen O'Shaughnessey (voz original do Tails) e Idris Elba (voz original do Knuckles) continua tão bom quanto era nas parcelas anteriores. Em um pouco de abordagem de algumas críticas do último filme, onde parecia que certos elementos estavam sendo forçados na trama para ficar mais alongada (como a polêmica excursão do casamento havaiano da cunhada insuportável do Tom), há uma quantidade maior de coesão desta vez e temos mais oportunidades de ver o elenco principal junto e trabalhar uns com os outros, particularmente no segundo ato. Em suma, os humanos que não são relevante para a trama foram cortados, e isso é uma coisa que só acontecerá com mais frequência, conforme aparecerem mais personagens da franquia de jogos do Sonic. O que para mim é uma vitória.



Há uma grande dinâmica familiar nos personagens e, como todos eles têm personalidades tão energizadas e grandes, é muito divertido passar um tempo com eles. Se eu tivesse que criticar um aspecto, diria que Tails parece que ainda está competindo por atenção contra os outros personagens principais e realmente não teve a oportunidade de brilhar no nível que Sonic e Knuckles têm e eu gostaria de ver algo para abordar isso no futuro.

 Jim Carrey retorna mais uma vez como Dr. Robotnik (após alguma incerteza devido às declarações de Carrey sobre talvez ou não se aposentar) e sem revelar nada (como o trailer faz) podemos ver Carrey seguir em frente com um personagem antigo enquanto simultaneamente interpreta um novo. Carrey tem sido um trunfo para esta franquia, pois ele é tão divertido como um vilão literal de bigode e ele anda naquela linha entre ser uma ameaça legítima, ao mesmo tempo em que interpreta apenas o suficiente bobo e exagerado sem entrar em paródia completa.

Por último, mas certamente não menos importante, está a interpretação de Keanu Reeves como Shadow, que certamente não decepciona depois de toda a construção. Shadow é definitivamente um personagem desafiador para abordar em uma série como esta porque em um mundo de ouriços superpoderosos e cientistas loucos vestidos como mestres de cerimônias de circo, Shadow é retratado com pathos genuíno sem uma pitada de ironia. 

Algo assim poderia facilmente dar errado, mas graças à equipe de roteiristas e uma forte performance de voz de Keanu Reeves, o filme cria um antagonista simpático e envolvente. O filme apresenta alguns flashbacks importantes explorando o relacionamento de Shadow com uma jovem garota chamada Maria, interpretada por Alyla Browne, uma personagem simpática e carismática que tem grande influência sobre o Shadow, criando uma bonita relação de irmã/irmão.



Como esperado, a ação foi aumentada consideravelmente, mas de uma forma que parece orgânica com a trajetória que esta franquia viu. Cada entrada nesta série fez um bom trabalho de aumentar a aposta do anterior com o primeiro filme sendo muito mais um filme de estrada de amigos com alguns elementos de ação leves e o segundo sendo uma caça ao tesouro ao estilo Indiana Jones. No caso de Sonic 3, ele pega os elementos de suspense de conspiração de Sonic Adventure 2 e Shadow the Hedgehog e faz sua própria mistura de Missão: Impossível, Dragon Ball Z e sequências de ação são simplesmente perfeitas, incluindo um clímax que compensa tanto no espetáculo quanto na emoção.

Sonic 3 oferece quase tudo que um fã obstinado de Sonic poderia querer com personagens agradáveis, bom humor, sequências de ação criativas e espetáculo que parece muito épico e grandioso. No momento em que este artigo foi escrito, uma quarta entrada foi anunciada e tudo o que posso dizer é que se eles esperam igualar esse nível, eles têm muito trabalho pela frente.


Enfim, é isso. Esse ano foi um ano bem arrastado para o blog, com postagens uma aqui e outra ali, e no próximo ano não será diferente. Sinto-me cansada em escrever postagens que não alcançam tantas pessoas. É frustrante dedicar-se sem receber nada. 2024 foi um ano beeeeemmm decepcionante no meio cinematográfico, com filmes meia bomba por toda a parte, mas assistir Sonic 3 foi um respiro. Foi refrescante ver um filme de fato legal, só para relaxar, enquanto esqueço a situação catastrófica que estamos vivendo atualmente.

Vejo vocês por aí, deixo aqui a Dança dos Robotniks, porque quando eu vi isso pela primeira vez, ri igual criança. Teve gente que torceu o nariz, eu no entanto, amei! Cinema!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...