Pular para o conteúdo principal

Sobre a fé



Hebreus 11:6
"De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que Ele existe e se torna galardoador dos que o buscam."

É com este versículo sobre a fé que abro minha postagem.

Hoje, irei falar sobre um homem, conhecido como pai da fé: Abraão. O que leva um homem a sair de sua casa, com bens materiais bem poucos e ainda por cima em uma terra estrangeira? A sua grandiosa fé em DEUS.
Abraão, um homem cheio de fé, nasceu em Harã na Caldeia, oito gerações depois do dilúvio. Seu pai Terá adorava ídolos de pedra, em vez de adorar o verdadeiro DEUS.  
Abraão vivia com seus parentes, até que DEUS fez o chamado em sua vida, um chamado cheio de bençãos e promessas, que mudaria sua vida para muito melhor.


Gênesis 12:1-2.
Ora disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
e de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção. 

Então foi Abraão com sua esposa Sara, para terras estrangeiras. Era já estava bem idoso, mas, não se importou com isso, pois se DEUS chama você tem que obedecer. Não é hora para pensar em obstáculos ou dificuldades. O que passava na cabeça de Abraão, era somente agradar a DEUS.  Abraão tinha um sobrinho que era como se fosse um filho para ele, seu nome era Ló e ele resolveu acompanhá-los na viagem pois, ele respeitava muito o seu tio.


Passado algum tempo, houve intrigas entre os pastores de gado de Abraão e entre os pastores de gado de Ló. Temendo perder a amizade que tinha com Ló, decidiram se separar:
"Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque    irmãos somos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparte de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita, se escolheres a direita irei para a esquerda." Gênesis 13:8,9.
E assim se separaram.

A cada ano que passava, DEUS abençoava Abraão ricamente, mas ainda lhe faltava algo. Tudo o que Abraão e Sara mais almejavam em sua vida era ter um filho. Um dia DEUS lhe disse: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. Será assim a tua posteridade." Gênesis 15:5.
Ou seja, os descendentes de Abraão iriam ser tantos, que iria ser impossíveis de contar... E DEUS iria cumprir essa promessa.

Certa vez apareceu a  Abraão, três homens reluzentes, em pé,  frente a tenda. Visto eles, Abraão saiu para fora e tratou de atende-los. Eles eram anjos do SENHOR trazendo boas notícias à Abraão. Rapidamente, ele tratou de servir os convidados, afinal eles foram mandados pelo próprio DEUS! Deviam ser notícias maravilhosas...
Perguntaram por Sara, mas Abraão disse que ela estava dentro da tenda cozendo bolos. A mensagem do anjo era a seguinte: "Certamente voltarei a ti daqui a um ano; e Sara a tua mulher, dará a luz a um filho." Gênesis 18:10. 


Era tudo que ele queria. Sara, ouvindo a conversa dos homens, põe-se a rir consigo pensando: "como pode uma velha ter filhos?". O anjo, ouvindo esses pensamentos negativos a repreendeu.
A promessa do SENHOR prevaleceu. Sara engravidou e deu à luz, na sua velhice, a um menino saudável. Abraão pôs o nome de Isaque.

Abraão amava Isaque, pois foi o filho da promessa, que tivera em sua velhice. DEUS, então iria testá-lo para saber quem ele amava mais.  Certa vez DEUS chamou Abraão e lhe falou: "Toma teu filho, teu único filho, Isaque a quem amas, e vai-te a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei." Gênesis 22:2.

Certamente, como pai, Abraão deve ter ficado triste. Isaque era tudo que ele tinha, e já estando idoso e Sara em uma idade avançada, temia não ter outro filho. Era algo bastante complicado para ser feito. Não era uma fácil decisão. Mas, logo ele pensou consigo: "Isaque é um presente de DEUS. E devo ser obediente ao meu SENHOR."

Ele, então acordou de madrugada com seu filho, preparou o jumento, chamou dois servos e rachou a lenha para o holocausto, e foram para o local onde DEUS havia mandado.
Chegando lá mandou os servos esperarem, enquanto ele e seu filho subiam ao monte.

Isaque, então notara que havia um altar, mas, não havia um cordeiro. Qual foi sua surpresa, quando o seu pai dissera que ele seria o sacrifício? Ficou com medo, mas, concordou pois era um filho obediente ao pai. 

Abraão então o amarrou e o colocou no altar. Quando estava com a faca em punho para golpeá-lo, DEUS viu que Abraão não era egoísta, pois não negou seu filho quando DEUS pediu em sacrifício, e mandou um anjo pará-lo. Abrindo os olhos, Abraão viu um carneiro que DEUS mandara, preso nos arbustos. E ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho.
E Abraão, pôs o nome àquele lugar: O SENHOR proverá.


 E disse o SENHOR: "Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia da praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedecestes à minha voz." Gênesis 22:16-19.


Amados irmãos, Abraão teve uma fé enorme, mesmo passando por momentos em que a saída parecia estar longe, sua fé em DEUS prevaleceu sempre. Haverá momentos difíceis na vida, e é aí que a nossa fé deve prevalecer, agradando a DEUS em qualquer circunstância.







Comentários

  1. A nossa fé pode mover montanhas. Mesmo que tudo o pareça que vá desabar, não perca a fé! Mostre que seu problema não é nada, pois para DEUS nada é impossível...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião