Pular para o conteúdo principal

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.






Títulos alternativos: A Silent Voice; The Shape of Voice.
Ano: 2016
Duração: 2 horas e 9 minutos.
Direção: Naoko Yamada.
Sinopse: A história gira em torno de Shoya Ishida, um adolescente que, no passado, praticou bullying contra uma colega de classe surda chamada Shouko Nishimiya. As ações de Shoya resultam na transferência de Shouko para outra escola. Consequentemente, Shoya se torna um pária social e enfrenta o isolamento e o arrependimento. Anos depois, em busca de redenção, Shoya tenta reencontrar Shouko para pedir desculpas. No entanto, as feridas do passado são profundas, e a narrativa explora temas de arrependimento, perdão, amizade e a jornada para superar as adversidades.

🌸🌸


Estava bem desanimada em retornar ao blog, mas esses dias recebi algumas mensagens acolhedoras então resolvi voltar. Natal está chegando e quero presenteá-los com esta postagem. Obrigada por não desistirem de mim.

Essa postagem será bem resumida sobre o filme, e por haver alguns spoilers aqui e ali, por isso recomendo ler o mangá ou assistir o filme antes, mas se você já fez ambas as coisas, siga-me!

Koe no Katachi é baseado na série de mangá de mesmo nome, escrita e ilustrada por Yoshitoki Oima.

Esta história é centrada no estudante Shoya Ishida – um aluno do ensino fundamental que trata seu tédio na vida da pior maneira possível (no mangá isso é muito mais explicado, pois no anime quase não há citação sobre isso), então está sendo arrumando confusão, pulando no rio, e agindo de forma procrastinadora.


Um novo aluno é apresentado à sua turma – Shouko Nishimiya, que é uma garota surda e só consegue se comunicar por meio de um caderno. Incapaz de entender Shouko, Shoya a assedia, zomba de sua deficiência e até tira seus aparelhos auditivos dela e os joga pela janela (em uma das vezes, ele realmente faz os ouvidos de Shouko sangrarem com tal ato grosseiro). 

Diferente do anime, onde só Shoya intimidava Shouko, praticamente metade da sala de aula fazia o mesmo, e o professor era negligente quanto a tudo o que ocorria na classe.

Apesar de suas ações para com ela, Shouko sempre o trata bem e nunca fica brava com ele, desejando profundamente ser amiga dele, ato que ela expressa falando da forma como pode, e recebendo um punhado de areia na cara jogado por Shoya.

Mas logo os dias de diversão de Shoya em cima do sofrimento de Shouko terminam.



Eventualmente, a mãe de Shouko percebe o tratamento de sua filha durante o horário escolar e intervém – pedindo ao diretor da escola que puna aqueles que a intimidam. Shoya, após ser coagido por seu professor de sala de aula, recebe toda a culpa do bullying, enquanto seus amigos Ueno, Kawai e Shimada escapam das represálias, apesar deles também terem participação na coisa toda.

 A mãe de Shoya, Miyako, o leva para pedir desculpas à família, cobrindo os custos dos aparelhos auditivos cerca de 1.7 milhão de ienes (aproximadamente 68 mil reais), apenas para ter um de seus brincos arrancado das orelhas, em uma cena que ficou em aberto, mas dá para notar que foi a Sra. Nishimiya quem a agrediu. Shouko é transferida para outra escola, mas todos os amigos de Shoya se voltam contra ele, tornando-o um pária e alvo de bullying.

Avançando para Shoya agora no ensino médio – ele ainda é um solitário, mas aceita isso devido ao seu passado, pois se acha indigno de viver. Shoya se tornou antissocial, ansioso, de pouca comunicação, com nenhum amigo, e com um grande problema em não conseguir olhar no rosto dos outros, colocando sempre um X na face das pessoas. Ele economizou dinheiro suficiente para pagar à mãe pelos aparelhos auditivos (apenas para que ele pegasse fogo depois que Miyako descobriu que seu filho queria cometer suicídio) e também aprendeu a linguagem de sinais.


Com o caderno da sexta série de Shouko, ele espera voltar para ela e fazer as pazes. Porém, quando o faz, cai no rio. Shouko segue, assim como Shoya. Depois que uma foto dele pulando no rio (foto tirada por Yuzuru) é postada online, ele é suspenso. Durante sua suspensão, Shoya leva sua sobrinha Maria a um parque, apenas para encontrar Yuzuru, que fugiu depois que Shouko ficou muito brava, porque ela descobriu quem postou a foto na Internet. Apesar dos ressentimentos, Shoya leva Yuzuru de volta para sua casa, dá-lhe comida, um lugar para dormir e sapatos novos. Quando Shoya leva Yuzuru de volta para casa, Yuzuru revela que é na verdade a irmã mais nova, e muito protetora, de Shouko. Minha segunda personagem favorita do filme inteiro, e talvez, de todo o univerno anime. Depois de tudo que Shouko passou na escola na mão de um valentão sem noção, eu também não cairia fácil no papinho de redenção (rimei sem intenção).



Shoya e Shouko passam mais tempo juntos e a ajudam a se reconectar com Miyoko Sahara – uma garota da escola primária que fez amizade com Shouko. Durante esse tempo, Shoya faz amizade com Tomohiro Nagatsuka e Satoshi Mashiba e corre para Ueno mais uma vez – o grupo um dia vai ao parque de diversões juntos, apenas para Ueno desabafar para Shouko o quanto a odeia, e o quanto Shouko "destruiu" seu mundinho. Durante um de seus encontros regulares para alimentar peixes debaixo de uma ponte (a mesma em que ambos caíram), Shouko confessa seus sentimentos a Shoya, mas ele não a compreende muito bem e pensa que ela está falando sobre a lua, para grande frustração de Shouko.


Na escola, Kawai (mds, como eu odeio essa personagem!) revela o verdadeiro passado de Shoya para Nagatsuka e Mashiba (que não tinham ideia), o que leva a um confronto e Shoya chamando todos por quem eles realmente são, um bando de julgadores, falsos, egoístas, hipócritas, covardes e narcisistas, não nessas palavras, mas você entendeu. O grupo se separa, mas Shoya, Yuzuru e Shouko ainda andam juntos. Nesse meio tempo, a avó de Yuzuru e Shouko falece. 


Yuzuru e Shouko convidam Shoya para a queima de fogos local, mas Shouko vai para casa mais cedo para estudar. Yuzuru – esquecendo sua câmera – pede a Shoya para ir buscá-la para ela, apenas para descobrir que Shouko está tentando suicídio pulando de uma varanda, e, apesar de ser uma cena carregada de tensão, é uma das mais lindas do anime inteiro, e Shoya grita seu nome pela primeira vez, pois durante todo filme ele usou pronomes de tratamento, mostrando o quão distante estava dela.


Ele a salva enquanto ela pula, mas acaba caindo e acabando em coma no hospital. Apesar do passado de Shoya, a culpa toma conta de todos – especialmente de Shouko e de sua mãe, que ficam aos pés de Miyako quando o visitam no hospital. Nisso, Ueno descarrega sua raiva em Shouko, que aceita toda a situação, e sua mãe intervém, dando vários sopapos em Ueno (valeu, dona mamãe!).

Uma noite, Shouko se vê em um sonho onde Shoya declara que está morrendo. Ela corre para a ponte – a ponte onde eles sempre se encontram – para encontrar Shoya lá, apesar dos ferimentos. Depois de confirmar que ele não é um fantasma, Shouko confessa que queria se matar porque pensava que era a culpada por Shoya se tornar uma pessoa solitária mais uma vez. Shoya, por sua vez, se culpa por tudo e pede desculpas por tudo, inclusive pela forma como a tratou no passado. Ele então pede a Shouko que o ajude a começar a viver novamente, e ela concorda em ajudá-lo. 



Shoya volta à escola no dia do festival, porém devido à ansiedade, sente que não consegue. Nagatsuka encontra Shoya no banheiro e garante que está tudo bem. O grupo se preocupa com seu bem-estar. Eles se reúnem mais uma vez para participar do festival, onde Shoya finalmente consegue olhar todos nos olhos e sente que finalmente se redimiu, e Shouko finalmente consegue sorrir com sinceridade e felicidade.


Que filme, meus amigos!

Como você pode julgar pelo enredo, esta história é longa e apenas algumas cenas pareciam curtas demais. Pelo que li sobre o mangá em si, faltam algumas cenas/enredos. No mangá, Mashiba realmente se junta ao grupo depois de descobrir que eles estão tentando fazer um filme, não porque Mashiba quisesse fazer amizade com Shoya por pura curiosidade como no filme. Eu li algumas resenhas no MyAnimeList de pessoas que leram o mangá do que o filme, e sempre citaram que o mangá explorou mais relações entre personagens e temas subjacentes. O filme também "terminou cedo demais" para a maioria das pessoas, pois há muito mais capítulos depois que Shoya se redimiu.

Os numerosos temas deste filme são bem explorados e relacionam-se com muitos espectadores. Eu o descreveria como uma história de amadurecimento relacionável que explora amizades, culpa, raiva, amor, perdão, redenção e compreensão. Foi emocionante. Me fez chorar em algumas parte do filme, e não apenas no final, como filmes semelhantes fizeram comigo.


Quando comecei a assistir ao filme, sabia que seria "diferente" – não sei como descrevê-lo, mas sabia que me daria a mesma sensação que Clannad: After Story me deu. Adorei a história porque adorei o filme. personagens, a comédia, o romance, tudo... mas quando chegou ao final, tive a sensação de que era algo que não esperaria. Isso é verdade… na maior parte. Eu sabia que Shoya voltaria com os amigos, mas suponho que não esperava a cena da discussão na ponte. Eu não esperava que Shoya quisesse que Shouko parasse de se odiar, nem esperava que ele quisesse que ela o ajudasse a começar a viver novamente. A cena na ponte, depois que Shoya foge do hospital, foi verdadeiramente única e me fez chorar como um bebê.

Embora este fosse um drama de romance, eu realmente não senti o romance disso, além da "confissão" mal compreendida de Shouko, e que o final pareceu o relacionamento de Shoya e Shouko um tanto ambíguo, pois nunca sugeriu que Shoya se sentisse da mesma maneira que Shouko. O final poderia tê-los deixado como melhores amigos ou com um vínculo romântico – acho que a diretora do filme deixou assim para fazer os espectadores pensarem e decidirem por si mesmos.




Nossa, esse filme é lindo! Eu adorei especialmente qualquer cena que envolvesse água corrente – especialmente na ponte onde você podia ver os peixes. Todas as cenas são desenhadas com grande detalhe e de uma forma tão fina – suponho que é isso que você pode esperar do estúdio Kyoto Animation. É uma animação de alta qualidade e todos os personagens parecem muito fiéis aos seus designs no mangá original.


Na verdade, ganhou 3 prêmios baseados em sua animação – o 40º Prêmio da Academia Japonesa de Excelente Animação do Ano; o 20º Japan Media Arts Festival for Animation Division – Excellence Award e o 26º Japan Movie Critics Awards de Melhor Animação do Ano.

Tenho uma relação muito complexa com Shoya. Durante a primeira parte do filme, eu o odiei muito. E à medida que o filme continuava, comecei a gostar de Shoya e até desejei que ele estivesse seguro depois de salvar Shouko. Ser capaz de odiar um personagem e depois passar a gostar dele e até mesmo desejar que ele não morra é uma prova de uma boa escrita de personagem. E acho que todo mundo que sofreu bullying e/ou sofre de ansiedade pode, sob o ponto de vista de Shoya durante o ensino médio, sentir orgulho dele quando ele finalmente se perdoar depois de tudo que passou.

Minha personagem favorita, depois da Yuzuru, tinha que ser a Shouko, óbvio. Ela é fofa e sempre dá o seu melhor, apesar de sua deficiência. Ela claramente se preocupa mais com os outros do que com ela mesma (evidente por sua tentativa de suicídio, onde ela carrega uma culpa que não é sua) e não pude deixar de sentir pena dela quando ela sofreu bullying. Ela era doce porque estava se esforçando tanto para ser amiga de Shoya – apesar das ações dele em relação a ela – e do fato de que ela o perdoou no final... ela não é real (infelizmente), e eu quero ser amiga dela.

Personagens de apoio são bons – suas características são compreensíveis, como Sahara sendo uma covarde por não intervir na intimidação de Shouko na época do fundamental, e Nagatsuka sendo excessivamente amigável depois de não ter amigos e fazer amizade com Shoya. Eu não acho que eles foram totalmente explorados, e nós nunca descobrimos a razão pela qual Ueno era uma valentona com Shouko. Os amigos da escola primária de Shoya – Kazuki Shimada e Keisuke Hirose – também desempenham um pequeno papel, apesar de terem sido eles que tiraram Shoya do rio depois que Shouko tentou cometer suicídio e ter papéis maiores no mangá.


Eu acredito que houve alguns personagens que mereciam mais destaques, com a Ito Nishimiya (avó de Shouko e Yuzuru) que tivera uma pequena cena com Yuzuru e depois morre. Ela não teve nenhum impacto sobre a trama (além de um pouco de tristeza por parte das irmãs Nishimiya) e apenas impactou realmente Yuzuru para que ela tivesse coragem de voltar à escola. O que é uma pena pois a morte da vovó é um evento muito importante no mangá, pois a própria avó tem uma enorme importância, sendo a voz da razão e o abrigo seguro das irmãs. Lá no mangá, quando a família do marido da Sra. Nishimiya descrimina Shouko por ser uma bebê surda, culpam a mãe por gerar uma "criança defeituosa" (sim, o Japão ainda tem esse tipo de preconceito estúpido) e o pai pede divórcio, cortando qualquer tipo de laço com a filha pequena. Nisso, a mãe de Shouko estava grávida novamente, e a vovó se ergue e diz que cuidará de suas netas com amor e carinho.  🥺🥺

Eu recomendo fortemente este filme para qualquer pessoa - independentemente de ser fã de anime ou não. É uma história relacionável – especialmente para aqueles que sofreram bullying – que na verdade transforma o negativo em positivo. Sinto que os agressores nem sempre são perdoados, nem tentam se redimir, o que torna esta história tão única. É uma linda história de amadurecimento que explora relacionamentos de uma forma tão irreplicável que não acho que alguém seja capaz de fazer isso de novo. E que Hollywood nem se atreva em pensar em fazer um "remake" norte-americano desse filme!

Com personagens muito bem escritos, belas animações e uma história emocionalmente devastadora do início ao fim, Koe no Katachi é uma experiência única que você não pode perder.


Obrigado pela leitura, espero que tenham gostado! Esse ano o blog teve postagens bem razoáveis, e creio que isso se perpetuará por um bom tempo. Porém, eu sempre estarei aqui.


Feliz véspera de Natal e até a próxima, se Deus quiser.


Comentários

  1. Ela voltooouuuu!!! ❤️❤️
    E Feliz véspera de Natal.

    ResponderExcluir
  2. Amo tanto esse filme. Adorei que vc pôs todos os momentos deles.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e feliz Natal 🎄🎅🤶🎁

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de post, dona Sammy. E Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  5. Só achei triste pq no mangá claramente eles ficam juntos e o anime não tem isso.

    ResponderExcluir
  6. Tava com saudade dos seus posts. Sempre leio os antigos, haha.

    ResponderExcluir
  7. Gratidão ❤️🙏

    ResponderExcluir
  8. Chorei. Esse foi um filme que me fez chorar do começo ao fim. Vc odeia o Ishida e no fim vc só quer abraçar ele.

    ResponderExcluir
  9. Vai rolar um especial de top 10 piores do ano??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu raramente faço algo assim, mas esse ano teve tanto filme bizarro de ruim que talvez eu faça.

      Excluir
  10. Esse filme é muito perfeito. Uma pena não ter levado o Oscar mas sim alguma merda genérica da Disney... é por falar em merda genérica viste o novo flop deles Wish, ou melhor, Vish.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wish é um lixo e mereceu todo o flop. Até pensei em falar sobre esse troço mas resolvi não perder tempo com porcaria.

      Excluir
  11. Salvei a imagem que abre o post❤️
    Vai ser meu protetor de tela do notebook.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois