Pular para o conteúdo principal

Como seguir a Jesus de todo o coração


Quando estamos num bom momento de nossa jornada, viver os exemplos que Jesus Cristo deixou talvez seja mais fácil. Conveniente. Pelo menos para mim. Não me importo em ser gentil com os vizinhos, em ser amável com a família, em servir alguém que precise. Não esqueço de me ajoelhar e fazer uma prece a Deus, nem mesmo de pegar as escrituras para uma leitura. É agradável levantar aos domingos para cumprir as minhas responsabilidades na igreja.


Mas, quando a vida começa a sair do eixo, quando os problemas insistem em bater na porta sem parar e a tristeza e o desânimo recaem sobre a minha casa... Tenho que confessar, eu vacilo algumas vezes. Esquecer de seguir o Salvador nos momentos de provações talvez seja uma das formas de maior ingratidão que podemos dar a Ele. Afinal, Ele sofreu tudo por nós no jardim do Getsêmani e na Cruz, as dores físicas, espirituais e emocionais.

Jesus Cristo está totalmente apto a nos ajudar, conhece todos os sofrimentos

Quando me recomponho e lembro do que Ele fez por mim, consigo me reaproximar e perceber que é dessa forma que Ele age. O Salvador sempre vai estar a minha espera, porém, será eu quem terei que dar o passo na Sua direção.

Como quando a mulher que tinha um fluxo de sangue foi curada. Ela que foi ao encontro de Cristo. Com fé e no meio de uma multidão tocou as vestes do Salvador. E Jesus falou no livro de Lucas: "'Quem é que me tocou?' E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: 'Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?' E disse Jesus: 'Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude'. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa porque lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: 'Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz'."

Ir em direção ao Salvador e buscar a própria cura

Dessa mesma forma é esperado de nós, que a gente possa ir em direção a Ele, com fé, mesmo que as coisas não estejam saindo da forma que imaginávamos. Seguir os passos deixados pelo Salvador e lembrar de que sim, a prova pode ser dura, mas o amor de Cristo ameniza todos os sofrimentos transforma a nossa vida e nos deixa ser mais humildes. O próprio Cristo sofreu durante o Seu ministério na terra. Foi humilhado, traído, seguiu o caminho da decepção, tentação e dor. Muitas das tristezas que também passamos.

Porém, seguir ao Cristo, não significa que precisaremos andar fisicamente por onde ele andou. O líder religioso, Thomas S. Monson, disse a esse respeito: "Não precisamos caminhar pelas praias da Galileia ou entre as colinas da Judeia para andar por onde Jesus andou. Todos podemos trilhar o caminho que Ele trilhou quando escolhemos segui-Lo em nossa jornada pela mortalidade, ao deixarmos Suas palavras ecoarem em nossos ouvidos, Seu Espírito encher nosso coração e Seus ensinamentos guiarem nossa vida". Monson ainda relatou a experiência de uma mulher que visitou à Terra Santa. Ela dizia "eu andei por onde Jesus andou". Porém, o líder explica que, apesar dela ter passado por lugares que provavelmente Jesus também tenha passado, "caminhar fisicamente por onde Jesus caminhou é menos importante do que andar como Ele andou".


As escrituras falam exatamente quais foram os passos do Salvador e é a melhor fonte que temos para sabermos como segui-Lo. Em suas parábolas e ações nos deixou exemplos de amor, caridade, serviço, humildade, bondade e compaixão. O mapa completo para nos tornarmos discípulos Dele. Ele disse "Vem, e segue-me" e nos prometeu a vida eterna caso O sigamos por toda nossa vida. Para isso não precisamos ter dinheiro, não importa a nossa idade, raça, estado civil, se temos ou não um diploma de universidade. Devemos apenas segui-Lo com toda a nossa alma, coração e mente e deixar a nossa vida ser moldada de acordo com os desejos do Senhor, assim como Cristo fez.

Todas as vezes que consigo deixar a minha ingratidão de lado e reconhecer a necessidade que tenho de continuar no caminho do Salvador, lembro-me de um verso em um marcador de livros que ganhei quando ainda era criança. Lá dizia "Quando a vida ficar tão difícil que você não consegue suportá-la, ajoelhe-se!" Eu acredito que Jesus Cristo estará sempre comigo se assim eu permitir. Se você permitir. Se estivermos trilhando o Seu caminho Ele enfrentará junto conosco os nossos maiores sofrimentos. Ele estará ao nosso lado.

Retirado do site: familia.com.br


Comentários

  1. Que texto lindo! O seu blog está me ajudando muito a aprofundar a minha fé! Que Deus te abençoe cada vez mais! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thamires. Comentários assim sempre me deixam com mais vontade de continuar a obra!♥ Deus te abençoe muito tbm! ^^

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...