Pular para o conteúdo principal

Filmes da infância - Parte I

Ajuste agora, as cores e o equipamento do seu aparelho. 📼

Quem é vivo, sempre aparece... eu acho. Enfim, depois de algum tempo sumida (como sempre faço) resolvi voltar. Hora de espantar as teias de aranhas e os morcegos que por aqui reinam. 😬

Tomada por um sentimento gigantesco de nostalgia (e também por tentar lembrar de um filme que assisti quando criança na Sessão da Tarde, e que não lembrava-me por nada neste mundo), fiquei decidida em fazer esta singela lista sobre alguns filmes do passado que outrora viviam a reprisar na TV e hoje caíram no esquecimento para algumas pessoas, inclusive eu mesma. Entrem comigo no túnel do tempo e vamos relembrar dessas joias.

Algumas dessas películas podem soar até mesmo ruinzinhas e constrangedoras, mas estão blindadas com o escudo da nostalgia, então, eu as perdoo por seus roteiros sem pé ou cabeça.

.・。.・゜✭・.・✫・゜・。.

🎬 O Pequeno Grande Time (Little Giants) - 1994.


Um dos poucos filmes desta lista que consigo lembrar com clareza. Trata-se daquele velho clichê de um time infantil, com jogadores poucos talentosos que não sabem fazer absolutamente nada de certo, mas que conseguem vencer um time muito mais experiente no final do filme, com a ajuda do poder da amizade (e cá entre nós, isso é a fórmula máxima em qualquer anime shonen da vida). É uma comédia bem levezinha, e a química entre as crianças é muito crível. Ice Box é uma personagem realmente interessante (e uma das minhas favoritas dentre o filme) e os momentos engraçados são genuinamente engraçados. Vale a pena ver outra vez, com certeza.

🎬 Angus, o Comilão (Angus) - 1995.

Angus Bethune é um garoto inteligente e comilão que não tem uma família convencional. Ele se apaixona por uma líder de torcida e se torna alvo de uma brincadeira de muito mau gosto feita pelo quarterback do colégio. É, essa é a premissa. Mais clichê impossível, e ainda assim, um filme que marcou-me de uma forma que eu realmente tive de procurar por ele, pois pensei que tratava-se apenas de um delírio meu. E, no fim, acabou sendo um filme muito mais reflexivo do que eu poderia imaginar.

🎬 A Chave Mágica (The Indian in the Cupboard) - 1995.

Filme que lembro em ter assistido algumas vezes na Sessão da Tarde. É sobre um garotinho que ganha de aniversário, um armário pequeno e um índio de plástico, coisas que o garoto acha sem relevância, porém mal sabe ele que ganhara dois itens preciosos e mágicos que mudará a sua vida. Um filme que fala sobre coragem, responsabilidade, e acima de tudo, amadurecimento. O elenco infantil não é um dos melhores, mas não condena a premissa do filme. Uma das poucas vezes em que Hollywood escalou um ator nativo para protagonizar o papel de um indígena. Apesar do nome "A Chave Mágica", a chave tem pouca importância, pois a trama em momento algum é sobre ela.

🎬 A Família Addams 3 (Addams Family Reunion) - 1998.


Sim, esse filme existiu, e sim, é uma raridade encontrá-lo, ao menos se você souber como converter VHS para DVD. E não, ele não é uma continuação do filme de 1993, mas uma espécie de filme derivado para TV, que quando chegou nas terras tupiniquins, ganhou o algarismo no final de seu título. Recordo-me que assisti esta película uma única vez na Sessão da Tarde, e após ver alguns reviews na Internet, notei que algumas pessoas eram nostálgicas a cerca deste filme. A trama é sobre a excêntrica Família Addams recebendo um convite (que viera por engano pois confundiram a Família "ADDAMS" com os "ADAMS" sem um D), para uma confraternização em família, causando um choque de mundos, entre outras milhares de confusões. A única cena que lembro-me é da Wandinha jogando tênis com bombinhas. Não é um filme tão bom, e a franquia A Família Addams ficou um tempo soterrada, até retornar das cinzas como animações de qualidade questionável. Este filme sequer foi vendido em DVD ou Blu-ray e não está disponível em nenhum serviço de streaming. Teríamos entre nós uma mídia perdida?

🎬 Susie Q - 1996.

É a história de uma fantasma, que morreu junto ao seu namorado em um acidente de carro, e agora persegue um estudante do Ensino Médio. Parece a sinopse de qualquer dorama da vida, não?! Kimberly, a Ranger Rosa dos Might Morphers: Power Rangers é a protagonista. Um dos poucos filmes do Disney Channel que é "assistível", diga-se de passagem (que não possui musicais horríveis e coreografias constrangedoras). O filme não se encontra em nenhum serviço de streaming, assim como o citado acima, por causa de seus temas pertinentes, tais como jovens bebendo álcool, mortes, e por essas e outras coisas, ele deixou de ser exibido na TV, e perdeu-se completamente. Quem sabe, um dia, não façam um remake dessa pérola? Tudo é possível.

🎬 Feliz Natal, Drake & Josh (Merry Christmas, Drake & Josh) - 2008.


Quando vai trabalhar como Papai Noel num shopping center, Drake promete à pequena Mary Alice que ela e sua família terão o melhor Natal de todos. Agora, ele e Josh vão passar por muitos apuros para conseguir cumprir a promessa. E, é isso. Um filme de Natal bem bobinho, mas que por algum motivo eu ainda me lembro. Josh mudara completamente e já não era mais alvo de piadas acerca de seu peso, Drake ainda era o mesmo cara de sempre, Megan já havia crescido muito e então já não era mais tão maldosa como antes, depois disso, a atriz ganhou seu próprio show, ICarly, que também era um poço de besteirol mas que marcou uma geração. Dentre todos os filmes desta lista, é o mais recente (diga-se de passagem) e foi o único que não assisti na minha infância, mas já em minha bendita adolescência, entretanto o considero marcante para mim.


🎬 Pequenos Guerreiros (Small Soldiers) 1998.

A Globotech é uma empresa decidida a investir em outros ramos. O presidente quer que os desenhistas façam brinquedos mais realistas, que tenham praticamente vida própria. À noite, o Comando Elite sai da sua caixa e recebe ordem do líder, Chip Hazard, para atacar os gorgonoides. Quando Archer, o líder dos gorgonoides, começa a se comunicar com Alan, que o levou para sua casa, o Comando entende que os humanos são outro inimigo a abater. Para resumir, isso seria Toy Story se Wood e Buzz tivessem flashbacks do Vietnã. A cena da lavagem cerebral nas bonecas Barbie me traumatiza até hoje. O filme tem uma mensagem pertinente, e até mesmo sutil, para um filme infanto-juvenil.


🎬 Um Tira e Meio (Cop and a Half) - 1993.

Um menino de oito anos de idade, Devon Butler, vive com sua avó, Rachel, e passa seus dias obcecado por um seriado policial de televisão e sonhando em virar um oficial da lei. Ele é testemunha de um crime cometido por uma gangue liderada por Vinnie Fountain, e diz que só irá testemunhar contra o assassino se tiver a chance de ser um policial. Durante um dia e meio, ele acompanha um policial de verdade na caçada aos criminosos. Um filme feito nos moldes de "policial bom" e o "policial mau". Neste caso, seria o "policial experiente e mal humorado" e seu "ajudante otimista". Lembro-me bem pouco deste filme, acho que só consigo recordar-me da cena do bullying no banheiro, em que os valentões mergulham a cabeça do menininho no vaso sanitário. De resto, apenas lembro da minha mãe reclamar muito dessa película, porque ela detestava quando passava na TV. Fizeram uma continuação, mas à essa altura do campeonato quem se importa, não é mesmo?


🎬 Caçadoras de Aventuras (Gold Diggers: The Secret of Bear Mountain) - 1995

A jovem e entediada Beth Easton se muda de Los Angeles para o interior com a mãe que ficou viúva e recebeu de herança uma casa. Ela se torna amiga de Jody Salerno, a menina de má reputação da cidadezinha. Outro filme que me marcou muito, principalmente pela cena da menina que fica imobilizada em um buraco (caverna? não lembro) e a amiga sai desesperada em busca de ajuda. Um clássico da Sessão da Tarde. Christina Ricci e Anna Chlumksy eram duas piticas na época, e a amizade delas era a coisa mais palpável e mágica possível, porque a verdadeira aventura são os amigos que você faz pelo caminho. 😉

🎬 Duas Babás Nada Perfeitas (TwinSisters) - 1994


O filme que foi o responsável para que eu criasse esta dita postagem. Pense em um filme que matei minha cabeça tentando relembrar o título. E eu tinha poucas pistas e poucas cenas em mente. Tentei todo o tipo de pesquisa no Google, babá-musculoso-cuidando-de-pirralhos-gêmeos-mimados e sempre ia parar em algum filme do Hulk Hogan, e eu, em minha teimosia sempre dizia "não foi esse filme que eu assisti quando era criança". Ainda bem que persisti na teimosia, porque acabei encontrando mais sobre esse filme no Filmow. A única cena que lembrava com clareza era de dois bombados, gêmeos, vestindo roupas de metaleiro, dirigindo um carro monstro. O filme é uma trasheira sem fim, mas vale a pena pelo fator nostalgia. Passava a rodo no Cinema em Casa e na Sessão da Tarde. O que veio depois é lenda. Frase que mais me recordo desse filme: "Isso é um soco? Não, isso é um soco!"


Elaborar essa lista deu trabalho. Alguns filmes me fugiam à mente, e inúmeras vezes pensei em engavetar esta ideia, mas continuei, pois queria arquivar o maior número possível de filmes que foram esquecidos ao longo destas décadas. Farei muito em breve outra lista, porque essa excedeu as minhas forças. No mais, acho que vou sumir por mais algumas semanas.

Se você gostou, e se chegou até aqui, comente.


»•» 🌸 «•«

↻ ◁ II ▷ ↺

1:35 ───ㅇ───── 3:47


Comentários

  1. Kkkkk adorei a postagem

    ResponderExcluir
  2. Entrei em um túnel do tempo. Bela postagem.

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa pela parte 2.
    Um filme que marcou muito a minha infância foi Um Tira no Jardim de Infância.

    ResponderExcluir
  4. Podia fazer mais uma lista. Uma terceira. Acabei de ver a segunda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que eu pesquisar sobre mais filmes esquecidos da infância eu faço:)

      Excluir
  5. Um herói de brinquedo; tartarugas ninjas; 3 ninjas do barulho

    ResponderExcluir
  6. Um filme que marcou minha memória de infância foi "Quando um homem ama uma mulher", na parte em que a mãe alcoolatra cai no Box de vidro do banheiro e fica desmaiada no chão.

    Isso me marcou pq a minha mãe era alcoolatra e meio que ver isso no filme me marcou pra sempre. Ela era. Não é mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião