Pular para o conteúdo principal

❝As Crônicas de Nárnia❞ é realmente um livro/filme cristão?



🦁🚪

Alguns anos escrevi uma postagem sobre As Crônicas de Nárnia. E foi um artigo infelizAcompanhe agora um artigo completamente revisado, reformulado, reescrito e com alguns extras.
Há 70 anos, nos era apresentado um mundo diferente do nosso, visto pelos olhos de uma garotinha curiosa, que acessava-o a partir de um guarda-roupa mágico.

E assim, inicio o artigo.
 
 Como prometido, um artigo sobre as Crônicas de Nárnia. Demorei meses e mais meses para tentar reescrevê-lo, e assim, apagar metade das incoerências que escrevi anos atrás.

Caramba, passaram-se sete anos desde o meu equívoco.

 Muito provável que poucos encontrem esse artigo devido a todas as mudanças ocorridas no blog, porém, estou fazendo a minha parte.

Vou logo de antemão enterrar esta fatídica dúvida que todos os cristãos tem acerca desta obra. 

Podem respirar sossegados pois As Crônicas de Nárnia, é sim, um livro inspirado nos preceitos cristãos, e digo mais: baseado na jornada bíblica.

Quem nunca leu aquela passagem em que Aslam sacrifica sua vida, para que a vida de Edmundo fosse poupada, e pegou-se pensando no sacrifício de Jesus na cruz? Pois bem, meus amigos, está tudo interligado.

Acredito que a maior dúvida de quem nunca leu As Crônicas de Nárnia, e guiaram-se pelos filmes da Disney (que cá entre nós, distorceu grande parte do ensinamento original do livro) seja das tais figuras mitológicas presentes nele, vindas de variadas culturas. 

Vemos sátiros, fadas, ninfas, centauros, etc.

Já vou logo lhes dizendo que isto não tem nada a ver, é um preconceito tolo, as criaturas que lá existem não diminuem a concepção da série de livros como um todo. Na verdade, até emerge o leitor aprofundando-o na magia e fantasia, deixando-o afeiçoado à história. 

Porém, logo sou cobrada por mais um cristão moralista que me diz: "mas estas criaturas são seres monstruosos e pagãs, e não vou deixar meus filhos lerem isso". Okay, mas devo logo contestar que esse é um pensamento um tanto... idiota. Acaso já leu a respeito dos seres viventes descritos no Livro do Apocalipse? As criaturas de Nárnia são fichinha comparado a eles.

Droga, perdi o fio da meada. Como eu outrora disse, sou a rainha da enrolação.

Continuando.

Muitos atentaram-se apenas a descrição das tais criaturas e esqueceram de ver a mensagem profunda que haviam nos livros. A mensagem da cruz, principalmente. Cada livro tem a missão em carregar uma história da Bíblia postas de forma subliminar.

O Sobrinho do Mago retrata o Gênesis, com a criação de Nárnia sendo contemplada por Polly e Digory, assim como A Última Batalha, como o próprio nome já diz, é puramente o Livro do Apocalipse. Aqueles que creram em Nárnia, viverão ao lado de Aslam, enquanto aqueles que esfriaram em sua crença, não tiveram a mesma sorte. Muitos do que antes eram aliados, acabam sendo deixados para trás. Sei que parece sombrio retratar isso em um livro infantil, mas acredite, é mais belo do que parece.

Outras, na falta de argumentação em admitir a mensagem cristã que As Crônicas de Nárnia passa, opta por apontar o fato de que C. S. Lewis fora ateu durante boa parte de sua vida. Acontece, que ele converteu-se ao cristianismo graças ao seu amigo, J. R. R. Tolkien (que foi incentivado por C. S. Lewis a escrever a saga do Senhor dos Anéis). Se ele conseguiu mudar e voltar-se ao Salvador e aceitá-lo de todo o coração, por que muitos do que se dizem crentes não afirmam esta ideia? Por que ainda recusam e espalham falácias? É como se não aceitasse C. S. Lewis como se fossem um dos seus. 

Oh, e este homem passou por tantas injustiças em sua época. Foi criticado de diversas maneiras, de injustas maneiras, mas ainda assim, não desistiu das Crônicas de Nárnia, pois estava empenhado em repassar a sua mensagem.

As Crônicas de Nárnia ensinaram-me a ser uma pessoa melhor. Não minto quando digo isto. É muito raro eu encantar-me tanto com um livro, quem dirá com uma saga, e conforme eu lia, mais e mais ficava apegada aos personagens e mais admirava-se com a figura de Aslam. Que ser paciente e unânime era Ele. 

Os personagens aprendem com seus erros, e tornam-se pessoas melhores, como o Eustáquio, que era uma criança insuportável, e quando tem a sua chance de viver a sua própria aventura, se torna um bom amigo, ajudando uma garota chamada Jill. Ou Lúcia, que todos os leitores julgam como uma personagem perfeita, contudo, a mocinha sente uma pequena pontada de inveja de sua irmã, Susana. É o livro ressaltando que somos humanos e falhos, mas nem por isso, devemos deixar nossos defeitos sobreporem nossas qualidades, ou até mesmo, nossa fé.


Queria estender-me mais, porém, acredito que outros blogs e sites tenham feito um trabalho mais espetacular e decente que o meu, vendo todos os pontos da série de livros e exaltando-os da forma como deve ser. 

Qual é o seu livro favorito? O meu é a Cadeira de Prata, pois foi que mais falou comigo e o que mais li com empenho.

Não esqueça de comentar pois adoraria saber a sua opinião. 

See ya.




Comentários

  1. Maria20:36

    É um filme muito estranho e foge muito da bíblia. eu não gosto dessas coisas não.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:33

    Eu ganhei o livro mas nunca comecei a ler... Confesso que tudo o que você disse fez sentido e que apenas pedi o livro da saga por crer que se tratava de algo cristão mas já assisti um filme da saga e não encontrei nada da palavra... Talvez uma ou outra coisa mas é muito confuso :p o jeito é deixar pra lá e ficar nO livro que realmente importa. A Bíblia!

    http://resgatadapeloreii.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que texto infeliz.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo01:18

    Acho que antes de fazer uma crítica do filme é importante ler o livro, como sabemos nem todo filme é fiel ao livro, e um detalhe antes de " O leão a feiticeira e o guarda roupa" existe um livro anterior, se você resolvesse ler teria um embasamento melhor para fazer uma critica concreta e plausível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se não me engano, no livro ele nem faz guerrilhas, Aslam apenas se preparou para a guerra, ele não fica com seu povo o tempo todo ele só aparece quando realmente precisam dele, já o filme é realmente' intrigante o que ele faz com a historia do livro, mas Narnia é sim no meu ponto de vista um LIVRO cristão, mas o filme COM TODA A CERTEZA não.

      Excluir
  5. Anônimo16:20

    Que ridiculo... dizer que cores simbolizam bem ou mal.. querida o Diabo não escolhe cor pra aparecer.. leia a Biblia que diz que Satanaz aparece ate como Anjo de luz.. Outra coisa... quando eu nao era evangelica eu assisti esse filme e sempre entendi que falava algo sobre Cristianismo, ... Respondendo sua pergunta porque Aslan nao interfere na guerra de NArnia....Porque é uma guerra espiritual... Narina é apenas uma metáfora .. vc sabe o que uma metafora ?. vc tem que ler o livro melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não entendeu o que a autora quis passar. Inclusive ela até disse desse versiculo que vc disse. Tome cuidado e veja o que esta escrito na bíblia: "E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;"
      Lucas 8:12

      Excluir
  6. Concordo totalmente! Antes de adquirir mais sabedoria na palavra de Deus eu realmente amava essa obra do Lewis (apesar de todas as vezes em que assisti os filmes sempre ficava com uma sensação estranha) , gostava tanto que adquiri o livro. No mesmo dia que comprei eu senti que aquele livro não era Cristão. A mesma sensação estranha do filme (opressão) eu senti naquele livro. No mesmo dia minha mãe pediu para eu me desfazer daquilo e foi o que fiz. Graças a Deus nem cheguei a ler, e aconselho aos amados irmãos que ainda gostam desse mundo de Nárnia,que peçam sabedoria e discernimento ao Senhor, pois isso está demasiadamente em falta nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espirito santo nos dar discernimento para saber o que é certo e o que é errado.Mas o problema é que nem todo mundo quer ouvir a sua voz.Vc falou tudo Raquel Lima , eu tn senti o msm em relação ao livro

      Excluir
  7. Se matrix tem a base cristã pq Nárnia n pode ter na hr o leao morre era para salvar Nárnia acha q só pq a Disney é toda cheia de coisa ruim q n pode a base de Nárnia é sim cristã

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque esse povo perde tempo defendendo esse filme! O texto já disse tudo sobre os livros e filmes!!
    Caramba gente, esse leão NÃO É JESUS!
    Será que não entendem??? Ficam defendendo essa droga de filme, que além de besta é chato!
    Vão ler a Bíblia e larguem Nárnia de mão!!! Affs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem mais: EU NUNCA VI FADAS OU SEREIAS NA BÍBLIA!!!
      Pronto falei!

      Excluir
  9. Anônimo10:13

    Oi, me chamo laura, achei interessannte suas ideias a respeito do livro, eu li um pouco dele mas nao cheguei a segunda história (são 7 pelo que vi) mas pesquiso bastante e vi que Aslan na verdade é o filho do grande rei que surgiu com Nárnia então poderia ser Jesus Cristo, algo que me fez pensar foi seu sacrifício por Edmundo, familiar não acha? Jesus se sacrificou assim como Aslan pelos erros de Edmundo, Lembrando que ele volta a vida(se parte a mesa de pedra).
    Acho que são coincidências que percebi(caso eu esteja errada me desculpa viu) e acho que algumas coisas tambem não constam na bíblia, minha pergunta é, Se Aslan é Jesus, então quem é a feiticeira?

    ResponderExcluir
  10. Se convêm ler o livro ou assistir o filme o Espírito Santo nos dirá, afinal não é Ele o responsável por nos convencer da justiça e do juízo?
    Se vc tiver dúvida sobre aquilo que está fazendo, provavelmente é pecado, assim como disse Paulo.

    ResponderExcluir
  11. As parabolas de Jesus sobre o Juiz Iniquo o que você acha? E o Juiz na parabola é o proprio Deus, mas Jesus fala comparando-o C.S.Lewis apenas fez uma comparação ou parábola, a mesma coisa é sobre a Parábola do rico e Lázaro, que muitos acham q é um fato, mas na verdade é uma parábola, porque se fosse literal o Inferno e Céu estariam um perto do outro, e pra ser salvo tem que ser mendigo... mas isso se trata sobre Israel, porque no final da parábola Abrãao diz: "Eles creem em Moisês e os profetas?" O Rico diz: "Não, mas se alguém ressuscitar eles vão se arrepender dos pecados" e Abraão responde: "Ora se eles não crê em Moisês e os profetas como crerão que ressuscitou dos mortos" enfim... abraços.

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro, sim os sete..e tenho que dizer que sim, ele se utilizou de toda a simbologia cristã e ainda mais mostrou a doutrina da graça. Aslan é inspirado em Cristo.. Agora a critica está sim noa seres mitológicos.. A pesar de que se leres apocalipse você desconfia que no céu não ha coisas tão "normalzinhas" , e nem vamos falar do ultimo livro que demostra claramente o julgamento os da esquerda e da direita..acredito que se você nao viu o que eu vi.. Claro que não é Jesus.. Jesus é Jesus. Não acredito que o autor tenha a pretensão de igualar-se a Bíblia..mas que se inspirou nela pra escrever essa história pra crianças. Melhor se inspirar na Bíblia do que em bruxaria creio eu..
    PS: sobre Harry Potter deverias ler fala de racismo e baseia-se ou é inspirado na guerra contra o nazismo.. Mas esse é outra historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar. Não, não pretendo falar sobre HP, porque como podes comprovar, o blog está desativado e não pretendo retornar a postar tão cedo.
      Paz.

      Excluir
  13. Não li o livro então não posso falar muito mas pelo que vi nos dois primeiros filme não tem muita coisa de evangélica! Tem a a parte q o Leão da sua vida pela do menino , mas pra mim foi só isso. E outra coisa desde quando a Disney faz filmes evangélicos? E porque tem tantas figuras mitológicas em um filme cristão? Eu particularmente acho q os filme não tem nada de evangélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os filmes desviaram do assunto principal.

      Excluir
  14. Sinceramente? Eu já vi esse filme é não me lembro muito bem como é, mas como as pessoas falam que esse filme e de Jesus comecei a pensar que era, mas tendo sempre a dúvida no meu coração(porque não consigo confiar muito nas palavras das pessoas sem fatos), a pouco tempo a trás fui ler um livro desse autor (resumo), E meio que ele fala que não gosta de falar á religião dele, e achei meio estranho, então decidi pesquisar se realmente era, e achei uma boa explicação e um bom esclarecimento... e tem tudo haver o que você disse!!
    Belo trabalho:) parabéns!^-^

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante a opinião do autor desse texto comentando varios detalhes sobre a obra. Entretanto há muitas coisas que vcs deixaram de reparar... na parte em q esse comentarista diz que não há menção nenhuma da bíblia, eu tenho q discordar... no livro de Eustáquio, conta como foi criada Nárnia, e comenta sobre o canto do Leão que criou todas as coisas, inclusives os animais falantes. É uma passagem mto parecida com gênesis. Ea tem algumas fantasias e conta tbm algumas coisas meio mágicas que acontecem... entretanto a bíblia ñ é um livro pagão, e acontecem muitas coisas que a gente talvez chamaria de mágica se ñ soubessemos o tamanho da grandeza de Deus, e seu Poder. Sobre o mesmo livro ainda fala que o garoto tem a mãe doente e precisa de algo pra curar que só alguém de coração bom conseguiria, ele entra num lugar muito parecido com o jardim do Eden depois que adão e eva foram espulsos, ele tava totalmente fechado, mas foi permitido a entrada do garoto pra um bem maior, digamos... (claro, mais ficção, só q C.S. Lewis nenhum momento disse q escreveu uma continuação da bíblia, é sempre aquela coisa do “E se...” “se eu tivesse no Eden?”... fala tbm da agua de um rio q cura tudo.. e de uma fruta q ao comer sara todas as enfermidades de quem estiver doente, É como se essa fruta tornasse alguém imortal... fazendo mensão a Arvore da Vida... lá eles falam q é uma maça.. pra ter algo a que simbolizar tbm.. novamente o conceito de “E se...”. Tem tbm o livro de Shasta, que fala de um garoto que era principe, e um dia seria Rei da Arquelandia, mas foi criado quase como escravo... em uma terra bem distante... no trajeto de fuga ele tem q passar por um deserto e ta completamente sozinho, então ele fica com mto medo... até q ele vê um gatinho, que fica com ele e faz ele se distrair e ñ se sentir com tanto medo mais... inclusive no meio da noite qndo ele ouve barulhos e sente medo, ele ouve o rugido de um leão, mas não sente medo, ele sente algo como um temor, mas não é medo... ta blz.. mta coisa... num parte da jornada tbm o garoto ta atravessando uma montanha e escuta pegadas, e a respiração d uma animal beeeem grande, ele nunca tinha ouvido falar de Aslan antes, Mas ele sabia q não faria mal algum.. e quando o leão falou com ele com sua voz mansa, ele se sentiu seguro... e daí ele perguntou pq o Leão era tão grande, e Aslam respondeu q ele era do Tamanho que o garoto o via. Fazendo novamente menção a nossa fé... que dependendo de nós, podemos enchergar Deus mto grande como ele realmente é... ou ñ tão grande assim.. e a fé do garoto era enorme.. Olha, eu sei que acontece mtas coisas sim, que parecem ser violentas e tal.. mas eu num sei se vcs ja repararam.. a Bíblia é o livro que mais fala de guerra do mundo... conta como Deus transformou simples fugitivos escravos da Terra do Egito em grandes soldados fortes e valentes lutando por uma terra prometida.. e conta tbm sobre as lutas de cada um... o filme e os livros Narnia ñ é a Bíblia claro, e vcs deveriam msm ler a Bíblia o maximo q puderem.. mas se quiserem ter em q se inspirarem principalmente.. mas ñ podem negar q essa história ensina sim, mtos princípios e valores... principalmente cristãos... mas nossos pensamentos “cheio de nós mesmos”, prestamos mta atenção em coisas a toa, e estamos mais preparados pra julgar que ver a real beleza das coisas. O autor desse texto sobre o livro disse que quando criança, achou fantástico o filme... mas depois q cresceu com sua maturidade toda perdeu um pouco o encanto... Isso acontece com Suzana no livro, qndo se torna adulta, ela num acha mais grande coisa suas aventuras vivida em Narnia e sua esperiencia com Aslan.. ela tava ocupada demais reparando na futilidade do mundo. Mas como é citado no livro e pode ser comparado com a Bíblia... “Somente quem tem o coração de Criança, consegue chegar a Alvorada.” Querido autor, vc escreve excelente e está de Parabéns, gostei mto de como vc se expressa. Mas peço apenas que considere esse humilde post meu, ñ como uma critica ao seu, mas como uma reflexão. Desde já agradeço atenciosamente.

    ResponderExcluir
  16. ''Como pode ser um livro/filme cristão, se vemos bestas falarem, divindades pagãs em harmonia com o reino e guerrilhas e o derramamento de sangue inocente? Não é errado todas estas coisas?!'' Acabou de descrever tudo que tem na bíblia kkkkkkk (tô esperando me chamarem de defensor do Diabo, fanático, e por aí vai,)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Vc está certo. Por que te chamaria de defensor do diabo? Estou grata por compartilhar de uma opinião diferente.
      Paz

      Excluir
    2. kkkkk a lacradorazinha achando que iria lacrar e a Sammy dá uma resposta dessa sem descer do salto. 💅🏻 o nadinha e a rainha. chora.

      Excluir
    3. Descansa, militante.

      Excluir
  17. Quero muito ler esse artigo, sambar na cara dos ignorantes e mostrar que CDN é cristão sim!!

    ResponderExcluir
  18. Volte logo para nós.
    🙇🏻‍♀️👏🏻🙇🏻‍♀️👏🏻

    ResponderExcluir
  19. CARAMBA! QUE ARTIGO PERFEITO!!

    ResponderExcluir
  20. Quer saber? Assino embaixo tudo o que você escreveu. E mais: valeu a pena espera sete anos por isso.

    ResponderExcluir
  21. Como a Disney comprou a Fox, que tinha os direitos da série depois do terceiro filme, é possível que façam uma série no Disney+. Netflix não. Pelo amor de Deus. Vão cagar em tudo.

    ResponderExcluir
  22. Que postagem magnífica, Sammy. Senti Deus falando através de você, menina.

    ResponderExcluir
  23. Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo. Desejos de um feliz e próspero Ano Novo!

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Primeira vez aqui e já estou amando.

    ResponderExcluir
  25. "O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA" É UM LIVRO ISEKAI. CHANGE MY MIND!!

    ResponderExcluir
  26. Gosto dos filmes, mas os livros são uma obra de arte. Jamais os trocaria por filme ou série pq sei que nunca será fiel.

    ResponderExcluir
  27. Um dos melhores livros com narrativas cristãs. Uma pena que a pessoa ler CDN e não absorve nada sobre os ensinamentos de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...