Pular para o conteúdo principal

Livro: Suzana, Letícia, Paula e Lúcia - uma história de dor, amor e perdão



Título: Suzana, Letícia, Paula e Lúcia
Subtítulo: Uma história de dor, amor e perdão
Autora:  Tânia Gonzales
Páginas: 477 páginas
Ano:  2009
Sinopse: O que elas têm em comum além da idade? Expectativas com relação ao futuro, sonhos, desejam ser felizes... e o que mais? Leonardo.
Suzana era uma menina feliz até que aconteceu algo que a traumatizou, agora convive com um passado triste que dificulta o seu relacionamento com qualquer rapaz que tenta se aproximar.
Letícia é uma garota feliz que encontrará obstáculos ao se apaixonar por Daniel. Terá que enfrentar o preconceito da mãe.
Paula é uma linda garota que sonha em ser modelo profissional. Passará por sérios problemas pois sempre que olha para o espelho vê uma imagem distorcida de si mesma.
E Lúcia?
Descubra nessa história envolvente e emocionante.

💔


Olá, leitores do blog, tudo bem? A resenha de hoje é sobre um e-book muito legal que achei na internet. Ficou curioso? Acompanhe o post.



Minha opinião:

O E-book é fantástico. Acompanhamos a história de quatro meninas de dezenove anos. Cada uma com seus medos, desejos e sonhos.

No primeiro capítulo, somos levados ao aniversário de Paula. Uma garota linda, descolada e jovem, mas, que acha que tem algo de errado no seu corpo. Ela não come nada, deixando sua mãe e seu pai preocupados, e digamos que o casamento deles também não anda muito bem. Até que ela recebe um diagnóstico de que está com anorexia.

Letícia é uma menina super meiga e amiga, apaixonada por Daniel, amor este, mais do que impossível, pois sua mãe Sandra, não quer que ela namore com ele, por ele ser negro. Ela deseja de todo coração, que sua filha, namore Leonardo, o amigo da família. Fiquei bem chateada com o preconceito da mãe da Letícia, julgando as pessoas pela cor de sua pele.

E por falar em Leonardo... Ele é um dos protagonistas. Metade da história dos personagens estão entrelaçadas nesse personagem. Ele se apaixona perdidamente, pela tímida e introvertida Suzana, que não quer o ver nem pitado de ouro. Ela o despreza, e o trata mal.

Você deve estar pensando que Suzana faz isso por não ir com a cara dele, mas, não! Ela gosta dele, porém, ela se sente indigna de que, alguém como ela seja amada. Algo terrível aconteceu no passado dela, e por causa desse acontecimento, deixou marcas profundas em sua vida, ela sofre com pesadelos, medo de contato físico e até medo de amar e ser amada. Mas, aos poucos, Leonardo se aproxima, mesmo levando coice todo instante, ele não desiste dela. Ele conquista a família de Suzana, até a vovó Vivi gosta muito dele e deseja que a neta um dia possa esquecer o passado e finalmente ser feliz! No entanto, não será fácil! Suzana terá que provar da dor, desfrutar o amor e abrir o seu coração para perdoar "aquele" que um dia destruir sua vida...

Enquanto a Lúcia, bom não posso revelar nada, pois a história dela é o desfecho final da história de Suzana. Elas são interligadas, então se eu falar, vou estar dando spoiler. Só posso dizer uma coisa: Sim, Leo e Suzana viram namorados. 

☕💕

Quotes:

"Nem pensar, eu não vou me afastar de você e adorei ouvir o meu nome na sua boca, foi a primeira vez e eu..." (Leo).

"Vamos deixar as coisas bem claras. Eu não quero conversar com você, não estou interessada em conhecê-lo." (Suzana)

"Ah, minha princesa. Você é a namorada mais linda e..." (Leo)

"E a mais complicada, com toda a certeza." (Suzana)


☕💕

O E-book é excelente. Tenho que dar parabéns à autora, sou até meio suspeita em falar isso, pois estou amando ler as obras da Tânia. 

Só queria chamar a atenção por haver muitos diálogos e pouca descrição de detalhes. Os personagens estão sempre falando e isso é um pouco desgastante. Ademais, o livro quase não contém esboços de paisagens, caracterização de personagens, ou o narrador-observador assumindo o papel algumas vezes a dar folga para a tagarelice dos personagens. 477 páginas são demasiadas páginas para um projeto solo, e muitas editoras tendem a cortar algumas coisas para caber no orçamento. Além disso, até mesmo para vender o livro de forma independente, 477 páginas ainda é um número exacerbado, pois há muitos eventos no livro que se repetem a exaustão (cultos, passeios em shopping e aniversários), o que pode cansar um leitor.

A única coisa chata mesmo, é não ter um segundo livro. Ficou curioso pelo livro? Clique AQUI para ler

E você, o que achou? Pretende ler? Se leu, o que achou? Comentem.



Comentários

  1. San que resenha linda amiga. Como sempre com ótimas dicas! Sentir saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por gostar. Prometo que não vou ser tão ausente. ^^

      Excluir
  2. Estou indo agora ler esse e-book. Dá pra ler pelo celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim amiga. Inclusive, li esse e-book todinho na minha Tablet.

      Excluir
  3. Muito legal San!!! Fiquei curiosa!! Irei ler! Bjs... Saudades de vc! <3

    http://kellyluque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh amiga. Vc por aqui me deixa tão feliz! Ler sim. Garanto que vc vai gostar muito!♥
      Beijokas

      Excluir
  4. Anônimo11:02

    A história deve ser linda. A gente fica aflita. O que aconteceu com a Suzana deve ter sido algo muito grave. Vou correndo ler... Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sandreanny!
    Descobri o seu blog através de uma pesquisa no Google e você não imagina como fiquei feliz ao ler a resenha do meu livro "Suzana, Letícia, Paula e Lúcia".
    Gostei muito de sua opinião sobre a história das meninas...

    Agradeço por compartilhar.

    Um forte abraço!
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, que não acredito! Tânia Gonzales comentando no meu blog! Eu tô emocionada aqui! Que isso amada imagina! Eu amei o seu livro! É maravilhoso e nos faz refletir demais sobre a vida! Fiquei honrada com a sua visita. Muito obrigada! Que Deus te abençoe! ^^

      Excluir
    2. Oi, Sandreanny, eu é que fiquei emocionada com a sua resenha.
      Agradeço muito!

      Excluir
    3. Obrigada amada ♥ também fiquei emocionada com seu comentário

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...