Pular para o conteúdo principal

A Viagem de Chihiro – 20 anos depois



Nome original: Sen To Chihiro No Kamikakushi
Ano: 2003
Duração: 2 horas e 5 minutos.
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

👧🏻🐉


Dizer que algo é incrivelmente belo pode ser redundante, mas às vezes um adjetivo não é suficiente, às vezes dois adjetivos notavelmente positivos são necessários para transmitir a ideia. Quer estejamos falando de cada quadro de animação ou da criação de imagens que ocorre ao longo de A Viagem de Chihiro, dois adjetivos certamente são necessários para uma revisão adequada. Isso descreve a beleza das imagens e animações encontradas em A Viagem de Chihiro de uma maneira muito mais sucinta do que eu jamais poderia reunir em uma única sentença.


Em seguida, no redemoinho de pensamentos que rondam o meu cérebro, estão os pequenos detalhes que compõem A Viagem de Chihiro. A menor das ações recebe todo o peso em A Viagem de Chihiro, de Chihiro batendo o sapato no chão para garantir que ele tenha percorrido todo o caminho até o brilho da luz dos anéis de Yubaba ou Zeniba. Esses efeitos podem não parecer muito, podem soar um tanto triviais, mas é a atenção aos mínimos detalhes que sempre levaram Miyazaki a outro patamar entre os animadores e no caso de A Viagem de Chihiro eles completam o filme.


A piscina sendo um pouco drenada e subindo ao topo com águas turvas são os temas encontrados em A Viagem de Chihiro. Miyazaki toca em alguns de seus temas favoritos, modernização, meio ambiente e mudança dos tempos, mas o tema sobre o qual quero falar é o de uma jovem chegando à vida adulta e descobrindo suas dificuldades. Não há outro diretor na história do cinema que entenda as crianças, especificamente as meninas, tão bem quanto Miyazaki. 

A mudança de Chihiro não é apenas crível por meio de suas ações, mas crível visualmente e em nossos corações. 

Ela está aprendendo lições de vida a cada passo do caminho em A Viagem de Chihiro, mas Miyazaki sabe que um filme cheio de lições de vida pode ser enfadonho, então ele transforma o aprendizado dela em uma aventura. E que grande aventura é isso, é muito possível esquecer todos os temas que Miyazaki quer transmitir e simplesmente se perder nas aventuras de Chichiro neste mundo mágico.

Uma das poucas coisas que quase ninguém repara, é que Chihiro está pagando pelos erros de seus pais. Ela poderia fugir, e deixá-los permanentemente em seu estado de miséria, mas decide lutar, mesmo sendo frágil e sentindo medo do desconhecido.




Quer saber, sinto que ainda não falei o bastante sobre todas as razões técnicas pelas quais amo Miyazaki e acho que nem poderia, pois nada do que eu dissesse seria o suficiente para definir o quanto eu acho A Viagem de Chihiro ou Sen To Chihiro No Kamikakushi uma obra-prima. É hora de entrar no âmago da questão, a verdadeira razão pela qual este filme permaneceu comigo através de inúmeras visualizações ao longo dos anos, minha reação pessoal, ou talvez seja porque o filme me cobre de calor como um edredom favorito em uma noite fria de inverno. 

Desde o início, sou arrastada para o que está para acontecer e o meu coração continua a sentir aquele calor, a querer estar neste lugar, a perder-me na fantasia e a fazer esta viagem com Chichiro. É uma reação profundamente pessoal, que espero que você possa entender, mas são nossas reações pessoais que tornam o filme tão maravilhoso. 

E minha reação pessoal a esta bela animação é de amor, de receber algo maravilhoso, algo que enriquecerá minha vida e a vida daqueles ao meu redor. Toca-me da maneira que toda grande arte deveria, da maneira que poucas obras de arte conseguem.


Acho que é isso, e mesmo com tantas palavras digitadas, não acho que cheguei perto de descrever a majestade e a maravilha da A Viagem de Chihiro. Você só vai ter que ler o pouco que pude transmitir e mergulhar na terra da fantasia da película por si mesmo. Sen To Chihiro No Kamikakushi é a obra-prima de Miyazaki? Talvez sim, talvez não, mas é um filme fantástico de qualquer maneira e uma experiência única. Então, se você ainda não o viu, você precisa vê-lo de imediato, deixe o calor deste lindo filme nipônico atraí-lo.




Comentários

  1. Mulher, beleza criada por Deus. Lindo poema! ^^

    ResponderExcluir
  2. Srta Sammy, um dos melhores filmes que já pude assistir, e um dos melhores reviews que tive a honra de ler. Obrigado por isso. Trabalhos Ghibly são os que mais temo assistir, pois sei que atingirão fundo meu coração e consciência, você transcreveu essa sensação com precisão. Parabéns pelo ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença ❤️ Acho que deixei escapar uns errinhos pq escrevi de madrugada, rsrs. Fiquei um tempo sumida, mas de vez em quando eu volto. E mais uma vez, obrigada por passar aqui.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião