Pular para o conteúdo principal

Detesto triângulos amorosos



É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso!

Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga!

Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso. 

Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso.

Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso.

Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty. E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garota admirada por seus colegas de classe e consegue até mesmo elevar a autoestima. Quando ela tira a maquiagem, ela volta a ser ela mesma, e passa a agir de forma leve e desleixada, coisa que ela não tem o luxo de fazer quando está maquiada.

 Porém, seu doce segredo corre risco de ser descoberto, quando o garoto mais bonito da escola começa a desconfiar da vida dupla dela. Eles se tratam como cão e gato, mas ao decorrer da história, nasce alguma coisa neles. É uma dinâmica até que bonitinha. Seria tudo lindo, se o mawha se focasse apenas neles dois, na construção da relação deles, na protagonista aprendendo a se aceitar sem maquiagem... 



Isso se a autora, do absoluto nada, não tivesse colocado mais um cara na história, fazendo a protagonista ficar indecisa. 🤦🏻‍♀️ E conforme eu ia lendo, fui percebendo que o triângulo amoroso em True Beauty foi completamente forçado. E isso porque eu nem falei da versão que virou dorama. O segundo carinha só foi colocado na história para que adolescentes suspirassem e dessem gritinhos na frente da TV. Quanto a mim, eu odiei! Não havia nenhuma recompensa para aquilo existir. Senti-me completamente enganada e por muito tempo desprezei esse mawha. Desprezei tanto que nem o anime eu atrevi-me a assistir.

Fim do meu desabafo sobre True Beauty!

Eu odeio triângulos amorosos em programas de televisão. Odeio triângulos amorosos em filmes ainda mais. Os de filmes são enormes decepções. Geralmente terminam com um dos lados do triângulo se revelando uma pessoa horrível. Portanto, desperdiçam o tempo dos espectadores, porque eles escolhem a rota de fuga mais fácil no final. Os de séries só causam drama desnecessário. 


Mas a principal razão pela qual odeio triângulos amorosos, acima de tudo, é que eles são tão irreais. Irreais o bastante para irritarem e encherem o saco. 😵‍💫

Doramas, principalmente, sofrem desse mal terrível. Quanto aos livros, eles precisam seguir a cartilha à risca de:

🥱 Protagonista sonsa - ela não tem nenhuma habilidade, é desastrada, tem uma personalidade horrível, mas os dois caras mais gostosos da trama querem ela para si, porque ela tem a pepeca de mel.
😒Primeiro interesse amoroso - geralmente um cara tóxico, impulsivo, briguento, metido a bad boy, trata a protagonista sonsa como lixo em grande parte da obra, mas do absoluto nada, jura protegê-la e amá-la.
🙄Segundo interesse amoroso - ocasionalmente é um cara gentil, sempre está do lado da protagonista sonsa, mas que não tem seu devido valor, só servindo como muleta emocional.

Isso parece algo real para você? E, às vezes, aparece até mesmo um terceiro interesse amoroso, isso quando a autora não se insere na própria história, o tal de self-insert, se tornando o objeto de desejo de caras saradões com a personalidade de um saco de cimento.

Quantas pessoas você realmente conhece em um triângulo amoroso? E se essa pessoa está em um triângulo amoroso, o quanto isso faz você não gostar dela? Isso a faz parecer realmente viscosa, porque que tipo de pessoa mantém as pessoas enroladas enquanto elas descobrem as coisas? É o sinal definitivo de uma pessoa egoísta.

Então, como podemos gostar de personagens tão inconstantes que não conseguem decidir com quem querem ficar? Acho que a maioria das pessoas não se divide entre duas pessoas. Seus problemas de relacionamento são mais internos. São inseguros consigo mesmos ou com o parceiro.

 Esses filhos da mãe estão acabando com o romance. Raramente um relacionamento termina porque alguém está em conflito sobre quem ama. Então, por que deveríamos aceitar isso em nossos programas de TV e filmes? Eu preferiria muito mais ver relacionamentos com conflitos, porque há tantas coisas internas prejudicando o romance. Tirem as outras pessoas da jogada. Eles só fazem as fãs discutirem sobre quem é mais atraente.

Se os roteiristas de programas de televisão e filmes realmente querem mostrar os problemas dos relacionamentos, especialmente os mais jovens, concentrem-se no que acontece quando pessoas que não têm plena consciência de si mesmas começam a namorar. Mostrem pessoas que realmente se amam, mas que o passado as leva a fazer coisas prejudiciais ao romance. 

Que tal mostrar alguém sendo infiel, e então essa pessoa tentar reparar a dor disso?

Nunca assisti a uma série e disse para mim mesma: "Ainda bem que existe um triângulo amoroso. Eu amo, triângulos amorosos!" Não, eu odeio! Já assisti a um filme sobre um relacionamento complicado e admirei a representação de todo o estresse e dor que acompanham o amor. 

Então, querida cultura pop, por favor, parem com os triângulos amorosos. 

Isso me faz recordar das patacoadas onde fãs vestiam camisetas de "time Edward" ou "time Jacob". Alguém lembra dessa vergonha alheia? Um produto de seu tempo que uma pessoa dos dias de hoje sequer dar a mínima, e se alguém viveu isso, deve sentir um pouco de constrangimento. 

Prefiro ver histórias complexas sobre amor que não envolvam outra pessoa na história. Histórias de amor são mais interessantes quando são realistas. Triângulos amorosos não são realistas.

E, por favor, alguém enterre esse maldito clichê de uma vez por todas! Que seja enterrado e jamais encontrado! Amém! 🪦🌷

Comentários

  1. tbm odeio,no passado até que era suportável, hj não!

    ResponderExcluir
  2. Aeeee! Ela voltou! Amei o post cheio de humor ácido. 🩷🩷🩷🩷🩷🩷🩷

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Livros que foram banidos e seus motivos

Coraline - 15 anos depois.

Sonic 3 é puro cinema