Pular para o conteúdo principal

Filme: Sapatinho Vermelho e os Sete Anões



👸🏻🍎

Nome original: Red Shoes and the Seven Dwarfs
Ano: 2019
Duração: 1h33m
Direção:  Sung-ho Hong

Sinopse: Nesta releitura do famoso conto da Branca de Neve, o beijo da princesa de sapatos vermelhos é a única cura para os sete anões que, na verdade, são sete príncipes arrogantes. A disputa pelo beijo da princesa fará com que eles mudem suas visões de mundo e entendam o verdadeiro significado da beleza.

👸🏻🍎

Sapatinho Vermelho e os Sete Anões é uma animação sul-coreana, que envolveu-se em uma desnecessária polêmica, que acabou por manchar um pouco a imagem do filme, que sequer ainda havia sido lançado. Isso mais por conta das pessoas histéricas, internet afora.

Tudo começou em 2017, quando surgiu um trailer na internet de uma garota sensualizando a forma em como tirava o vestido, e haviam sete pequenos stalkers olhando-na, quase entrando em uma visível e desconfortante excitação somente por estarem vendo-a despir-se daquela forma. Assustador, eu sei. Então, assim que a garota retira os sapatos de salto, e revela ser plus size, os anões decepcionam-se (???), demonstrando que eles só se interessavam pela garota magra e bonita. Bizarro! E isso seria um filme voltado ao público infantil, a propósito. Porém, ainda acho Shrek muito mais bizarro, com mais tiradas adultas, em meu irrelevante ponto de vista.

 Lógico que a internet (o bendito Twitter, nesse caso), invocou todos os SJW possíveis para queimar a imagem do filme, boicotando-o e cancelando-o. Não consegui encontrar o trailer original (obviamente, o Youtube deu um jeito de evaporá-lo do site), apenas achei um vídeo do Washington Post, um jornal tão sensacionalista e sem noção quanto a F. de São Paulo. 


Por causa de toda a polêmica, o filme ficou muito falado, mas por vias erradas, e muitas coisas tiveram de ser modificadas. Incluindo a aparência dos príncipes-anões, e a relação deles com a princesa, pois ao que parece, no trailer de 2017, tudo o que eles queriam eram roubar os sapatos da Branca de Neve. Até a Branca de Neve teve a personalidade modificada, pois como pode testemunhar no trailer de 2017, a personalidade "magra" seria sensual, femme fatale, enquanto a personalidade "rechonchuda" seria uma moça preguiçosa e desleixada que somente come sem parar. 

O material final que veio parar em nossas mãos em meados de 2020 foi este;




E muito difere de tudo aquilo que foi apresentado em 2017. Sei não, galera, pensem comigo. E se tudo isso foi apenas uma jogada de marketing do estúdio que fez Sapatinho Vermelho? Sabe, o filme é sul-coreano, e bem sabemos que os estadunidenses não são muito abertos a animações que não sejam feitas em seu próprio território (o resultado disso é a O Conto da Princesa Kaguya, aquele filme nipônico lindo, perder o Oscar para Operação Big Hero da Disney, fala sério, né?!).  
 
Funciona como aquela sentença popular, que está na boca de muitos o "falem bem ou falem mal, mas falem de mim?". O mesmo se aplica ao filme do ouriço azul, Sonic, que todos criticaram com afinco o seu tenebroso visual, e isso acabou alavancando ainda mais o marketing do filme, pois todos estão levantando hashtags com o nome dele, e quem não sabia sobre o Sonic, ficou a par da situação e curioso para ver o filme. Resultado: Sonic fez rios de dinheiro e terá uma continuação. #Stonks.

Acho que divaguei demais sobre toda a situação polêmica do filme, e sequer cheguei à raiz do problema. Mas, esse nem mesmo era o meu objetivo.

Para deixar bem claro: Sapatinho Vermelho NÃO é sobre uma menina que tem vergonha de seu próprio corpo, e o filme também NÃO promove piadas preconceituosas sobre isso (o chamado fat shamming). A mensagem do filme é muito mais profunda e bela do que muitos podem imaginar. 

Contudo, é óbvio que poucos querem ver o filme, devido ao desserviço das moscas midiáticas que alastram as redes sociais, que julgaram o filme por um único maldito teaser, e berraram aos quatro cantos que o filme é ruim, que o filme promove isso e aquilo, sem ao menos ter sentado a bunda no sofá para desfrutar da animação. São papagaios de pirata, repetem o que ouvem sem analisar ou refletir. Como você vai criticar algo, criatura, sendo que nem mesmo deu uma chance para tal? Isso me irrita! Irrita-me muito.

Acreditem, esse filme merecia muito mais destaque. Não enganem-se com os cartazes promocionais anteriores ou com os trailers, esse filme é realmente incrível. Queria há muito tempo falar sobre ele, porém, apenas conseguia encontrar o filme dublado em russo (e vá por mim, a dublagem russa é péssima, tenebrosa!), então procurei mais a fundo, e após escutar a versão em coreano, assisti a versão em inglês.

Sim, infelizmente, tive de assistir este filme de modo nada convencional. De modo... hummm... pirata. ☠🤫 Shiu! Mas, é segredo. Entendam que eu estava com uma vontade demasiado grande para assisti-lo, e fora que ele nem fora dublado nas terras tupiniquins de forma oficial. E, como eu disse anteriormente, talvez demore mais do que o necessário para estrear por aqui, por causa da polêmica estúpida que ocorreu a ele.


Branca de Neve/Sapatinho Vermelho, é uma personagem adorável e verdadeiramente corajosa, que foge daquele estereótipo criado recentemente, e que a mídia tenta nos empurrar goela abaixo. Você sabe a que me refiro...

O filme começa nos apresentando a sete príncipes aventureiros, que são conhecidos por suas façanhas, nomeados de Fearless Seven (não sei como adaptarão esse nome quando dublarem). Um dia, após salvar uma princesa, e confundi-la com uma bruxa e atacá-la (julgaram-na por sua aparência, a moça na verdade, era uma fada, uma princesa fada), os setes príncipes são amaldiçoados por ela, e tornam-se pequenos homenzinhos esverdeados. Eles só conseguirão voltar a sua forma final, se conseguirem um beijo da mulher mais linda do mundo. Complicado, não?! 


Eles tem breves momentos em que podemos ver a verdadeira aparência deles, e isso só ocorre se eles estiverem sozinhos. No mais, eles devem conquistar o coração da mulher mais bela do mundo, da forma como estão, pequenos e verdes.

Do outro lado da história, temos Branca de Neve, vivendo sozinha no castelo com a sua madrasta, a rainha Regina, e a moça almeja descobrir o paradeiro do rei, que está desaparecido há muito tempo. Na verdade, todos no castelo desapareceram aos poucos, desde que Regina apossou-se do trono real. O rei, no passado, após a morte da esposa, casou-se com uma mulher de beleza deslumbrante, mas não desconfiava da maldade escondida nela.

Branca de Neve, então, fica admirada com uma bela árvore que está crescendo no meio do escritório de sua madrasta, e pega-se fascinada com o fruto dela, pois em vez de maçãs, a árvore produz sapatos. Isso mesmo! Scarpins dão em árvores, meninas! 

Na verdade, os sapatos são mágicos, e tem o poder de trazer à tona o seu "eu" escondido. E a rainha Regina desejava usá-los para ser jovem para sempre.


A mocinha experimenta-os antes de sua madrasta chegar nos aposentos e ver que seu plano fora por água abaixo. Branca de Neve escapa, e após um encontro inesperado com os sete anões, a moça usa de uma nova identidade, Sapatinho Vermelho, e pede ajuda a eles para encontrar seu pai desaparecido. Obviamente, os anões se apaixonam pela princesa (ela não sabe que eles são os príncipes aventureiros, pois escondem tal identidade dela, no momento em que ela diz que não é muito fã dos príncipes arrogantes).


Creio que eu não possa dizer muito sobre esse filme, pois não quero estragar a experiência de vocês dando spoilers desnecessários. É muito divertido ver a relação da Branca de Neve/Sapatinho Vermelho com os príncipes, vê-los tentando conquista-la de qualquer maneira para terem seu tão sonhado beijo, vendo os rapazes terem de aprenderem a lidar com o fato de que a beleza exterior não é tão importante como pensam...

Fiquei muito aliviada com o final, pois pensei que terminaria de uma forma, e acabou que terminou de forma muito bonita. 

Acredito que a única coisa que tenha me incomodado foi a ambientação do filme. Digamos que pensei que eles cogitariam por um ambiente mais medieval, como visto na aldeia em que Rapunzel e Flynn Ryder visitam, porém em Sapatinho Vermelho escolheram algo mais "modernizado", como banquinhas que vendem bonecos de pelúcias, ou lojas de souvenires vendendo réplicas da Excalibur. Tem até vendedores de bexigas. 

Não sei qual época os criadores do filme queriam ambientar. Sim, eu sei que o filme se passa em um reino fictício, mas ainda assim, acabou que sendo um lugar mais parecido com uma cidade parodiada como vista em Shrek, do que um vilarejo comum assim como em Enrolados. Creio que este tenha sido meu único desapontamento.

Falando em Enrolados...


Achei a madrasta da Branca de Neve, a Rainha Regina, um pouco semelhante com a Mãe Gothel, a "mãe" da Rapunzel, então descobri que a mesma equipe sul-coreana que trabalhou nas animações Enrolados e Frozen, trabalharam neste. E fizeram um trabalho incrível. Espero ver mais animações sul-coreanas nesse nível.
Agora, imagino essas duas tomando um chá da tarde. Seria uma chá repleto de veneno, tenho certeza. 🕷☕

Por que devem assistir? Porque é um filme sobre amizades, aceitação, sobre humildade, sobre não julgar as aparências, e acima de tudo, amar-nos como somos. É um filme divertido, leve e não é nada dessa coisa suja e maldita como pintaram. Vão por mim! Sapatinho Vermelho e os Sete Anões merece uma chance. Dê essa chance.

Vamos ter esperanças para que este filme seja visto com bons olhos outra vez, e que não caía no esquecimento, o que seria algo muito triste. E vamos orar para que logo saia uma versão dublada de forma oficial!

See ya.

🍎👠




Comentários

  1. Fiquei com vontade ver agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, querida. Mas espere antes sair a versão dublada oficialmente.

      Excluir
    2. Vai demorar muito, né?

      Excluir
    3. Espero que não. 😭

      Excluir
  2. Ótima análise. Detesto de todo o coração esses SJW. Só servem para fazer barulho e "cancelar" os outros.

    Acho que deve ter algum significado por trás dos sapatos vermelhos. Algo como a mulher ser forte e bela, pois já vi salto alto vermelho na Dorothy do Mágico de Oz, a Sailor Mars, a Senhorita Belo... depois eu faço uma lista mais elaborada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bom. Vou esperar a sua lista.

      Beijos.

      Excluir
  3. Linda resenha. Gente, to apaixonada pelo designer desse filme. A Branca de Neve é linda nas duas formas. To louca para assistir. Só aumentou ainda mais a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Tão feliz por você ter falado desse filme. E ainda mais feliz por você o ter defendido.
    É um filme tão amorzinho, já entrou para o meu top 10, junto com A Origem dos Guardiões, meu outro filme fav pra toda a vida.
    #SapatilhoVermelhoPisaNosHaters 👠
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que em qualquer lugar que eu via, as pessoas estavam falando mal desse filme sem sequer ter visto. Cara, como as pessoas tiram conclusões precipitadas... vou te contar, viu?!
    Enfim, estou querendo muito ver. Acho que não faz o meu tipo de filme, mas talvez ou a minha irmã ou primas queiram assistir.
    valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião