Pular para o conteúdo principal

"Abominável" é um filme adorável


Nome Original: Abominable
Ano: 2019
Duração: 1h37m
Direção: Jill Culton

Sinopse: Uma adolescente e seus amigos embarcam em uma jornada épica para reunir um Yeti com sua amada família. Para isso, eles devem chegar no ponto mais alto do planeta.

🌬❄

"Abominável", antes de tudo, não tem nada de Abominável. Eu poderia muito bem trocar este título por um que se encaixasse melhor na história, tais como Admirável , ou quiçá, chamá-lo pelo nome do deuteragonista, o peludo e fofo Everest, que nos cativa em cada minuto de tela.

Não minto quando digo que esse filme encantou-me por dias, e obviamente, quis reprisá-lo, assistindo-o uma ou duas vezes subsequentes. 

Seguimos a história da intrépida Yi, uma garota chinesa que não para quieta, e sempre está em busca de fazer bicos e outros trabalhos extras nada amenos, a fim de juntar a maior parte de dinheiro possível para realizar um sonho. Um grande sonho seu. 

Yi não é bem compreendida pela sua mãe e avó, além da mocinha não ter amigos, pois a mesma isolou-se de tudo e todos quando o pai morreu, ocupando-se com os variados trabalhos para ter de realizar o desejo de seu finado pai, que era o de viajar por toda a China. 

Um dia, Yi encontra uma criatura estranha em seu telhado, enquanto a mesma tentava conectar-se outra vez com a música, tocando violino no telhado, e em vez de entregá-lo para as autoridades, ela decide cuidar e proteger a criatura ferida. Acontece que o tal bichinho era um Yeti ou outrora chamado Abominável Homem das Neves e estava sendo caçado por uma corporação que tinha como cabeça um velhote ranzinza conhecido como Sr. Burnish.

Indo contra todas as perspectivas, Yi viaja com Everest, juntamente a Jin (que só faz parte da viagem para vigiá-los) e Peng, o primo dele, uma criança entusiasmada com basquete (90% do que Peng faz ou fala tem haver com basquete), vivendo assim uma jornada maravilhosa.

A amizade entre os quatro (Yi, Everest, Jin e Peng), é tão verdadeira e sincera que acabei pegando-me em vários momentos para que o filme continuasse apenas com a interação deles. Porém, precisamos dos cortes de cenas, para nos mostrar os planos desnecessários do vilão, que a este ponto, tão pouco importava para a trama.

Creio que o personagem que mais teve evolução e um genuíno desenvolvimento fora o esnobe Jin. Veja bem, no começo do filme, é mostrado o quão mesquinho é o garoto, apenas deslumbrado em obter curtidas nas redes sociais, apegado à selfies, importando-se com a sua aparência, e agindo de forma azucrinante com a Yi, nunca de fato chegando a importar-se verdadeiramente com ela, fato este que muda na metade da película, e ele passa a tratá-la de forma mais amistosa. 



Acima de tudo, Abominável é sobre uma jornada de cura. 

Yi é uma garota fechada, muitíssimo reservada, que troca poucas ou nenhuma palavra com a mãe, e que parou de tocar violino, porque aquilo lembrava-lhe de seu falecido pai e ele já não estava mais lá junto a ela. Quando Yi conhece Everest, ela faz uma coisa que há muito tempo não fazia; tocar violino. Aos poucos, aquela garota amargurada vai abrindo-se e se tornando forte e mais corajosa, pois ela descobriu que nunca esteve sozinha, e que podia contar com as pessoas ao seu redor. 

A sequência em que Yi toca violino em frente ao Grande Buda de pedra, é, em minha irrelevante opinião, com toda certeza, uma das cenas mais lindas que já vi em uma animação.

Abominável, também, é uma jornada sobre o retorno para o lar. E não refiro-me ao Everest que tanto Yi deseja fazê-lo regressar à sua terra natal, mas sim, estou referindo-me à própria Yi, que há muito tempo a palavra "lar" perdeu o significado para ela.

Uma pena que esse filme fez pouquíssimo dinheiro, pois para muitos, bilheteria é sinônimo de qualidade e sucesso, o que é uma grossa mentira e uma baita ignorância, pois já testemunhamos várias tranqueiras fazerem sucesso e terem sequências uma atrás da outra, drenando o máximo possível de uma franquia. **cof, cof, Transformers, cof, cof**.

O único fator que desagradou-me bastante foi a vilã. Ela é tipicamente a "vilã do Plot Twist". Shyamalan deve estar orgulhoso disso!

 Vou explicar do quê se trata isso: é aquele personagem bonzinho cujas intenções nunca são maldosas, porém, no final do filme, ele se revela como o diabo em pessoa. Vimos isso em Toy Story 2 e 3, Detona Ralph, Frozen, Os Incríveis 2, Operação Big Hero, Zootopia, sendo que os quatro últimos citados carregam os piores vilões/vilãs já existentes. Enfim, não gostei dela e por pouco ela não estragou o filme. Suas motivações eram fracas e risíveis, sua mudança de personalidade não me convenceu, e fora que vi em algum vídeo do YouTube que a aparência dela remetia à Mérida (Valente) e Karen (a babá de Zezé dos Incríveis). Como eu disse, não deu tempo para ela fazer estrago na história, mas se a cortasse do enredo e focasse a aventura apenas em Yi, Jin, Everest e Peng, creio que eu teria aproveitado muito mais.

Lição para a vida, crianças. Não é obrigatório criar um vilão para a história, somente "porque sim, precisamos de um vilão". Existem várias animações boas que não possuem vilões. A Viagem de Chihiro e O Conto da Princesa Kaguya são dois bons exemplos de filmes ótimos que não possuem antagonistas.



Outra coisa que me desagradou, apesar de eu ter dito que fora apenas a vilã que decepcionou-me, foram as piadas fora de hora. Tem um personagem secundário chamado Dave e sempre tinha alguma piadinha o envolvendo, e alguém repreendendo-o dizendo: "fala sério, Dave". Se era para ser algum bordão, a lá SNL, falharam miseravelmente. Ah, e tem as benditas cobras "upas". Que coisinha irritante aquilo. 

Quando o filme tenta forçar comédia, ele falha. Mas, quando ele toca em assuntos profundos como luto, depressão e solidão, ele acerta em cheio.

Ao menos, o "vilão" original, o Sr. Burnish, tem a sua redenção, tornando-se um bom homem e percebe a tempo o seu erro em querer caçar uma criatura rara. Isso foi louvável e gostei do rumo que o filme tomou quando o Sr. Burnish arrependeu-se de seus feitos.

Pois bem, apesar da vilã sem noção, Abominável ainda assim é um filme encantador. Gostaria que houvessem explorado mais os poderes de Everest ou a origem dos Yeti. Uma pena que talvez não venham sequências deste filme, mas se fizeram o segundo filme dos The Croods, talvez, ainda tenhamos esperanças em vir um Abominável 2, ou uma série de animação sobre ele, já que a DreamWorks e a Netflix estão empenhadas juntas a fazerem séries. Bom, fizeram uma série sobre o irritante e repulsivo The Boss Baby, mas nada sobre A Origem dos Guardiões... Às vezes, perco a fé na humanidade.


 Recomendo Abominável a todos, e apesar do nome um tanto pavoroso, é um filme Adorável. Um filme que no fim do dia nos deixa com um calorzinho no peito. 

Querendo muito agora uma pelúcia do Everest.

❄❄❄❄



Notinha pós-crédito: passei tanto tempo fascinada com este filme, que em julho desse ano, desenhei uma fanart "e se Yi e Everest fossem do mundo de Digimon?". Bem, o resultado foi esse. Espero que gostem.




Por hoje é só, pessoal.

See ya!




Comentários

  1. Graça22:43

    Fofo :-)

    ResponderExcluir
  2. Juju Melo09:42

    Lindão :)

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo e fofo.Parabéns pela família abençoada. ♥
    Beijinhos.
    http://pensamentosdeumacrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda. Beijos e fica com Deus :)

      Excluir
  4. Awwn seu filho é muito lindo , da vontade de apertar , morder rsrs '
    beijinhos
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade muita fofura para um bebê...
      Obrigada por me visitar :)

      Excluir
  5. Olá, Amiga! Família linda e abençoada! Que o Senhor Jesus esteja sempre presente na vida de vocês! Um grande abraço!
    PS- Vi a sua entrevista no Blog Paris e deixei um comentário lá também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo e volte sempre :)

      Excluir
  6. O filme mais lindo que já vi.

    ResponderExcluir
  7. Esse filme merecia mais. Muito lindo.

    ResponderExcluir
  8. conhece um filme chamado a bailarina ? poderia resenhar ele ?

    ResponderExcluir
  9. QUE DESENHO MAIS LINDO!!!
    😍❤😍❤😍❤😍❤

    ResponderExcluir
  10. Esse filme se tornou o meu favorito. Obrigada por falar dele. Amo muito mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião