Pular para o conteúdo principal

Street Fighter X Tekken: uma falha épica

 

Como um jogo, que deveria ser lembrado por décadas como o "melhor crossover de todos os tempos", se tornou um dos jogos mais esquecíveis, e diga-se de passagem, o mais detestado?

Lembro que eu amava esse jogo, de todo o coração, eu era fissurada nesse game desperdiçando horas da minha vida jogando com cada dupla, e lembro de ter desbloqueado quase todas as conquistas no meu finado Xbox 360. Mas quando eu fui jogá-lo novamente na versão do PC, foi aí que as coisas começaram a feder, e passei a ver esse jogo com outros olhos. Péssimos olhos, na verdade.

Estamos falando de Tekken e Street Fighter, duas das maiores franquias de jogos de luta. Acreditem quando digo que muitos sequer conhecem este jogo ou sabem que existiu um crossover entre Street Fighter e Tekken. 

Direi que a maior culpada para o esquecimento deste jogo foi a Capcom, e suas estratégias de marketing ineficazes, fora os problemas que o próprio jogo trazia. 

Quando começou esta bagunça? Explicarei. Veremos o que deu errado dez anos depois.

Vamos logo começar pelo enredo que é uma das coisas mais porcas já inventadas. Um cubo de origem alienígena conhecido como Pandora cai na Antártida, e todos os lutadores do mundo estão ouriçados a fim de obtê-la para si. É essa trama. Podre.



Antes de citar todas as coisas que me desagradaram, porque obviamente são muitas, vou citar as coisas boas que este jogo trouxe. E nem são muitas.

Boas qualidades (ou mais ou menos) 👍

Alguns dos personagens ainda mantêm seus dubladores originais da série original, como Heihachi Mishima, Jin e Kazuya.

Ótima trilha sonora composta por Hideyuki Fukasawa, que compôs a trilha sonora de Street Fighter IV. Mas vou adiando que a pouca quantidade de músicas logo as torna insuportáveis de escutar, ainda mais por causa dos cenários limitados.

A ideia de personagens de Tekken lutando com personagens de Street Fighter é uma ótima ideia para um crossover. Pena que foi mal feito.

Existem novos movimentos para os personagens de Tekken e também para os personagens de Street Fighter.

A atualização de 2013 corrige alguns dos equilíbrios de jogabilidade para certos personagens. Porém, por qual motivo não lançaram logo o jogo prontamente corrigido, ao invés de packs?

O port Vita tem todos os personagens DLC desde o início. Sim, a versão do Vita teve todos os personagens desbloqueados, coisa que não existia na versão dos consoles PS3 e Xbox 360, já que eles estavam "bloqueados" dentro do próprio CD.

O jogo também apresentava um ataque chamado Cross Assault, que permite aos jogadores chamar seu parceiro e assumir o controle de dois de seus lutadores simultaneamente, semelhante ao Variable Cross de Marvel VS Capcom: Clash of Super Heroes e o desfile cruzado de Street Fighter EX 3.

Os combos são bastante satisfatórios de executar. 


Más qualidades.👎

Os modelos de personagens de Street Fighter são reciclados de Street Fighter IV em vez de algo novo. Se você jogou esse jogo antes, é muito perceptível.

Enquanto algumas equipes de personagens fazem sentido para a série em que estão, como Ryu e Ken, Heihachi e Kuma, Paul Phoenix e Marshall Law, King e Craig Marduk, Jin Kazama e Ling Xiaoyu, Guy e Cody Travers, Balrog e Vega, e Poison e Hugo Andore, alguns deles não se encaixam em nada com os personagens. Hwoarang e Steve Fox, por exemplo: Ambos os personagens não são amigos um do outro, eles só podem ser vistos lutando na sequência de introdução de Tekken 5. E Sakura e Blanka? Que raios de dupla foi aquela? Pior combinação de todas.

Kazuya Mishima e Nina Williams é outra dupla errônea. Kazuya foi o alvo de assassinato de Nina em Tekken 2, Kazuya mais tarde a capturou e a congelou em seu sono pelos próximos 19 anos após Tekken 2. Outra dupla que não faz o menor sentido estar junta. Faria muito mais sentido Anna e Kazuya, já que a outra irmã Williams é leal a Kazuya.

Yoshimitsu e Raven: Ambos nunca se conheceram na série Tekken, mesmo com a primeira aparição de Raven em Tekken 5. Colocaram-no juntos apenas pelo fato de ambos terem movimentos ninjas. Um grande desperdício. Antes fosse Kunimitsu a parceira de Yoshimitsu ou de Raven.

Embora este jogo seja considerado não-canônico para ambas as séries originais, isso pode confundir o jogador a pensar que os lutadores de partes opostas são amigos um do outro, como no caso de Asuka e Lili quando são desafiadas por Chun Li e Cammy. O mesmo vale para seus rivais, em que alguns deles não se encaixam no estilo de luta do personagem. Um exemplo é Zangief e Rufus e seus rivais Julia Chang e Robert "Bob" Richards. Enquanto Bob e Rufus se rivalizam por causa de sua classe de peso, Zangief e Julia não.

Ao contrário do Tekken, que tinha vários idiomas para cada personagem em sua região. Existem apenas duas opções de idioma, inglês e japonês, em que alguns dos caracteres não cabem nesses 2 idiomas.
Hwoarang é um exemplo disso, ele veio originalmente da Coreia e OBVIAMENTE fala coreano. Enquanto ele falava inglês em Tekken 4, essa foi a única vez que ele falou inglês apenas em seu final, e cá entre nós, foi uma dublagem norte-americana porquíssima. 

Apesar de ter as opções de idioma citadas, Yoshimitsu e Ogre ainda permanecem em seus idiomas originais. No entanto, você pode alterar o idioma de cada personagem com o menu de opções, para que possa ajustá-lo ao seu gosto.

Embora a lista tenha 55 personagens (25 Street Fighter, 25 Tekken e 5 personagens convidados exclusivos do PlayStation), sua qualidade é questionável, já que algumas escolhas de fãs como Bruce Irvin, Eddy Gordo, E. Honda, Leo, Devil Jin, Kunimitsu, Tiger Jackson, Mokujin, Forest Law, e Fei Long não foram adicionadas ao jogo.

Enquanto MegaMan faz uma aparição neste jogo, esta versão dele é baseada na infame e ridícula arte da capa dos EUA do primeiro jogo. Ele também parece ser um cara de meia-idade tentando fazer cosplay do azulzinho, que saiu miseravelmente errado. E me pergunto até hoje quem pediu por esta abominação. "Ah, Sammy, mas era uma piada interna..." Uau, que piada engraçada. Morri de rir.

O pior é que o jogo saiu quando todos os projetos de MegaMan estavam sendo cancelados, logo após a saída de Keiji Inafune da Capcom em 2010. O exemplo mais infame seria Mega Man Legends 3. Resumindo, Street Fighter X Tekken foi o vítima de um mau momento. Destino? Acaso? Nunca saberemos.



O fato de a versão Xbox 360 ter menos personagens do que os consoles da Sony é ridículo, considerando que outros jogos de luta da Capcom lançados para esse console tinham a mesma quantidade de personagens das versões do PS3.

O modo arcade principal do jogo é bem curto e pode ser vencido em cerca de trinta minutos em 1 jogo. Não estou brincando. Para vencer o modo arcade do jogo com todos os personagens, levaria cerca de 2 dias para fazê-lo, e após dois dias o tédio vem.

A versão mobile do jogo tem apenas doze caracteres e é renderizada em 2D em vez de 3D, resultando em animações irregulares para todos os personagens, todos os personagens falam apenas inglês e são reproduzidos em uma baixa taxa de quadros. É uma porcaria e um jogo completamente obscuro.

Todos os finais dos personagens são basicamente os mesmos, eles abrem a caixa de Pandora para encontrar os segredos dela. E só. Não tem desenvolvimento, nada. Apenas uma tela em preto com letras em branco com uma voz genérica em off explicando o que se sucedeu depois. Apenas o final de Julia e Bob é mais "elaborado" entre muitas aspas, pois mostra os dois em uma cafeteria conversando sobre suas próximas aventuras, e Bob recusando o dinheiro que Julia havia prometido a ele, dando a entender que o moço gosta dela. Tenebroso.

Na descrição do jogo no Steam de um de seus principais recursos, um deles diz "Controles familiares. Em Street Fighter X Tekken, os controles parecerão familiares para os fãs de ambas as séries". Mas devido à natureza da jogabilidade de Street Fighter, vários (se não todos) os personagens de Tekken perderam movimentos ou alguns deles foram mal implementados como os chutes da Roda do Dragão de Asuka, ou Diving Falcon da Xiaoyu.

A versão do Xbox 360 não possui multiplayer online, apesar de ser anunciada no manual. A Capcom nem se deu ao trabalho de corrigir essa versão para adicioná-la, forçando os jogadores a obter a versão do PlayStation 3 apenas para jogar o multiplayer online. A Capcom explicou o motivo porque eles acidentalmente colocaram a versão do Xbox 360 para o multiplayer online no manual por engano.

A IA parece ser agressiva à primeira vista, mas uma vez que você consegue conectar um golpe, ele não tenta se defender adequadamente e, assim, você pode vencer a maioria dos personagens facilmente, mesmo nos mais difíceis.

Cansado das skins de sempre? Pois prepare-se para desembolsar um preço bem salgado para roupas alternativas, pois nada neste jogo pode ser desbloqueado de graça. (e relevo que as roupas secundárias são bem feias também).


Se você perder um personagem, você automaticamente perde a rodada, isso te obriga a ficar de olho nos dois personagens durante toda a luta ao invés de confiar apenas em um, caso você perca seu personagem atual.

A mecânica de Pandora é uma versão instável do modo Heat do KOF Neowave porque não pode ser parado até que seu medidor de tempo se esgote (10 segundos), mata o personagem que você está usando no momento e o aumento de ataque não é bom o suficiente para nocautear um oponente, não importa qual personagem você escolha, então quando o tempo acabar, seu personagem restante desmaia e você perde a partida . Em suma, é uma mecânica horrível que não ajuda a voltar quando você realmente precisa fazê-lo. Você sacrifica dois personagens, não enche sua barra de vida, e ainda morre de graça. Patético. A única coisa legal nessa mecânica é o visual dos personagens (como está na imagem que abre o post). E apenas isto.

Se você joga com duplas formadas apenas pelos personagens de Tekken, seu subchefe será Juri e M. Bison, até aí nada mal, pois ambos são personagens com propósitos maléficos. Porém, se você joga com duplas formadas pelos personagens de Street Fighter, seu subchefe será Jin Kazama e Ling Xiaoyu. Por que não Kazuya e Nina, sendo que eles são o mais perto de vilões aqui? Sério que Jin e Xiaoyu são subchefes em jogos agora? Queria saber de quem foi esta brilhante e estúpida ideia. 

Além do quê, a personalidade de Xiaoyu se tornou uma completa porcaria e ela virou uma tsundere genérica de anime, sempre a defender o Jin, sendo que ela não é assim. Xiaoyu é a minha personagem favorita e transformaram ela em um pastiche. 

Se você jogar com uma dupla formada por um personagem de Street Fighter e outro de Tekken, não verá final nenhum. Pois é. Parece que a produção não tinha mais dinheiro para criar ramificações de histórias diferentes.

Kuma é um lixo. Apenas queria deixar claro meu ódio por esse personagem.

DLC em disco para 12 personagens no jogo, que sempre estiveram ocultos no jogo, deixou os fãs insatisfeitos e irritados. ScrewAttack incluiu isso em sua lista de 2012 dos dez principais erros da Capcom. Essa prática é tão ruim que mudou o conteúdo DLC para sempre.

E as gemas, oh céus, as gemas são as maiores desgraças já criadas neste jogo!

Não está convencido ainda o suficiente do porquê deste jogo ser uma falha épica? Continue comigo e lhe darei mais cinco motivos.



5. Jogo muito raso: Qualquer idiota pode escolher qualquer personagem e memorizar um combo e fazer esse mesmo combo até vencer, sem necessidade de explorar a mecânica do jogo ou ver as possibilidades de sinergia da equipe, não! Apenas memorize um combo e você é de ouro. 

4. Equilíbrio ruim: Por que escolher o resto do elenco quando você pode aprender a jogar para sempre com Rolento e Hugo? Rolento tem o combo mais fácil do jogo que tem uma janela para uma super arte ou uma arte cruzada, pressão de jab e cruzamentos de salto estranhos que levam exatamente ao mesmo combo. Hugo pode causar mais de 600 de dano sem um medidor e ele pode literalmente jogar o corpo em você até que o tempo se esgote. 

3. Personagens de Tekken não são como suas contrapartes de Tekken: Sim, este é um jogo 2D, mas ainda assim, os personagens de Tekken são apenas novos personagens, eles estão lá apenas pelo nome. Eu joguei Tekken 5 e 7, e apesar de ser pouco, sei do que estou falando.

2. SFxT NÃO atende a jogadores de Tekken: Já assistiu um torneio SFxT? Quem costuma ganhar?, Jogadores de Street Fighter! Assistiram a competição Team Street Fighter vs Team Tekken que eles tiveram antes do jogo ser lançado? O que aconteceu lá? Team Street Fighter superou Team Tekken, e por quê? Como este jogo simplesmente não atende a eles, quaisquer que sejam as habilidades que eles tenham em Tekken, simplesmente não podem ser aplicadas a este jogo porque é apenas um jogo de Street Fighter com personagens "novos" que por um acaso tem skins dos personagens de Tekken. 

1. A Capcom NÃO ouviu os fãs: Uma das maiores razões pelas quais este jogo foi um fracasso foi porque a Capcom decidiu cortar custos e não adicionar muitos novos personagens de Street Fighter que as pessoas queriam. O que aconteceu com Alex, Honda, Dhalsim, R. Mika, Karin ou qualquer outro personagem que as pessoas queriam ver que não estava em SF4? Em vez de adicionar esses personagens, eles apenas copiaram e colaram os personagens do Street Fighter 4. De todos os personagens de SF, apenas 4 são novos, e eles adicionaram Rufus, que foi o personagem menos escolhido online em SSF4, e que ninguém pediu para estar aqui. Em vez de adicionar esses novos personagens, eles deram aos personagens do jogo seus trajes, o que era apenas um insulto. Então eles adicionam os personagens "extras" onde só tem um novo (Elena) e tentam nos cobrar 55 reais por eles. Isso é totalmente ridículo.

Preciso citar que este jogo matou toda uma ideia de continuação entre o crossover serguinte? Tekken X Street Fighter seria lançado brevemente, com os personagens de SF moldados como os personagens de Tekken, ou seja, em 3D. A recepção negativa deste jogo principalmente dos fãs levou Katsuhiro Harada a se sentir inseguro se deveria ou não continuar trabalhando no jogo em 2016. Foi praticamente a razão principal pela qual os planos para Tekken X Street Fighter foram efetivamente suspensos. A mídia até deu falsas esperanças para os jogadores, empurrando notícias com a barriga, contudo, no fim do dia, o projeto foi puxado pela tomada e oficialmente cancelado.


A versão do PS Vita possui cutscenes extras, que não existem na versão de Xbox ou PS3 e um gráfico mais polido que a versão de consoles. Mas isso também não significa muita coisa, já que essa foi a versão menos jogada.

Por causa da ganância e do despreparo da Capcom, STxT é um jogo esquecido no limbo da memória de muitos. Um produto apressado feito sem qualquer carinho para com os fãs. Não marcou e nem fez história. Triste fim para o que poderia ter sido um dos maiores crossovers de todos os tempos. 



Comentários

  1. AHHH!!!! OMG!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amava esse jogo. E agora vejo com era ruim mesmo.
    P:S: eu formava dupla com Chun Li e Xiaoyu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom te ver por aqui. Sim, amiga. Toda a magia do jogo acabou 10 anos depois.

      Excluir
  3. Não acredito que esse jogo tem 10 anos. O tempo passou muito rápido. 😩

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo tbm foi responsável pela baixíssima venda de Tekken Tag Tournament 2. A Bandai quase viu o fundo do poço.

    ResponderExcluir
  5. Faltou citar que esse jogo foi o grande responsável pelas baixíssimas vendas de Tekken Tag 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sabendo desse fato agora. Obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Como sempre a capcom fazendo merda...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião