Pular para o conteúdo principal

Livro: O Morro dos Ventos Uivantes



Título original: Wuthering Heights
Autora: Emily Brontë
Páginas: 368 páginas 
Editora: Principis
Ano: 1847
Sinopse: Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica historia de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, ele guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relacionamento marcado por amor e, ao mesmo tempo, ódio. Essa ligação perdura mesmo com o casamento de Catherine com Edgar Linton.


🥀🥀


Não diria e nem ousaria dizer que este é um livro de romance. Ele está muito longe disto e nem mesmo atreve-se ou tem a pretensão em ser um livro romântico. Se você tem esperanças em ler algo meloso ou espera um final feliz, sinto muito lhe dizer isso, mas creio que seja melhor escolher outra leitura que lhe satisfaça.

Observei que muitas pessoas leram este livro e se decepcionaram, pois pensaram que encontrariam uma história de romance arrebatador. 

Não, O Morro dos Ventos Uivantes está mais para um estudo completo do caráter humano mediante à situações extremas.

Temos personagens mesquinhos, malévolos, irritadiços, cruéis, mentirosos, avarentos e impulsivos. E assim, totalmente humanos. Não espere um protagonista perfeito ou uma mocinha de coração humilde, porque não encontrará tais características em nenhum destes personagens. 

O livro começa sendo narrado por Lockwood, que será o novo inquilino da Granja de Thrushcross, uma mansão vizinha ao Morro dos Ventos Uivantes, e tem o desprazer em conhecer Heatcliff, um sujeito arrogante e de cerne gélido. (sim, o nome da residência de Heathcliff é Morro dos Ventos Uivantes, pois antigamente tinha-se a tradição em nomeá-las).

Após uma desventura no Morro dos Ventos Uivantes, em que é atacado por cães e quase perde-se no pântano, Lockwood adoece e sob os cuidados de Ellen "Nelly" Dean, que tem conhecimento dos acontecimentos passados do Morro dos Ventos Uivantes e a única que sabe porquê Heatcliff tornou-se o que é. Nelly conta, então, a história ao visitante.

Através de seus olhos, conhecemos a origem de Heathcliff, um menino cigano adotado pelo Sr. Earnshaw. Logo de imediato, os filhos do Sr. Earnshaw desprezam Heathcliff (e este é o seu nome e sobrenome). Com o tempo, a pequena Catherine passa a apegar-se com o menino. Com a morte do patriarca, Hindley, o irmão mais velho de Catherine, passa a ser o novo dono do Morro dos Ventos Uivantes, e ainda alimentando rancores por Heathcliff por ter "roubado" a afeição de seu pai, Hindley o maltrata sem pudor.


"Meu amor por Linton é como a folhagem na floresta: o tempo o altera, tenho consciência disso, assim como o inverno altera as árvores. Meu amor por Heathcliff parece as pedras eternas no solo: uma parca fonte de prazer visual, mas necessária. Nelly, eu sou —Heathcliff— (em itálico)! Ele está sempre, sempre, na minha mente. Não como um prazer, pois tampouco sempre sou um prazer para mim mesma, mas como meu próprio ser." (página 86)


Após algumas desventuras, Catherine conhece a família Linton, e Edgar Linton, da qual passa a afeiçoar-se ao rapaz por ser o exato oposto de Heathcliff. O grande sonho da ingênua garota é casar-se com Edgar, e com a ajuda do marido, auxiliar Heathcliff. Consumido por ódio e mágoa, Heathcliff passa anos longe do lugar, sumindo da vida de Catherine. A moça casa-se com Edgar, mudando-se para a Granja, e sendo reconhecida como Sra. Linton. Apenas quero ressaltar que Catherine Earnshaw é uma das personagens mais aborrecidas que já li e todo o seu plano não faz o menor sentido, a não ser causar um imenso mal entendido.

Heathcliff retorna cheio de vingança, porém, diferente do rapaz ignorante que era. Possui algum dinheiro consigo, o que é um mistério para todos de como ele conseguiu uma pequena fortuna. Para atingir Edgar e Catherine, Heathcliff engana e seduz Isabella Linton, irmã de Edgar, que foge com ele para o Morro dos Ventos Uivantes e passa a viver o seu calvário.

Catherine adoece gravemente, devido a um surto de raiva, e pouco a pouco vai definhando, perdendo sua beleza e sanidade, causando tanto a infelicidade de Edgar quanto Heathcliff.




Heathcliff torna-se cada vez mais amargo e cruel, e mesmo tendo atingido todos os seus maléficos objetivos e ter causado danos na vida de seus opositores, seu plano de vingança não se limitar apenas àquilo. Heathcliff vive e respira vingança, sufocando a sua própria existência, não importando-se em ser apenas uma mera alma andante sobre a terra, desde que todos paguem pelo mal que lhe fora causado.


"No período mais infeliz da minha vida, eu também pensava assim, e essa ideia assombrou-me em meu retorno a esta freguesia no verão passado. Mas somente a admitir essa ideia mediante a declaração dela. E, então, Linton não significaria nada, tampouco Hindley, ou todos os sonhos que já sonhei. Duas palavras resumiriam o meu futuro: morte e inferno. Minha existência, depois de tê-la perdido, seria o inferno. 
(página 156)


O plano de vingança de Heathcliff prevalece e perdura até as próximas gerações, atingindo os filhos de Hindley e de Catherine. O pior dos casos ocorre a Hareton, filho de Hindley, cujo intelecto é subvertido. Lhe foram tirada a chance de ter uma boa educação e todo o afeto e amor lhes fora negados, fazendo o rapaz agir como um animal selvagem, devida a criação — ou falta dela — de Heathcliff. Quando cresce, torna-se apenas um mero empregado dentro de sua própria casa. Além disso, Hareton venera a figura de Heatcliff como se ele fosse um pai. Seu pai. E acredito que no fundo, Heathcliff tenha gostado de Hareton, pois quando conhece Linton Heathcliff, seu filho com Isabella (sim, o nome dele é o sobrenome do tio, uma homenagem de Isabella ao irmão), o homem acha-o um fardo por Linton ser deveras mimado e enfermo. Obviamente, Heathcliff inclui o rapazote em seu plano de vingança.


"Ele não é um ser humano. E não tem direito à minha caridade. Entreguei meu coração, que ele tomou, espicaçou até a morte e atirou de volta para mim. As pessoas sentem com o coração, Ellen. E, como ele destruiu o meu, não sou capaz de sentir pena de Heathcliff. Não sentiria, por mais que gemesse de hoje até o fim de seus dias e chorasse lágrimas de sangue por Catherine. Não, de fato, não sentiria!" (página 182)


Na tradução da versão que possuo, traduziram o nome da residência, Wuthering Heights, para o Morro dos Ventos Uivantes, e como eu anteriormente havia lido a versão da Zahar, este pequeno detalhe incomodou-me um pouco.

Ademais, encontrei poucos erros na edição, mas novamente, como li anteriormente a versão da Zahar senti falta das notas de rodapé contendo as referências mal compreendidas.

Foi uma experiência completamente diferente quando li este livro, e diferente de muitos, foi um dos que mais permeou em minha memória, e acredito que levarei uma parte do Morro dos Ventos Uivantes em mim, assim como o próprio Lockwood.

Haviam muito mais coisas que eu gostaria de analisar, mas mesmo se eu passasse dias e mais dias engrandecendo a esta magnífica obra, ainda não faria jus à sua magnificência. Tire a conclusão por si e não deixe de ler a este deleitante clássico.


Sobre Emily Brontë: escritora e poetisa, nasceu em 30 de julho de 1818 em Thornton, Yorkshire. Irmã das também escritoras Charlotte e Anne Brontë, foi a quinta de seis filhos de Patrick Brontë. Morreu de tuberculose, aos 30 anos, em 19 de dezembro de 1848. Seu único romance foi O Morro dos Ventos Uivantes.



Então, amoras, é isto 🤗
Digam-me alguns livros das quais gostam. Vou adorar ler seus comentários.


Bye, bye.

☕🌸




Livro comprado por mim. Não é um livro parceria.


Comentários

  1. Gostei das recomendações. Estou lendo recentemente o livro "#Pronto_Cresci e Agora?".
    To gostando muito de ler ele, mas sou péssima em resenhar, vai entender... ( -_- ;)

    http://blogdaannlee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wow amiga tom atrás desse livro. Li um trechinho no Google Books, mas, quero mais! rsrs.

      Excluir
  2. Adorei a sipnos sobre o diário da garota que ora. Agora fiquei super empolgada de comprar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, é um ótimo llivro vale super a pena ler.

      Excluir
  3. Que recomendação maravilhosa. Agora ja sei o que darei de presente de natal para minha sobrinha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que isso lhe deu uma ideia. bjins *-*

      Excluir
  4. Amei as recomendações. De todos, o único que eu li foi Manual da Garota Descolada. Amo de Paixão esse livro! Ele me ajudou muito quando eu passei pela tão horrível fase da minha vida. ( T¨-T ) A fase que toda menina puxa os cabelos e enlouquece...ai, ai, kkkk. Bjs San.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei... adolescência... fase que ninguém nos compreende... bjos fofa *-*

      Excluir
  5. Mannuela02:49

    uhuuu amo resenhas. nossa! tantas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mannu, eu ainda colocar mais recomendações, mais aí bateu um cansaço (=~.~=)

      Excluir
  6. Crissy03:01

    San,(posso te chamar assim?) vc vai fazer posts natalinos? Sabe tipo decoração, música, looks, makes, etc..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crissy, pode me chamar de San sim rsrs, Daqui a uma semana, quando estiver bem pertinho, eu faço uns posts natalinos de receitas, looks, decoração etc.
      É porque me falta tempo... Muito tempo... ( ~_~ )

      Excluir
  7. Amei San, quero todos principalmente o A garota perfeita - Jennifer Strickland, ahhh to apaixonada por esses livros ♥ Quero tudo rs
    Beijinhos amiga, ótimo post como sempre, parabéns \\o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taina. Também amei a sipnose só livro , e lendo mais um pouco, comecei a gostar demais. Essa autora, a Jennifer, escreve com o coração. Ah, e obrigada pelo elogio... (=^o^= ) Beijins

      Excluir
  8. Noooossa!! Eu amei essas dicas, não é muito o tipo de livro que costumo ler, mas eu sou viciada em livros, então vou ler mesmo assim kk
    Ah, seu blog é lindo.. beijoss!!

    http://iluminar-vitoria.blogspot.com.br/

    http://claudianevitoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ownt fofa que bom que gostaste das dicas *-*, garanto que vvc vai se apaixonar pela leitura rsrs, beijos flor♥

      Excluir
  9. Que legal San! Amei todos os livros! *-* QUERO TOODOOS! *-* Achei muito interessante, e o Diario da garota que ora foi o que mais gostei!! Amei o post!!! *-*

    http://kellyluque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros bem legais né? A maioria deles são devocionais. E' até inspirador para escrever no blog ( *-* l
      Beijos fofa

      Excluir
  10. Gisele18:12

    Vc ja leu todos eles? Flor, se não me engano, vc já falou do livro " manual da garota descolada " aqui nesse blog ou eu estou confundindo? Beijos amei as recomendações.

    ResponderExcluir
  11. Olá a paz amei as dicas com certeza vou comprar e ler um dos que Deus Abençoe

    http://elacomcristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Leitura! =( >.< )= Beijos Stefanny

      Excluir
  12. Que Post maravilhoooosooo... Dicas de ouro hein San!
    Me chamaram atenção dois livros:A batalha de toda a adolescente e o diário da garota que ora!
    Vontade de ler todos, vontade não, vou ler todos haha
    Beeijinhos <3

    http://princessddeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, fico feliz em saber que gostou das dicas. Volte sempre fofa :)

      Excluir
  13. Noossa muuito bom eu gostei vou compartilhar com a galera ' (y) <3

    ResponderExcluir
  14. Gosto das Crônicas de Nárnia e Harry Potter.

    ResponderExcluir
  15. Meu livro preferido é Anne de Green Gables

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião