Pular para o conteúdo principal

O dia em que Stephenie Meyer criou uma fanfic de Crepúsculo



👦🏻🍏🧛🏻‍♀️


Não, você não leu o titulo errado. Hoje falarei de "Vida e Morte", uma reimaginação do livro "Crepúsculo" com alguns personagens com os gêneros trocados. Em outras palavras, a autora original da saga vampiresca amada e odiada escreveu uma fanfic oficial para comemorar o aniversário de dez anos da franquia, isso em 2015.

Todos os livros da Saga Crepúsculo valem três estrelas cada. Embora eu não os ame, passei a respeitar e apoiar mais seu autor ao longo dos anos, como eu mesma já havia dito aqui no blog. Clique aqui para saber mais do que eu estou falando

Não há problema em escrever fanfics e compartilhá-las com a comunidade. Não há problema em publicá-lo e ser pago por ele se for oficialmente licenciado (como por exemplo os muitos romances de Star Trek, etc.).

 Mas se não for oficial e monetizado, então teremos rixas. Isso trai a comunidade de fãs e é um tratamento realmente de má qualidade para o autor cujo trabalho inspirou você a escrever fanfics baseadas em seus personagens e seus mundos. E mesmo aqueles escritores de fanfics “pull-to-publish” sabem que estão errados, caso contrário nunca saberíamos os nomes dos personagens de Ana Steele e Christian Grey porque eles ainda seriam Bella Swan e Edward Cullen.

Agora, do que se trata especificamente "Vida e Morte"?

Somos apresentados a Beaufort Swan, ou só Beau para os mais íntimos. O nosso "belo" (até porque Beau significa belo em francês) se muda para a sombria cidade de Forks e conhece a misteriosa e sedutora Edythe Cullen, sua vida toma um rumo emocionante e aterrorizante. Com sua pele de porcelana, olhos dourados, voz hipnotizante e dons sobrenaturais, Edythe é irresistível e enigmática.
O que Beau não percebe é que quanto mais perto ele fica dela, mais ele coloca a si mesmo e as pessoas ao seu redor em risco. E pode ser tarde demais para voltar atrás…

Enfim, é Crepúsculo, porém é gender-bender. 


“Eu não me sentia louco, mas talvez os loucos sempre se sentissem sãos.”



Muitos revisores de livros foram acusados ​​de não entenderem ou não levarem em conta as intenções dos autores, mas em Vida e Morte elas são explicadas no prefácio e no posfácio. Respondendo às críticas de Bella por ser uma “donzela em perigo”, a Sra. Meyer queria provar que Crepúsculo é apenas uma história de “humano em perigo”, sem gênero. E assim Beau Swan e Edythe Cullen foram criados, embora eu ache que isso não acrescente em nada, pois Beau nunca é visto como um humano frágil que é posto em situações perigosas das quais não conseguirá se safar. Edythe não parece tão perigosa, fazendo com que perca muita da tensão pela qual Crepúsculo é conhecido

Se os nomes e os pronomes tivessem sido as únicas coisas alteradas na reimaginação, o ponto de vista do autor poderia ter ficado mais claro no texto. Mas ela também fez outras mudanças, como palavras ou eventos específicos. Embora sejam menores no início, todo o final é diferente – conforme explicado no posfácio para tentar um cenário “e se”, que ela afirma não ter nada a ver com o gênero de Beau. É difícil dizer quais mudanças foram feitas por causa da mudança de gênero e quais porque a autora não gostou da forma como as escreveu originalmente.

Aqui alguns exemplos:

Crepúsculo 
A ruiva olhou para mim.
— Posso ajudá-la?
— Meu nome é Isabella Swan — informei-lhe, e logo vi a atenção iluminar seus olhos. Eu era esperada, um assunto de fofoca, sem dúvida. A filha da ex-mulher leviana do chefe de polícia finalmente voltara para casa.


Vida e Morte
O homem careca olhou para mim:
— Posso ajudá-lo?
— Sou Beau Swan — informei-lhe, e vi o reconhecimento imediato nos olhos dele. Eu era esperado, já assunto de fofoca. O filho do chefe de polícia, que tinha uma mãe desequilibrada, finalmente voltava para casa.



Crepúsculo
Eu estremeci.
— Não é agradável, você vê.
— Edward disse que era muito difícil de fazer... eu não entendo muito bem — eu disse.
— De certa forma, também somos como tubarões. Uma vez que sentimos o gosto do sangue, ou mesmo o cheiramos, fica muito difícil evitar a alimentação. Às vezes impossível. Então veja, morder alguém de verdade, sentir o gosto do sangue, isso daria início ao frenesi. É difícil para ambos os lados: a sede de sangue de um lado, a dor terrível do outro.


Vida e Morte
Estremeci.
— Não é agradável, não.
— Edythe disse que era muito difícil de fazer... mas parece bastante simples.
— De certa forma, também somos como tubarões. Uma vez que sentimos o gosto de sangue, ou mesmo o cheiro, fica muito difícil evitar a alimentação. Impossível, até. Então veja, morder alguém de verdade, sentir o gosto do sangue, isso daria início ao frenesi. É difícil para ambos os lados: a sede de sangue, por um lado, e a dor terrível, por outro.



Existem poucas mudanças ao longo da história. Por exemplo, a cena em que Bella é perseguida por uma gangue que a cerca para estuprá-la em um beco e Edward a salva. Essa cena, em Vida e Morte, é trocada por Beau sendo cercado por ladrões comandados por uma mulher, que além de querer assaltá-lo, querem espancá-lo porque o confundem com um policial (❓❓), e dramaticamente é salvo por Edythe, apesar de eu achar que ele daria conta de dar uma surra em cada um deles.

Não há muito espaço para que haja uma criação relevante de personalidades para cada personagem. Beau é Bella, e Edythe é Edward, exceto que ambos são do gênero trocado. Beau não mudou muito em relação a Bella. Ele desmaia quando vê sangue, mas justifica isso clinicamente para reduzir seu constrangimento, e ainda é péssimo em esportes. 

Acima, criado através da magia da IA, a representação do Beau e da Edythe. O belo e a fera.


Beau é mais físico do que Bella, se é que você me entende. 🌚 
Ele pergunta abertamente sobre sexo, em vez de contorná-lo ou ficar constrangido com o rosto corado. Ele tenta beijar Edythe algumas vezes e ela se encolhe e levanta a mão. Eu sei que ela estava reagindo ao tentar não mordê-lo, mas parecia que ele estava com um mau hálito mortal ou algo assim. Isso me fez rir um pouco. Beau também cozinha e isso é meio cativante. Beau também limpa muito, e ele também tem TOC e faz questão de colocar todos os materiais de limpeza em ordem alfabética. 

Edythe não possui a mesma urgência de Edward em provar o sangue do amor de sua vida, e não conseguir controlar seus instintos. Não a achei impulsiva, e nem mesmo, uma predadora como sua contraparte. Ela era um tanto passiva, e quase monótona. Tipo, ela é uma vampira. Ela poderia ser sexy e fatal, no entanto só achei ela fofa.

E como ficou todo mundo no fim do dia?

Alice – Archie
Jasper – Jessamine
Rosalie – Royal
Carlisle – Carine
Esme – Earnest
Emmett – Eleanor
Edward – Edythe
Bella – Beaufort


E é apenas isso. Se você comentar com alguém, você só conseguirá dizer "é Crepúsculo mas todos estão os gêneros trocado, exceto Renée e Charlie".

E por falar em Renée e Charlie...

Há a questão da curva seletiva de gênero. Renée e Charlie permanecem como Renée e Charlie, pois a desculpa de que não seria “historicamente correto” um menino crescer com seu pai em vez de sua mãe. Uh, os vampiros são historicamente precisos? Não concordo com a exceção aqui, mas isso realmente não afeta a história. Se bem que a mãe de Beau poderia ser a policial da vez, que permite o filho passar o tempo com seu pai desempregado. Mas isso seria ousado demais, e não queremos ousadia aqui.

Assim como Bella e Edward em Crepúsculo, Beau e Edythe se apaixonam quase instantaneamente e sem saber muito um do outro. A partir daí, eles não suportam ficar separados por mais do que algumas horas e nunca se perdem de vista. 

Já se passaram anos desde que li Crepúsculo, então as memórias desapareceram. Eu li Vida e Morte por si só e aqui estão minhas conclusões:

🍏 Eu gostei mais de Beau do que da Bella.
🍏 Eu gosto tanto de Edythe quanto de Edward.
🍏 No mundo da Vida e Morte, Renesmee não existirá porque Beau não é uma mulher humana e vampiras como a Edythe não podem dar a luz, e eu achei isso muito bom, pois não teremos aquela bizarrice de imprinting em um bebê.

Talvez porque eu tenha lido todos os spoilers e relatórios de comparação e contraste antes de ler, mas Vida e Morte é simplesmente... chato. Não é ótimo, mas também não é particularmente ruim (ou seja, não me irritou). Não há nada de novo sob o sol. É essencialmente inútil, embora faça você se perguntar como seria se Bella e Edward se encontrassem com Edythe e Beau (não, multiverso de Crepúsculo, não!)

Havia aqui uma chance de que este livro mudasse, evoluísse, se tornasse melhor e mais moderno. Mais divertido. Na verdade, fazendo um esforço para se desafiar e criar algo diferente. Mas a melhor palavra que posso encontrar para descrever este livro é preguiça.

Eu apoio totalmente o direito de Stephenie Meyer de publicar o que ela quiser, embora eu adoraria ler algumas histórias dela que não sejam de Crepúsculo. Ela provou que não é um pônei de um truque só, então ela certamente terá outras histórias para contar.

Fiquei em um estado de amor e ódio para com este livro, e tudo que eu posso dizer é, vale a pena dar uma olhadinha. Não é a melhor coisa do mundo, mas também não é a pior, obviamente. Tem lá o seu charme, principalmente o final que eu considero sendo melhor que o da saga original.

Para continuar o meme: Vida e Morte é uma história de amor melhor que Crepúsculo. 🤭


No próximo ano, Crepúsculo comemora 20 vinte anos de existência. Vamos esperar que outras surpresas Stephenie Meyer trará. Quem sabe, uma fanfic sobre uma Renesmee... Pensando bem, melhor não.



Comentários

  1. Kkkkk adorei. Pior que eu achei o Beau mais interessante que a Bella.

    ResponderExcluir
  2. Ela foi esperta. Fez antes que outros pudessem lucrar com isso **cof, cof 50 Tons... cof, cof**
    Mas tirando a troca de gênero o livro não tem muito o que oferecer.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia da existência mas parece bem ruinzinho.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post. Saudades suas.

    ResponderExcluir
  5. Em 2025 ela lança uma fanfic sobre a filha da Bella. Deus nos livre disso!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois