Pular para o conteúdo principal

Detesto triângulos amorosos



É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso!

Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga!

Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso. 

Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso.

Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso.

Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty. E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garota admirada por seus colegas de classe e consegue até mesmo elevar a autoestima. Quando ela tira a maquiagem, ela volta a ser ela mesma, e passa a agir de forma leve e desleixada, coisa que ela não tem o luxo de fazer quando está maquiada.

 Porém, seu doce segredo corre risco de ser descoberto, quando o garoto mais bonito da escola começa a desconfiar da vida dupla dela. Eles se tratam como cão e gato, mas ao decorrer da história, nasce alguma coisa neles. É uma dinâmica até que bonitinha. Seria tudo lindo, se o mawha se focasse apenas neles dois, na construção da relação deles, na protagonista aprendendo a se aceitar sem maquiagem... 



Isso se a autora, do absoluto nada, não tivesse colocado mais um cara na história, fazendo a protagonista ficar indecisa. 🤦🏻‍♀️ E conforme eu ia lendo, fui percebendo que o triângulo amoroso em True Beauty foi completamente forçado. E isso porque eu nem falei da versão que virou dorama. O segundo carinha só foi colocado na história para que adolescentes suspirassem e dessem gritinhos na frente da TV. Quanto a mim, eu odiei! Não havia nenhuma recompensa para aquilo existir. Senti-me completamente enganada e por muito tempo desprezei esse mawha. Desprezei tanto que nem o anime eu atrevi-me a assistir.

Fim do meu desabafo sobre True Beauty!

Eu odeio triângulos amorosos em programas de televisão. Odeio triângulos amorosos em filmes ainda mais. Os de filmes são enormes decepções. Geralmente terminam com um dos lados do triângulo se revelando uma pessoa horrível. Portanto, desperdiçam o tempo dos espectadores, porque eles escolhem a rota de fuga mais fácil no final. Os de séries só causam drama desnecessário. 


Mas a principal razão pela qual odeio triângulos amorosos, acima de tudo, é que eles são tão irreais. Irreais o bastante para irritarem e encherem o saco. 😵‍💫

Doramas, principalmente, sofrem desse mal terrível. Quanto aos livros, eles precisam seguir a cartilha à risca de:

🥱 Protagonista sonsa - ela não tem nenhuma habilidade, é desastrada, tem uma personalidade horrível, mas os dois caras mais gostosos da trama querem ela para si, porque ela tem a pepeca de mel.
😒Primeiro interesse amoroso - geralmente um cara tóxico, impulsivo, briguento, metido a bad boy, trata a protagonista sonsa como lixo em grande parte da obra, mas do absoluto nada, jura protegê-la e amá-la.
🙄Segundo interesse amoroso - ocasionalmente é um cara gentil, sempre está do lado da protagonista sonsa, mas que não tem seu devido valor, só servindo como muleta emocional.




Isso parece algo real para você? E, às vezes, aparece até mesmo um terceiro interesse amoroso, isso quando a autora não se insere na própria história, o tal de self-insert, se tornando o objeto de desejo de caras saradões com a personalidade de um saco de cimento.

Quantas pessoas você realmente conhece em um triângulo amoroso? E se essa pessoa está em um triângulo amoroso, o quanto isso faz você não gostar dela? Isso a faz parecer realmente viscosa, porque que tipo de pessoa mantém as pessoas enroladas enquanto elas descobrem as coisas? É o sinal definitivo de uma pessoa egoísta.

Então, como podemos gostar de personagens tão inconstantes que não conseguem decidir com quem querem ficar? Acho que a maioria das pessoas não se divide entre duas pessoas. Seus problemas de relacionamento são mais internos. São inseguros consigo mesmos ou com o parceiro.

 Esses filhos da mãe estão acabando com o romance. Raramente um relacionamento termina porque alguém está em conflito sobre quem ama. Então, por que deveríamos aceitar isso em nossos programas de TV e filmes? Eu preferiria muito mais ver relacionamentos com conflitos, porque há tantas coisas internas prejudicando o romance. Tirem as outras pessoas da jogada. Eles só fazem as fãs discutirem sobre quem é mais atraente.

Se os roteiristas de programas de televisão e filmes realmente querem mostrar os problemas dos relacionamentos, especialmente aos mais jovens, concentrem-se no que acontece quando pessoas que não têm plena consciência de si mesmas começam a namorar. Mostrem pessoas que realmente se amam, mas que o passado as leva a fazer coisas prejudiciais ao romance. 

Que tal mostrar alguém sendo infiel, e então essa pessoa tentar reparar a dor disso?

Nunca assisti a uma série e disse para mim mesma: "Ainda bem que existe um triângulo amoroso. Eu amo triângulos amorosos!" Não, eu odeio! Já assisti a um filme sobre um relacionamento complicado e admirei a representação de todo o estresse e dor que acompanham o amor. 

Então, querida cultura pop, por favor, parem com os triângulos amorosos. 

Isso me faz recordar das patacoadas onde fãs vestiam camisetas de "time Edward" ou "time Jacob". Alguém lembra dessa vergonha alheia? Um produto de seu tempo que uma pessoa dos dias de hoje sequer dar a mínima, e se alguém viveu isso, deve sentir um pouco de constrangimento. 

Prefiro ver histórias complexas sobre amor que não envolvam outra pessoa na história. Histórias de amor são mais interessantes quando são realistas. Triângulos amorosos não são realistas.

E, por favor, alguém enterre esse maldito clichê de uma vez por todas! Que seja enterrado e jamais encontrado! 🪦🌷




Comentários

  1. tbm odeio,no passado até que era suportável, hj não!

    ResponderExcluir
  2. Aeeee! Ela voltou! Amei o post cheio de humor ácido. 🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷

    ResponderExcluir
  3. SIMM!!! KKKKK a protagonista tem a personalidade de um ferro de passar roupa, mas todos os homens querem a pexereca de mel dela kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🤣🤣 Muito verdade. Essa praga se alastrou pela literatura.

      Excluir
  4. Triângulo amoroso é o meu ovo 🥚!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...