Pular para o conteúdo principal

Crepúsculo: o melhor pior livro?




Eu sei que esta saga de filmes já acabou, contudo, ultimamente tem virado uma espécie de "modinha" falar o quão ruim fora Crepúsculo. E como eu li toda a série de livros e vi a saga de filmes, resolvi entrar na onda.

Daremos início ao post, com um trecho da fala de Edward. Uma fala um tanto... estranha.

"Eu sou o predador mais perigoso do mundo. Tudo em mim a atrai. Minha voz, meu rosto, até o meu cheiro... Eu estou destinado a matar... Eu queria matá-la. Eu nunca quis o sangue humano tanto em minha vida... Seu perfume, é como uma droga para mim."

Bem romântico, não?! 😳

Imagina chegar assim, para a menina que você gosta, e soltar uma pérola dessas?! Certeza que ela chamaria a polícia em questão de segundos.

E que história é essa de que você é "o predador mais perigoso do mundo", Sr. Eduardo?! Calm down, boy. Você não tem força nem para matar uma mosca, tanto é, que levou uma baita de uma surra do James, e teve que ter ajuda da família para acabar com a raça do outro vampiro.

Limitar-me-ei a falar apenas dos livros, porque os filmes por si só já são pedantes o suficiente, e para não ter de prolongar-me muito, minha "crítica" será específica somente aos livros...

Então, não espere algo necessariamente extenso ou incrivelmente elaborado (tanto porque estou com dores horrendas em minhas costas, e porque é um assunto um tanto batido). Explicarei por que acho que Crepúsculo fora tão injustiçado, e por que ganhou esta fama tão cruenta de "pior livro do mundo".

E como surgiu a ideia da saga que faria a dona Stephenie Meyer tão rica quanto jamais serei em vida?

Tudo começou em uma noite escura – 1 de junho de 2003, para ser exato – Quando Stephenie Meyer teve um sonho estranho. Em seu site oficial, Meyer testemunha:
Eu acordei (naquele 2 de junho) de um sonho muito vívido. No meu sonho, duas pessoas estavam tendo uma conversa intensa em uma campina na floresta. Uma dessas pessoas era apenas uma menina comum. A outra pessoa era fantasticamente linda, brilhante, e um vampiro. Eles estavam discutindo as dificuldades inerentes aos fatos que os fizeram A) Cair de amor um pelo outro enquanto, B) o vampiro estava particularmente atraído pelo cheiro do sangue dela, e estava tendo um momento difícil restringindo-se de matá-la imediatamente.
Este sonho foi tão convincente que quando Meyer acordou, escreveu como uma mulher atingida por um raio. Em um tempo relativamente curto, para grande surpresa de sua família, sua escrita compulsiva não só produziu quatro profundos romances como também a fez conseguir um grande negócio com a Little Brown Books for Young Readers, uma das maiores editoras de livros para adolescentes na América. Surpreendentemente, seus romances rapidamente foram para o topo das listas de best-sellers do New York Times. Em 21 de novembro de 2008, Crepúsculo, o filme, estrelou nos cinemas, arrecadando quase 70 milhões de dólares só no fim de semana da estreia. Neste momento, o rolo compressor parecia imparável.
A mulher teve um sonho, e esse sonho a deixou podre de rica. :')
Lição de vida, meninas. Dissertem os sonhos de vocês em um caderno. Quem sabe, futuramente, esse sonho não possa lhe render uma graninha?
Mas vamos à questão do porquê Crepúsculo ser tão odiado.
Como puderam notar de imediato, é que tampouco sou fã dos livros/filmes. Assim como algumas pessoas, li os livros apenas por curiosidade, e porque, raios, todos estavam comentando sobre esta bendita saga na época. E, obviamente, levada pelo entusiasmo alheio, acabei por adquirir as obras da Stephenie Meyer, e não me acanho em dizer que li seus livros em dois dias.

E foi um exaustivo exercício mental.

Contudo, quando coloquei-me outra vez para reler todos os livros, e enfim, dá o meu veredito extremamente insignificante, peguei-me divertindo-me com a leitura, coisa que é bem rara. 
Exceto Amanhecer. Reler Amanhecer foi um CASTIGO!


Sou uma pessoa acostumada com a mitologia antiga dos vampiros. Seres das trevas, sugadores de sangues, e tenho cem por cento de certeza que a coisa que mais incomoda no livro é o fato dos vampiros brilharem, e não haver uma maldita razão para tal. Porém, há outro fato que muito agradou-me, que no caso é o episódio dos vampiros desta saga não dormirem. Achei bem interessante isto, porque já que eles estão mortos, não faria sentido algum eles dormirem. E cá entre nós, sempre achei um cadinho sem noção o Drácula dormir em um caixão. E em algumas versões, Drácula dorme em um caixão que deve conter terra, vinda de sua Terra Natal. Sim, Drácula dorme em um monte de terra. Bizarro.

Todavia, se o fato deles não dormirem é bastante interessante, vampiros frequentando o Ensino Médio pela milésima vez irritou-me um bocado. Ensino Médio é o inferno pessoal de metade da vida de quem o frequentou e fazê-lo diversas e diversas vezes, acaba por tornar-se um martírio. Talvez, Edward e sua família sejam masoquistas, vai saber... 😳 Ademais, isso transforma o menino Eduardo em um trapaceiro, pois se ele já reviveu o Ensino Médio infinitamente, ele tem resposta para tudo, o que o tornaria o melhor aluno da classe. É explicado que eles estudam na escola, porque assim eles se sentem "mais humanos". Mas, se até o menino Salvatore frequentou a escola, mesmo sendo um ser imortal, não vou julgar os Cullen.

Uma das poucas coisas que realmente gosto em Crepúsculo (e isso sequer é notável ou relevante), é o caráter inicial da protagonista, Bella. No início da saga, Bella é uma mocinha muito sarcástica, e isso é uma personalidade que foi se perdendo conforme a saga avançava, o que é uma pena, pois ela realmente sabia dizer umas sacadas bem bacanas quando alguém vinha com uma alguma pergunta estúpida.
— Você não parece bronzeada.
 Minha mãe é parte albina.
Ele analisou meu rosto com apreensão e eu suspirei. Parecia que nuvens e senso de humor não se misturavam. Alguns meses disso aqui e eu esqueceria como se usa sarcasmo. (capítulo 1)❞
Percebe-se que a falta de noção dos jovens de Forks é bem grande.
A veia sarcástica de Bella não funciona tanto no filme, pois a atriz que protagonizou o papel de Bella tem tanto carisma quanto uma lata de tinta bege. Nada contra ela, mas bem que ela poderia ter se esforçado um pouco mais. A boa notícia é que após Crepúsculo, ao menos, ela pode evoluir como atriz e se dedicar a papéis um pouco melhores. Bom para ela.
Um argumento bastante usado e batido, é de que os atores odiaram atuar no filme. Eu acho tal alegação uma completa babaquice. Duvido muito se o Sr. Pattinson reclamou do salário que recebeu ou da fama que ganhou após os filmes, ou das portas que foram abertas para ele, por causa desta oportunidade que ele tanto subestima e despreza, só porque ficou um pouco mais velho. Reclame disso agora, Sr. Pattinson. I dare you!



Dando a devida sentença: seria Crepúsculo, o pior livro do mundo? 

Não.

Crepúsculo não é o "pior do livro do mundo".

Acredite em mim, eu já li muita porcaria nesta minha curta vida, e a saga Crepúsculo não é nem de longe, um livro ruim ou péssimo como muitos julgam. Com tanto livro com teor tóxico que louvam os relacionamentos abusivos e homens com comportamento intolerante,**cof, cof, After, cof, cof**, Crepúsculo se sobressai um pouco melhor.

De fato, metade dessa má fama deve-se aos filmes e muitos do que falam mal da saga literária nem sequer os leram, e atrelam suas opiniões à convicções recém mastigadas de influencers internet afora, limitando seu próprio ponto de vista.

Mas isso quer dizer que Crepúsculo é um bom livro?

Também não.

Ele é apenas um livro para adolescentes, que fez parte da vida de muita gente, inclusive, acredito até mesmo que tenha feito parte de sua vida, sim, de você mesmo(a) que está lendo este simplório texto. E, assim, com o passar do tempo, as pessoas só querem esquecer que um dia o leram, apenas por sentirem-se envergonhados em admitir, que um dia, gostaram da Saga Crepúsculo. E, mesmo tendo envelhecido um pouco mal, ainda acho que vale a pena novamente uma visita a este livro.

Por hoje é só.

Bye, bye.




Comentários

  1. Nossa!! Eu tenho que admitir que sempre amei assistir a série, mas apenas pelo amor e respeito que Edward demonstra a Bella, tipo, geralmente não é fácil encontrar um cara cavalheiro, então assisti dá um pouquinho de esperança rs mas realmente todo esse assunto de vampiros, sangue, tá bem óbvio que não é nada bom... como Edward mesmo diz no filme, ele já sabe que vai para o inferno.

    http://iluminar-vitoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ane, eu também gostava dessa série, mas comecei a perceber coisas estranhas nela, e que nos enganam direitinho... Hoje não gosto mais de nada que se refere a esse universo.

      Excluir
  2. Cássia Cah16:14

    Eu também gostava mais e claro que o diabo sempre engana né!? Um vampiro bonzinho demais. É como você escreveu, nos convidando a desejar o obscuro a vender nossa alma.
    Excelente post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cássia é a indução e o desejo para obter poder através do ocultismo, porque a Bela se ver seduzido em se tornar vampira, porque assim viverá para sempre será jovem para sempre, e será poderosa. É uma loucura essa série.; Beijos

      Excluir
  3. Muito bom San! foi o melhor que vi até hj, a melhor explicação,a melhor forma de mostrar, confesso que vi a serie, mas que não tenho nenhuma relação de vicio como muitos jovens, prefiro não ver mais, e concordo com o que vc disse, que o Pai continue te usando pra que jovens venham abrir os olhos quanto a essas coisas que a bíblia diz que se pudesse enganaria até os escolhidos.
    Beijo amiga, Deus abençoe ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga obrigada pelo elogio, é que eu me vi na missão de falar sobre essa série, e sobre o mal oculto que há nela. :)
      Deus te abençoe

      Excluir
  4. Owo San, que texto maravilhoso. Amei. Realmente essa foi uma série que me viciou, mas depois de um tempo, fui perceber a verdade... Deus te abençoe. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amiga, só gostei do primeiro filme e demorei para perceber a verdade; Não é bom brincar com as forças do mal e é isso que esse filme ensina. Ensina a gostar do mal

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que texto maravilhoso, realmente ficou incrível, parabéns, gosto muito de posts assim que nos ajudam a abrir os olhos para filmes e livros que tentam nos desviar do Senhor, continue fazendo, que Deus te abençoe...

    http://arvoreseseusfrutos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorrayne, Que Deus continue abrindo nossos olhos contra essas coisas ocultas. Deus te abençoe muito.

      Excluir
  7. Kellyane Araújo19:41

    Oh San eu amei. E Sobre o podcast? Vc ainda vai fazer? Adorei aquele aonde vc falar sobre o namoro cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, sim, com certeza terá mais podcasts pela frente. Aguarde...

      Excluir
  8. Oi San, da uma passadinha no blog, te indiquei em uma Tag, se você gostar e quiser responder! beijinhos!

    http://estiloassembleiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany, obrigada por lembrar de mim amada, só que eu já fiz essa tag. Beijos.

      Excluir
  9. Confesso: eu gostava desses livros e dos filmes, mas percebir que não me edificam. Se o próprio ator odeia ter participado do filme, imagine eu... Bom trabalho San, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Bárbara se o próprio ator odeia o filme imagine nós, meras mortais. Devemos manter o mesmo desprezo e nos afastar das obras das trevas :)

      Excluir
  10. Anônimo10:55

    Eu amei o primeiro filme. Nossa mexe com a mente de qualquer menina. Imagina só um romance proibido. Mas eu tinha em mente que vampiro é algo maligno. Não existe essa de vampiro bonzinho que ama a menina e a protege; Quem nos protege é o senhor, como diz o meu pastor, a ''TIRAVISÃO (televisão)''tem feito o possível para nos enganar com seus filmes e novelas manuseados pelo inimigo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ivony, quem nos protege é Deus. E a televisão nos tira a visão do discernimento bíblico

      Excluir
  11. Anônimo16:56

    Nunca gostei de Crepúsculo. Vampiro que brilha no sol, putz.

    ResponderExcluir
  12. A paz nossa Sandreanny não imaginava que o filme que gosto tanto de ver tinha na verdade o intuito tão ruim assim..Obrigada pela sua visita no meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Núbia, o mal se esconde onde a gente menos ver..

      Excluir
  13. Amém!!! Sandreanny esse post vai abrir os olhos de muitas pessoas. Todas as pessoas deveriam ler esse post... Agora eu achei algo errado no seu post. Como você quer passar(vender) algo maldito(o livro) para outra pessoa?. Eu acho melhor é você queimar esses livros e não vendê-los. Beijos lindona e parabéns pelo post! Fique na paz de CRISTO!♥

    http://blogonovodedeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Talita pensando bem vou queimá-los mesmo ☺
      Obrigada pela dica! :)

      Excluir
    2. De nada linda! :D

      Excluir
  14. Anônimo22:55

    Olá! Se eu lesse esse post alguns anos atrás eu iria até sua casa pra te bater kkkk sério eu era muuuito fã. Sabe alquela pessoa que sabe as falas decoradas? Eu aqui! Graças a Deus o Senhor me libertou (e olha que eu ainda nem era convertida). Existe também aquela série chamada The Vampire Diaries- Diário do Vampiro e aquela American Horro Story que é obra de Satanás do começo ao fim.

    O mais triste é que em setembro ganhei 7 livros que não são de Deus o box da saga crepúsculo e o vol. 3 e 4 da Série os instrumentos mortais. Mas Deus é tão bom que toda vez que eu ia pegar pra ler eu sentia algo dentro de mim falando: "Não faça isso sua comunhão com Deus está em jogo!" e acabei nunca lendo (e minha mãe que não é de Deus AINDA está chateada :/).

    O melhor mesmo é agente se perguntar sempre que for fazer alguma coisa: Jesus faria isso ou Ele se agrada do que estou prestes a fazer?

    Que Deus continue te usando linda! :D

    http://resgatadapeloreii.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa kkkkk, fiquei surpresa agora. Eu sei como é. Também amava esse filme (do livro nunca gostei, comprei obrigada), mas o sangue de Jesus me libertou desse mal. Depois que a gente O aceita na nossa vida, percebe o quão ruim e sujo são as obras do diabo, que nos engana com um filme como esse, onde tudo parece lindo e romântico, quando na verdade é só para nos afastar de Deus.
      Volte sempre linda ♥
      Beijokas!!!

      Excluir
  15. Eu também gostava desse filme,eu não sabia que ele tinha um significado tão impressionante.Tchaw fique com Deus www.jesusbysalvacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente aceita Jesus e se entrega a Ele, Ele retira as escamas dos nossos olhos. Paz querido

      Excluir
  16. olá!! Após ter relatado suas impressões cristãs sobre o livro e concordo com todas elas voce está vendendo os livros? quem os comprasse teriam acesso a esses conteúdos!!! a dúvida é fico com o prejuizo financeiro e queimo, rasgo sei lá, ou vendo para outro jovem, porque se ele ler e gostar tanto faz eu tive meu dinheiro de volta???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros já foram queimados. :(
      Mas, agradeço pela opinião

      Excluir
    2. Qual foi o motivo dos livros serem queimados? Teve algum motivo específico ou vc simplesmente queimou? Sou uma pessoa que gosta muito dessas coisas mitológicas (unicórnios, sereias, vampiros...) Mas sabe, sou cristã desde que nasci e minha mãe me condena um pouco, ainda mais sobre vampiros, mas seu post abriu meus olhos!

      Excluir
  17. meu Deus eu nunca li tantas besteiras! Tomara que você não coma carne mal passada pq Deus condena. Querida estuda a biblia; estuda o texo, estuda pra quem foi escrito e pq... Não fique escrevendo tanta besteira na internet, nao utilize versiculos isolados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto amor no coração. <3
      Passar bem, pessoa. E não infarte.

      Excluir
  18. Oi vc pode fz alguma matéria sobre o seriado The Vampire Diaries?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria que assisti-lo, o que esgotaria a minha paciência... Verei se isso será possível conforme a minha agenda.

      Excluir
  19. É exatamente isso que vc disse.. uma porção de gente leu, gostou na época, mas por causa de modinhas, ficam dizendo que o livro é lixo e não sei o que mais sendo que tem muito coisa pior por aí.

    After é mil vezes pior que Crepúsculo.

    ResponderExcluir
  20. Melhor análise. Mil beijinhos, estrelinha.

    ResponderExcluir
  21. O mito cria (Stephenie Meyer), e o lixo copia (E. L. James).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião