Pular para o conteúdo principal

Livro: A Menina Que Roubava Livros


Título original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Páginas: 480 páginas 
Editora: Intrínseca 
Ano: 2005
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

👱🏼‍♀️📖

"Eis um pequeno fato. Você vai morrer."

Aproveitando uma das promoções relâmpagos que sempre ocorrem nas Lojas A**canas, fiquei instigada a comprar um dos exemplares da A Menina Que Roubava Livros, e também após aos boatos de que haveria uma adaptação cinematográfica homônima, embora eu não esteja muito empolgada para tal.

Uma das coisas mais interessantes do livro, talvez seja a sua narradora. Quem narra a jornada do personagem central, Liesel, é nada mais e nada menos que a Morte, e esse pequeno detalhe já torna a história especial e um tanto única.

Somos levados em uma jornada fria e cinzenta, acompanhando uma jovem e desafortunada menina que está vivenciando o terrível período da Segunda Guerra Mundial, enquanto seus atos são testemunhados e narrados pela Morte.

Ainda no começo do livro, a pequena sofre a perda do irmão mais novo.

Vemos as dores, amizades, dissabores, aventuras e os roubos de livros de Liesel, que acaba por ganhar a curiosidade da Morte.

Creio que a magia do livro seja a narração funesta e com ares sombrio da Morte. Quiçá, se o livro fosse narrado por Liesel ou detalhado em Terceira Pessoa, não teria o mesmo encanto.

É um livro sensível, belo, escrito de forma tão suave que nos cativa sem perceber. Conheci esse livro por conta de outras obras do autor, mas não gostei tanto destas, e A Menina Que Roubava Livros foi o livro que mais chamou-me a atenção.



"Os seres humanos me assombram."


Comentários

  1. Um ótimo livro com assuntos práticos, capítulos curtos e temas delicados. Um livro cheio de bençãos e explicações maravilhosas. Compre o seu e entenda alguns significados das coisas que você questiona sempre... Boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Como você conheceu esse livro? ele é ótimo, uma bênção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através da recomendação do meu marido, que na época era namorado. rsrs

      Excluir
  3. Ahh que legal!!
    É que eu sou da Igreja que distribuiu esses livros!!!
    Amiga sabe que hoje eu vejo que existe pessoas bem intencionadas na internet, eu tinha muito medo de criar um blog e pessoas acabarem fazendo alguma coisas errada com minhas informações, mas hoje vejo que tenho amigos virtuais de verdade, o Laralizi é um codinome, para ser sincera, mas como vejo que tenho uma amiga de verdade, vou criar outro blog agora com meu nome de verdade, vou postar fotos de mim, vou fazer igual você falar de Cristo, espalhar a Palavra de DEUS.
    Muito obrigada pela ajuda, mesmo sem saber que me ajudou! Agora vou fazer um novo blog e assim que ficar pronto vou adicionar você e espero que nossa amizade continue a mesma!!
    Fica com DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amiga, faz isso mesmo, precisamos divulgar a Palavra de DEUS.
      Também quando comecei na Net, ficava com medo de pessoas fazerem maldade, mas, hoje vejo que a gente pode ter amigos verdadeiros, assim como você. Beijos e fica com DEUS amada.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião