Pular para o conteúdo principal

"O Castelo Animado", magia, amor e um castelo peculiar.


Título original: Hauru no Ugoku Shiro

Ano: 2004

Duração: 1h 59m

Direção: Hayao Miyazaki

Sinopse: Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a em uma velha. Desesperada, ela embarca em uma odisseia em busca do mago Howl, um misterioso feiticeiro que pode ajudá-la a reverter o feitiço.

👵🏻🩷🏰

E, hoje, venho falar a respeito de um de meus filmes favoritos do estúdio Ghibli. O Castelo Animado que é baseado vagamente no livro homônimo que esta que vos fala ainda não leu, mas segundo algumas pessoas, o livro e o filme caminham em direção completamente opostas, entretanto, meio que se complementam, tal como acontece também em Coraline.

Este filme segue Sophie, uma chapeleira sem confiança, que conhece um bruxo charmoso e muito misterioso chamado Howl. Howl salva Sophie de ser assediada por dois guardas da cidade. A Bruxa das Terras Desoladas/Terra Abandonada/do Vale (depende de qual tradução você se deparar), que deseja literalmente roubar o coração de Howl, testemunha esse encontro e transforma Sophie em uma velha por puro despeito, e a pobre Sophie já tinha problemas com sua imagem, ao deparar-se como uma idosa tenta enxergar o lado bom nisso.

Ela a amaldiçoa especificamente para que Sophie nunca conte a ninguém quem ela realmente é, ou como foi amaldiçoada, ou por quem foi amaldiçoada. Sophie parte para o campo para tentar quebrar o encantamento (ela vai em busca de uma de suas irmãs que sabe magia, na esperança de desfazer o encanto. Este fato é mencionado no filme, mas para quem nunca leu o livro, vai pensar que Sophie só queria enganar o rapaz que lhe deu carona), mas acaba encontrando o castelo de Howl.

Durante o percurso de sua estranha jornada, ela conhece um espantalho que ela carinhosamente chama de "Cabeça de Nabo" (apesar de dizer firmemente que odeia nabos), o aprendiz de Howl, um menino chamado Markl (ou Michael, como é chamado no livro) e um demônio do fogo chamado Calcifer. Este grupo desorganizado se reúne e se une de uma forma que aquece o coração. Seus dias tranquilos chegam ao fim com a guerra que paira sobre eles. Howl, sendo um mago poderoso, é convocado pelo rei para lutar. Howl e Sophie elaboram um plano para tirar Howl da responsabilidade em servir ao rei, mas o tiro sai pela culatra rapidamente.

 Suliman , uma bruxa e conselheiro do rei (no livro, Suliman é um homem, não uma mulher), rouba a magia da Bruxa das Terras Desoladas deixando-a impotente. Suliman promete que Howl estará sujeito ao mesmo destino se não lutar. A partir daqui, Sophie e seu novo grupo são colocados na mira da guerra e da magia que ameaça seu sustento.


O filme exala uma sensação de admiração e magia com sua configuração. A cidade parece familiar, mas tem diferenças que tornam o mundo do Castelo Animado tão diferente do nosso. Há uma mistura de natureza e tecnologia que é absolutamente deslumbrante. A estranha mistura de arquitetura que compõe o castelo de aparência quase animal de Howl é um exemplo disso. Da mesma forma, os dirigíveis de guerra que são claramente tecnológicos, mas ainda têm asas que batem como pássaros e liberam criaturas em vez de armamento completo.

Os personagens do filme também são super adoráveis. Cabeça de Nabo não diz uma palavra até o final, mas mesmo assim fiquei muito feliz em ver que ele estava bem. Markl é um garoto super fofo que se preocupa muito com Sophie. A relação entre os dois foi alegre de ver. Sophie meio que assume o papel de cuidadora em parte do filme e está claro que Markl realmente admira isso e o imita até certo ponto. Tem até o cachorro Heen, que chega tarde ao grupo, mas ainda é um tesouro. A Bruxa das Terras Desoladas sem seus poderes é outra adição ao grupo que achei surpreendente, mas ainda assim apreciei. Todos os personagens tinham um nível de complexidade que certamente me deixou com vontade de saber mais sobre eles.

Uma das coisas mais interessantes do filme é o foco na aparência e na mudança. Isto é mais óbvio no caso de Sophie. Ao longo de vários pontos do filme, quando Sophie está mais despreocupada e confiante, ela vai ficando cada vez mais jovem. Quando ela é atormentada por dúvidas, sua aparência volta a ser a de uma velha, principalmente quando ela nega que é uma garota bonita. Há momentos em que a mudança sutil que está acontece nela não atinge você imediatamente. É um bom marcador tangível do crescimento de Sophie como pessoa e na aceitação de sua imagem. Um bom exemplo disso é a GIF abaixo. 


No final do filme, Sophie está praticamente de volta a si mesma, mas ainda tem cabelos grisalhos – um sinal de que ela aprendeu com suas experiências. Seu amor romântico por Howl e seu amor platônico por seus amigos a levaram a mudar para melhor. A aparência de Howl também muda ao longo do filme. Ele começa como um loiro bonito e vaidoso com reputação de problemático, além dele demonstrar ser bastante mimado, principalmente no momento em Sophie limpa o banheiro do castelo, confundindo as poções de Howl, fazendo o cabelo dele mudar de cor. Chega a ser cômica a veia dramática do rapaz, que se recusa a viver se não for mais belo. Mais tarde aprendemos que ele tingia o cabelo, como uma forma de mudar de identidade e fugir de suas responsabilidades como mago.


Ficou óbvio que ele é muito covarde, muitas vezes preferindo fugir de seus deveres. Também descobrimos que Howl deu seu coração a um demônio e isso permite que ele se transforme em uma criatura parecida com um pássaro. Mesmo que vê-lo nessa forma seja assustador, ele usa isso para fazer o bem. Seus poderes colocam sua vida em risco, mas ele se transforma mesmo assim para destruir navios de guerra e proteger seus amigos. Nesses momentos, em que Howl está quase fora de si ao se tornar a tal criatura alada, muito me remeteu ao conto da Bela e a Fera.

Uma crítica que eu faria ao filme é que ele deixou muita informação de fora. Embora não seja fundamental para a história, ninguém realmente toca no boato de que Howl rouba mulheres bonitas que nunca mais são vistas. Também é um pouco estranho que Sophie, disfarçada ou não, se receba tão facilmente no castelo quando ele tem essa reputação. Ela diz que como Howl supostamente só estava atrás de mulheres atraentes, ela não correria risco porque seu corpo parece velho, mas... ainda é meio estranho não pensar nisso. Quer seja por questão de ritmo ou não, a história de Sophie com suas irmãs (sim, ela tem mais de uma) acaba ficando de fora do filme, e só vemos apenas uma irmã dela na animação. E era importante incluir ao menos uma citação ao nome desta irmã, pois é atrás da verdadeira Letty (a outra "Letty" do café tem outro nome, Martha), que Sophie parte em uma jornada para quebrar o feitiço.



Outra coisa é que, embora a guerra esteja em torno desses personagens, dificilmente temos noção do que a causou. Provavelmente porque estamos vendo tudo da perspectiva do elenco principal e como eles não investem nos porquês ou como, não conseguimos saber a resposta.

Como eu disse no começo do post, O Castelo Animado foi vagamente baseado no livro homônimo e algumas pessoas até discutem que o livro é a versão da Sophie, enquanto que o filme, é a visão do Howl, o que é uma teoria um tanto interessante, diga-se de passagem.

No geral, é um filme adorável e muito divertido. Tem temas super identificáveis e belíssimos traços, além da palheta de cores aconchegante. A animação foi brilhante. Há muita atenção aos detalhes em cada cena, seja no uso da trilha sonora ou na profundidade das sequências de transformações. É um filme mágico, que mesmo após vinte anos, sua mensagem ainda continua reverberando com beleza através de seus personagens carismáticos.




Comentários

  1. Amei esse post 🩷💘💕 Não sabia das informações acerca da outra irmã da Sophie.

    ResponderExcluir
  2. Suliman era homem no livro? Olha a lacrate aí kkkkk brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. ele fica mais bonito de cabelo preto/azul escuro.

    ResponderExcluir
  4. Volte, Sammy. Seu blog faz falta. 🥹

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois