Pular para o conteúdo principal

O mundo jaz no maligno


    _______________________________________
1 João 5.19
“Sabemos que somos de Deus, e que todo o
mundo está no maligno.
______________________________________

O mundo em que vivemos pode ser definido como um lugar pouco amistoso. Não somente as pessoas estão em dificuldades de relacionamento, mas mesmo a natureza está rispidamente voltada contra nós, com isso muitos se perguntam a razão de tudo isso? Muitos foram aqueles que se lançaram em tentar buscar respostas para saber a causa do mal e diversos debates filosóficos foram travados no intuito de tentar dirimir tais dúvidas.


Basta recorrer as Sagradas Escrituras onde teremos seguramente a resposta para a razão deste mundo mal. Mas resta-nos averiguarmos as palavras do apóstolo João, onde ele nos fornece informações sobre essa maldade. Sem detença precisamos fazer a seguinte pergunta: “Por que o mundo jaz no maligno?”.

Precisaremos recorrer as Escrituras para responder essa indagação, por essa razão, lhe convido a buscarmos essa resposta. Para tanto, estaremos observando a clássica divisão calvinista que aborda o assunto.

O mundo jaz no maligno por que:

I- Ele está afetado pela queda (E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida Gn 3.1-7)

a)   A natureza do primeiro pecado – O primeiro pecado, também chamado de pecado original está repleto de ingredientes que estão em todos os demais pecados; a) rebeldia contra Deus; b) incredulidade; c) orgulho; d) desejo de ser igual da Deus e e) satisfação ímpia depois de cometer o pecado.

b)   A reprodução do mundo do primeiro pecado – A partir de então, o pecado é transmitido, com traços genéticos, morais e em rebelião para todos os descendentes de Adão e Eva, corrompendo todo o gênero humano.

c)    Consequências do pecado – A perca da imagem e semelhança de Deus; perca do conhecimento de Deus; incapaz de produzir virtude espiritual, tornando-se depravado; vergonha e culpa diante das coisas santas; afastamento de Deus; sujeito a morte (No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás Gn 3.19”; Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram Rm 5.12” e Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Rm 6.23); Afetou a criação com a corrupção.

II- Ele é composto por pessoas pecadoras (Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 Jo 5.19)

a)   A palavra kósmos em nosso contexto – Tem o sentido de “por em ordem”, referindo-se que a criação remete a ordem criada por Deus em todas as coisas. Tudo o que Ele criou estava em ordem.

b)   Não é a natureza – Apesar de vermos o efeito de uma criação que foi afetada no pecado, como dissemos a pouco, aqui não significa a criação e sim um sistema corrupto que envolve o mundo que vive fora da influência de Deus, governado por satanás (Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; Jo 14.30). Nesse texto satanás é apresentado como aquele que tem as rédeas de um sistema corrupto que realiza a rebelião contra Deus, perseguindo Seu Cristo e Seu povo.


O governo de satanás sobre o mundo (Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência Ef 2.2) – Ele administra esse sistema utilizando aqueles que têm suas vidas influenciadas e cativas a esse sistema corrupto. Mesmo aqueles que pensam que não lhe servem, são governadas por ele para conduzir aos seus nefastos propósitos.

O lema desse governo e o que acontece com os servos desse sistema (O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Jo.10.10) – “Matar, roubar e destruir”. Esse é o lema desse sistema corrupto. Eles têm esse foco com respeito ao povo escolhido, bem como aos próprios que são instrumentos desse reino. Logo, aqueles que estiverem sob a influência de satanás sentirão os efeitos dessa servidão em si próprios.


Graças ao Senhor que Ele se manifestou “para destruir as obras do diabo” ( 1 Jo 3.8). A queda afetou a humanidade, mas Jesus é Aquele que esmaga a cabeça da serpente (E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gn 3.15). Essa profecia se cumprirá quando o descendente da mulher, esmagar a serpente, satanás, debaixo de Seus pés (E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. Rm 16.20).

Esse dano nefasto, que esse mundo enfermo pelo maligno, convalesce, não durará para sempre. Existem promessas firmes e santas que o Senhor destruirá tal obra. É verdade que muitos estão sendo perdidos e quantos são aqueles que já estão completamente afundados em seus ardis.

Mas a mensagem de Cristo não se refere à sujeição a esse reino, como se Cristo não desejasse nos resgatar. Ele destruirá a serpente debaixo dos Seus pés (E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo
 Ap 12.9-12).


Esse reino nefasto que destrói a tantos, que rivaliza de modo satânico com o Reino de Cristo, demonstrará a sua ruína, tão logo Cristo assim o deseje.

É possível fugir desse império corrompido e corruptor, basta olhar para Aquele que foi pendurado no madeiro. Naquele dia escuro, Cristo desferiu um golpe mortal sobre o diabo, o pecado e o mundo. Todos aqueles que se achegam a Cristo tem suas vidas redimidas por Ele e podem dizer que o maligno não os toca (Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 1 Jo 5.18), mas esse benefício é apenas para aqueles que se esconderam em Cristo e para ninguém mais.

Se você não pertence a esses, digo que você ainda corrobora com este mundo, mundo que rivaliza com Cristo e que se lhe opõe. Assim como Cristo destruirá a satanás, destruirá também esse mundo e todos os habitantes que viverem rebeldes ao Seu governo. A única maneira de não estarmos do lado errado é somente estar do lado de Cristo, que todos nós essa noite estejamos desse lado, amém.

Comentários

  1. È verdade, San.
    Amei o post.
    Mas queria saber como você está ?
    Vi seu post do Desabafo e queria saber como você estava.
    Eu ia te mandar uma mensagem mas acabei esquecendo.
    Espero que esteja melhor,
    Beijos...

    agarotaperfeita2.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou melhor agora, Kelly. Obrigada por se preocupar :)

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião