Pular para o conteúdo principal

❝As Crônicas de Nárnia❞ é realmente um livro/filme cristão?



🦁🚪

Alguns anos escrevi uma postagem sobre As Crônicas de Nárnia. E foi um artigo infelizAcompanhe agora um artigo completamente revisado, reformulado, reescrito e com alguns extras.
Há 70 anos, nos era apresentado um mundo diferente do nosso, visto pelos olhos de uma garotinha curiosa, que acessava-o a partir de um guarda-roupa mágico.

E assim, inicio o artigo.
 
 Como prometido, um artigo sobre as Crônicas de Nárnia. Demorei meses e mais meses para tentar reescrevê-lo, e assim, apagar metade das incoerências que escrevi anos atrás.

Caramba, passaram-se sete anos desde o meu equívoco.

 Muito provável que poucos encontrem esse artigo devido a todas as mudanças ocorridas no blog, porém, estou fazendo a minha parte.

Vou logo de antemão enterrar esta fatídica dúvida que todos os cristãos tem acerca desta obra. 

Podem respirar sossegados pois As Crônicas de Nárnia, é sim, um livro inspirado nos preceitos cristãos, e digo mais: baseado na jornada bíblica.

Quem nunca leu aquela passagem em que Aslam sacrifica sua vida, para que a vida de Edmundo fosse poupada, e pegou-se pensando no sacrifício de Jesus na cruz? Pois bem, meus amigos, está tudo interligado.

Acredito que a maior dúvida de quem nunca leu As Crônicas de Nárnia, e guiaram-se pelos filmes da Disney (que cá entre nós, distorceu grande parte do ensinamento original do livro) seja das tais figuras mitológicas presentes nele, vindas de variadas culturas. 

Vemos sátiros, fadas, ninfas, centauros, etc.

Já vou logo lhes dizendo que isto não tem nada a ver, é um preconceito tolo, as criaturas que lá existem não diminuem a concepção da série de livros como um todo. Na verdade, até emerge o leitor aprofundando-o na magia e fantasia, deixando-o afeiçoado à história. 

Porém, logo sou cobrada por mais um cristão moralista que me diz: "mas estas criaturas são seres monstruosos e pagãs, e não vou deixar meus filhos lerem isso". Okay, mas devo logo contestar que esse é um pensamento um tanto... idiota. Acaso já leu a respeito dos seres viventes descritos no Livro do Apocalipse? As criaturas de Nárnia são fichinha comparado a eles.

Droga, perdi o fio da meada. Como eu outrora disse, sou a rainha da enrolação.

Continuando.

Muitos atentaram-se apenas a descrição das tais criaturas e esqueceram de ver a mensagem profunda que haviam nos livros. A mensagem da cruz, principalmente. Cada livro tem a missão em carregar uma história da Bíblia postas de forma subliminar.

O Sobrinho do Mago retrata o Gênesis, com a criação de Nárnia sendo contemplada por Polly e Digory, assim como A Última Batalha, como o próprio nome já diz, é puramente o Livro do Apocalipse. Aqueles que creram em Nárnia, viverão ao lado de Aslam, enquanto aqueles que esfriaram em sua crença, não tiveram a mesma sorte. Muitos do que antes eram aliados, acabam sendo deixados para trás. Sei que parece sombrio retratar isso em um livro infantil, mas acredite, é mais belo do que parece.

Outras, na falta de argumentação em admitir a mensagem cristã que As Crônicas de Nárnia passa, opta por apontar o fato de que C. S. Lewis fora ateu durante boa parte de sua vida. Acontece, que ele converteu-se ao cristianismo graças ao seu amigo, J. R. R. Tolkien (que foi incentivado por C. S. Lewis a escrever a saga do Senhor dos Anéis). Se ele conseguiu mudar e voltar-se ao Salvador e aceitá-lo de todo o coração, por que muitos do que se dizem crentes não afirmam esta ideia? Por que ainda recusam e espalham falácias? É como se não aceitasse C. S. Lewis como se fossem um dos seus. 

Oh, e este homem passou por tantas injustiças em sua época. Foi criticado de diversas maneiras, de injustas maneiras, mas ainda assim, não desistiu das Crônicas de Nárnia, pois estava empenhado em repassar a sua mensagem.

As Crônicas de Nárnia ensinaram-me a ser uma pessoa melhor. Não minto quando digo isto. É muito raro eu encantar-me tanto com um livro, quem dirá com uma saga, e conforme eu lia, mais e mais ficava apegada aos personagens e mais admirava-se com a figura de Aslam. Que ser paciente e unânime era Ele. 

Os personagens aprendem com seus erros, e tornam-se pessoas melhores, como o Eustáquio, que era uma criança insuportável, e quando tem a sua chance de viver a sua própria aventura, se torna um bom amigo, ajudando uma garota chamada Jill. Ou Lúcia, que todos os leitores julgam como uma personagem perfeita, contudo, a mocinha sente uma pequena pontada de inveja de sua irmã, Susana. É o livro ressaltando que somos humanos e falhos, mas nem por isso, devemos deixar nossos defeitos sobreporem nossas qualidades, ou até mesmo, nossa fé.


Queria estender-me mais, porém, acredito que outros blogs e sites tenham feito um trabalho mais espetacular e decente que o meu, vendo todos os pontos da série de livros e exaltando-os da forma como deve ser. 

Qual é o seu livro favorito? O meu é a Cadeira de Prata, pois foi que mais falou comigo e o que mais li com empenho.

Não esqueça de comentar pois adoraria saber a sua opinião. 

See ya.




Comentários

  1. Maria20:36

    É um filme muito estranho e foge muito da bíblia. eu não gosto dessas coisas não.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:33

    Eu ganhei o livro mas nunca comecei a ler... Confesso que tudo o que você disse fez sentido e que apenas pedi o livro da saga por crer que se tratava de algo cristão mas já assisti um filme da saga e não encontrei nada da palavra... Talvez uma ou outra coisa mas é muito confuso :p o jeito é deixar pra lá e ficar nO livro que realmente importa. A Bíblia!

    http://resgatadapeloreii.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que texto infeliz.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo01:18

    Acho que antes de fazer uma crítica do filme é importante ler o livro, como sabemos nem todo filme é fiel ao livro, e um detalhe antes de " O leão a feiticeira e o guarda roupa" existe um livro anterior, se você resolvesse ler teria um embasamento melhor para fazer uma critica concreta e plausível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se não me engano, no livro ele nem faz guerrilhas, Aslam apenas se preparou para a guerra, ele não fica com seu povo o tempo todo ele só aparece quando realmente precisam dele, já o filme é realmente' intrigante o que ele faz com a historia do livro, mas Narnia é sim no meu ponto de vista um LIVRO cristão, mas o filme COM TODA A CERTEZA não.

      Excluir
  5. Anônimo16:20

    Que ridiculo... dizer que cores simbolizam bem ou mal.. querida o Diabo não escolhe cor pra aparecer.. leia a Biblia que diz que Satanaz aparece ate como Anjo de luz.. Outra coisa... quando eu nao era evangelica eu assisti esse filme e sempre entendi que falava algo sobre Cristianismo, ... Respondendo sua pergunta porque Aslan nao interfere na guerra de NArnia....Porque é uma guerra espiritual... Narina é apenas uma metáfora .. vc sabe o que uma metafora ?. vc tem que ler o livro melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não entendeu o que a autora quis passar. Inclusive ela até disse desse versiculo que vc disse. Tome cuidado e veja o que esta escrito na bíblia: "E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;"
      Lucas 8:12

      Excluir
  6. Concordo totalmente! Antes de adquirir mais sabedoria na palavra de Deus eu realmente amava essa obra do Lewis (apesar de todas as vezes em que assisti os filmes sempre ficava com uma sensação estranha) , gostava tanto que adquiri o livro. No mesmo dia que comprei eu senti que aquele livro não era Cristão. A mesma sensação estranha do filme (opressão) eu senti naquele livro. No mesmo dia minha mãe pediu para eu me desfazer daquilo e foi o que fiz. Graças a Deus nem cheguei a ler, e aconselho aos amados irmãos que ainda gostam desse mundo de Nárnia,que peçam sabedoria e discernimento ao Senhor, pois isso está demasiadamente em falta nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espirito santo nos dar discernimento para saber o que é certo e o que é errado.Mas o problema é que nem todo mundo quer ouvir a sua voz.Vc falou tudo Raquel Lima , eu tn senti o msm em relação ao livro

      Excluir
  7. Se matrix tem a base cristã pq Nárnia n pode ter na hr o leao morre era para salvar Nárnia acha q só pq a Disney é toda cheia de coisa ruim q n pode a base de Nárnia é sim cristã

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque esse povo perde tempo defendendo esse filme! O texto já disse tudo sobre os livros e filmes!!
    Caramba gente, esse leão NÃO É JESUS!
    Será que não entendem??? Ficam defendendo essa droga de filme, que além de besta é chato!
    Vão ler a Bíblia e larguem Nárnia de mão!!! Affs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem mais: EU NUNCA VI FADAS OU SEREIAS NA BÍBLIA!!!
      Pronto falei!

      Excluir
  9. Anônimo10:13

    Oi, me chamo laura, achei interessannte suas ideias a respeito do livro, eu li um pouco dele mas nao cheguei a segunda história (são 7 pelo que vi) mas pesquiso bastante e vi que Aslan na verdade é o filho do grande rei que surgiu com Nárnia então poderia ser Jesus Cristo, algo que me fez pensar foi seu sacrifício por Edmundo, familiar não acha? Jesus se sacrificou assim como Aslan pelos erros de Edmundo, Lembrando que ele volta a vida(se parte a mesa de pedra).
    Acho que são coincidências que percebi(caso eu esteja errada me desculpa viu) e acho que algumas coisas tambem não constam na bíblia, minha pergunta é, Se Aslan é Jesus, então quem é a feiticeira?

    ResponderExcluir
  10. Se convêm ler o livro ou assistir o filme o Espírito Santo nos dirá, afinal não é Ele o responsável por nos convencer da justiça e do juízo?
    Se vc tiver dúvida sobre aquilo que está fazendo, provavelmente é pecado, assim como disse Paulo.

    ResponderExcluir
  11. As parabolas de Jesus sobre o Juiz Iniquo o que você acha? E o Juiz na parabola é o proprio Deus, mas Jesus fala comparando-o C.S.Lewis apenas fez uma comparação ou parábola, a mesma coisa é sobre a Parábola do rico e Lázaro, que muitos acham q é um fato, mas na verdade é uma parábola, porque se fosse literal o Inferno e Céu estariam um perto do outro, e pra ser salvo tem que ser mendigo... mas isso se trata sobre Israel, porque no final da parábola Abrãao diz: "Eles creem em Moisês e os profetas?" O Rico diz: "Não, mas se alguém ressuscitar eles vão se arrepender dos pecados" e Abraão responde: "Ora se eles não crê em Moisês e os profetas como crerão que ressuscitou dos mortos" enfim... abraços.

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro, sim os sete..e tenho que dizer que sim, ele se utilizou de toda a simbologia cristã e ainda mais mostrou a doutrina da graça. Aslan é inspirado em Cristo.. Agora a critica está sim noa seres mitológicos.. A pesar de que se leres apocalipse você desconfia que no céu não ha coisas tão "normalzinhas" , e nem vamos falar do ultimo livro que demostra claramente o julgamento os da esquerda e da direita..acredito que se você nao viu o que eu vi.. Claro que não é Jesus.. Jesus é Jesus. Não acredito que o autor tenha a pretensão de igualar-se a Bíblia..mas que se inspirou nela pra escrever essa história pra crianças. Melhor se inspirar na Bíblia do que em bruxaria creio eu..
    PS: sobre Harry Potter deverias ler fala de racismo e baseia-se ou é inspirado na guerra contra o nazismo.. Mas esse é outra historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar. Não, não pretendo falar sobre HP, porque como podes comprovar, o blog está desativado e não pretendo retornar a postar tão cedo.
      Paz.

      Excluir
  13. Não li o livro então não posso falar muito mas pelo que vi nos dois primeiros filme não tem muita coisa de evangélica! Tem a a parte q o Leão da sua vida pela do menino , mas pra mim foi só isso. E outra coisa desde quando a Disney faz filmes evangélicos? E porque tem tantas figuras mitológicas em um filme cristão? Eu particularmente acho q os filme não tem nada de evangélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os filmes desviaram do assunto principal.

      Excluir
  14. Sinceramente? Eu já vi esse filme é não me lembro muito bem como é, mas como as pessoas falam que esse filme e de Jesus comecei a pensar que era, mas tendo sempre a dúvida no meu coração(porque não consigo confiar muito nas palavras das pessoas sem fatos), a pouco tempo a trás fui ler um livro desse autor (resumo), E meio que ele fala que não gosta de falar á religião dele, e achei meio estranho, então decidi pesquisar se realmente era, e achei uma boa explicação e um bom esclarecimento... e tem tudo haver o que você disse!!
    Belo trabalho:) parabéns!^-^

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante a opinião do autor desse texto comentando varios detalhes sobre a obra. Entretanto há muitas coisas que vcs deixaram de reparar... na parte em q esse comentarista diz que não há menção nenhuma da bíblia, eu tenho q discordar... no livro de Eustáquio, conta como foi criada Nárnia, e comenta sobre o canto do Leão que criou todas as coisas, inclusives os animais falantes. É uma passagem mto parecida com gênesis. Ea tem algumas fantasias e conta tbm algumas coisas meio mágicas que acontecem... entretanto a bíblia ñ é um livro pagão, e acontecem muitas coisas que a gente talvez chamaria de mágica se ñ soubessemos o tamanho da grandeza de Deus, e seu Poder. Sobre o mesmo livro ainda fala que o garoto tem a mãe doente e precisa de algo pra curar que só alguém de coração bom conseguiria, ele entra num lugar muito parecido com o jardim do Eden depois que adão e eva foram espulsos, ele tava totalmente fechado, mas foi permitido a entrada do garoto pra um bem maior, digamos... (claro, mais ficção, só q C.S. Lewis nenhum momento disse q escreveu uma continuação da bíblia, é sempre aquela coisa do “E se...” “se eu tivesse no Eden?”... fala tbm da agua de um rio q cura tudo.. e de uma fruta q ao comer sara todas as enfermidades de quem estiver doente, É como se essa fruta tornasse alguém imortal... fazendo mensão a Arvore da Vida... lá eles falam q é uma maça.. pra ter algo a que simbolizar tbm.. novamente o conceito de “E se...”. Tem tbm o livro de Shasta, que fala de um garoto que era principe, e um dia seria Rei da Arquelandia, mas foi criado quase como escravo... em uma terra bem distante... no trajeto de fuga ele tem q passar por um deserto e ta completamente sozinho, então ele fica com mto medo... até q ele vê um gatinho, que fica com ele e faz ele se distrair e ñ se sentir com tanto medo mais... inclusive no meio da noite qndo ele ouve barulhos e sente medo, ele ouve o rugido de um leão, mas não sente medo, ele sente algo como um temor, mas não é medo... ta blz.. mta coisa... num parte da jornada tbm o garoto ta atravessando uma montanha e escuta pegadas, e a respiração d uma animal beeeem grande, ele nunca tinha ouvido falar de Aslan antes, Mas ele sabia q não faria mal algum.. e quando o leão falou com ele com sua voz mansa, ele se sentiu seguro... e daí ele perguntou pq o Leão era tão grande, e Aslam respondeu q ele era do Tamanho que o garoto o via. Fazendo novamente menção a nossa fé... que dependendo de nós, podemos enchergar Deus mto grande como ele realmente é... ou ñ tão grande assim.. e a fé do garoto era enorme.. Olha, eu sei que acontece mtas coisas sim, que parecem ser violentas e tal.. mas eu num sei se vcs ja repararam.. a Bíblia é o livro que mais fala de guerra do mundo... conta como Deus transformou simples fugitivos escravos da Terra do Egito em grandes soldados fortes e valentes lutando por uma terra prometida.. e conta tbm sobre as lutas de cada um... o filme e os livros Narnia ñ é a Bíblia claro, e vcs deveriam msm ler a Bíblia o maximo q puderem.. mas se quiserem ter em q se inspirarem principalmente.. mas ñ podem negar q essa história ensina sim, mtos princípios e valores... principalmente cristãos... mas nossos pensamentos “cheio de nós mesmos”, prestamos mta atenção em coisas a toa, e estamos mais preparados pra julgar que ver a real beleza das coisas. O autor desse texto sobre o livro disse que quando criança, achou fantástico o filme... mas depois q cresceu com sua maturidade toda perdeu um pouco o encanto... Isso acontece com Suzana no livro, qndo se torna adulta, ela num acha mais grande coisa suas aventuras vivida em Narnia e sua esperiencia com Aslan.. ela tava ocupada demais reparando na futilidade do mundo. Mas como é citado no livro e pode ser comparado com a Bíblia... “Somente quem tem o coração de Criança, consegue chegar a Alvorada.” Querido autor, vc escreve excelente e está de Parabéns, gostei mto de como vc se expressa. Mas peço apenas que considere esse humilde post meu, ñ como uma critica ao seu, mas como uma reflexão. Desde já agradeço atenciosamente.

    ResponderExcluir
  16. ''Como pode ser um livro/filme cristão, se vemos bestas falarem, divindades pagãs em harmonia com o reino e guerrilhas e o derramamento de sangue inocente? Não é errado todas estas coisas?!'' Acabou de descrever tudo que tem na bíblia kkkkkkk (tô esperando me chamarem de defensor do Diabo, fanático, e por aí vai,)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Vc está certo. Por que te chamaria de defensor do diabo? Estou grata por compartilhar de uma opinião diferente.
      Paz

      Excluir
    2. kkkkk a lacradorazinha achando que iria lacrar e a Sammy dá uma resposta dessa sem descer do salto. 💅🏻 o nadinha e a rainha. chora.

      Excluir
    3. Descansa, militante.

      Excluir
  17. Quero muito ler esse artigo, sambar na cara dos ignorantes e mostrar que CDN é cristão sim!!

    ResponderExcluir
  18. Volte logo para nós.
    🙇🏻‍♀️👏🏻🙇🏻‍♀️👏🏻

    ResponderExcluir
  19. CARAMBA! QUE ARTIGO PERFEITO!!

    ResponderExcluir
  20. Quer saber? Assino embaixo tudo o que você escreveu. E mais: valeu a pena espera sete anos por isso.

    ResponderExcluir
  21. Como a Disney comprou a Fox, que tinha os direitos da série depois do terceiro filme, é possível que façam uma série no Disney+. Netflix não. Pelo amor de Deus. Vão cagar em tudo.

    ResponderExcluir
  22. Que postagem magnífica, Sammy. Senti Deus falando através de você, menina.

    ResponderExcluir
  23. Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo. Desejos de um feliz e próspero Ano Novo!

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Primeira vez aqui e já estou amando.

    ResponderExcluir
  25. "O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA" É UM LIVRO ISEKAI. CHANGE MY MIND!!

    ResponderExcluir
  26. Gosto dos filmes, mas os livros são uma obra de arte. Jamais os trocaria por filme ou série pq sei que nunca será fiel.

    ResponderExcluir
  27. Um dos melhores livros com narrativas cristãs. Uma pena que a pessoa ler CDN e não absorve nada sobre os ensinamentos de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião