Pular para o conteúdo principal

Meu Top 20 The Twilight Zone



Quem é vivo sempre aparece. Perdoe-me por deixá-los dois meses sem novidades. Digamos que fiquei presa em uma dimensão além das conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição, e se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume dos seus conhecimentos. É dimensão da fantasia. Uma região além da imaginação.

E é com esta célebre frase dita por Rod Serling que adentramos The Twilight Zone para nunca mais sairmos. 

Criado e apresentado por Rod Serling, Twilight Zone ou The Twilight Zone conhecido no Brasil como Além da Imaginação e em Portugal como A Quinta Dimensão (em tradução literal TTZ seria algo como "A Zona do Crepúsculo") foi ao ar originalmente na CBS de 1959 a 1964 e mudou para sempre a paisagem da televisão com sua mistura de ficção científica, terror e narrativas de fantasia. Cada episódio apresentava uma reviravolta moral ou inesperada na trama, e muitos objetivavam informar os telespectadores sobre as causas e questões sociais que dominaram a época. 

Houveram vários remakes e tentativas de reinicialização, que cá entre nós, sequer conseguem transmitir a mesma atmosfera intrigante do original. Digo isto pois durante estes meses em que passei sumida, fui atrás dos materiais de TTZ e a série original continua tão icônica quanto era anos atrás.

Os temas mais recorrentes, ao que pude observar, são os temores de uma guerra nuclear, o medo de uma invasão interplanetária, o medo do sobrenatural, o medo do monstro que há em cada um de nós, e o medo da solidão.

É quase impossível não dizer que TTZ foi a fonte de inspiração para séries que vieram décadas após, como Black Mirror ou filmes como O Predestinado. 

E mesmo tendo passado mais de 60 anos, a série pode ser considerada atemporal, com seus temas impertinentes e reviravoltas desconfortantes que continuam atuais. Trago hoje, no mês do terror, meu Top 20 dos meus episódios favoritos do TTZ, e sei que alguns ficaram de fora da lista. 


Zona livre de spoilers.

20. Long Distance Call (S2 E22)


Billy, um garotinho aniversariante, é presenteado por sua avó com um telefone de brinquedo, e após o falecimento dela, ele passa a conversar com a sua avó do além-túmulo. Um episódio sobre conexões que podem transpassar a vida, e também, considero um episódio um tanto desconfortante, principalmente porque a avó aterroriza também a vida dos pais de Billy.

19. The Midnight Sun (S3 E10)


Norma e a Sra. Bronson, são duas mulheres que vivem em uma cidade abandonada, com poucos recursos, inclusive água. Todos estão ficando loucos com o calor intenso. Nunca é noite, somente existe o dia. A causa disto? A Terra saiu de seu eixo, e está aproximando-se cada vez mais do Sol, condenando a todos para o Juízo Final.

18. Night Call (S5 E19)



Mais um episódio sobre chamadas de outro mundo. Elva Keene, uma senhora idosa e deficiente, é assombrada por telefonemas misteriosos feitos no meio da noite. Um episódio com uma reviravolta bizarra. Um episódio que nos faz refletir em como nosso medo acaba por fazer-nos perder as oportunidades que nos são dadas.

17. Twenty-Two (S2 E17)


Elisabeth "Liz" Powell — uma dançarina exótica — está sofrendo de exaustão e está sendo tratada no hospital antes de um compromisso agendado para Miami. Ela tem um pesadelo recorrente em que pega o elevador até o necrotério e é convidada por uma enfermeira agourenta, que lhe diz: ''quarto para mais um, querida'', além das coincidências que cercam o número 22. Episódio que serviu de inspiração para o filme "Final Destination". 

16. The Living Doll (S5 E6)



Uma boneca pode se tornar muitas coisas: amiga, defensora, guardiã. Erich Streater é um homem abusivo e ranzinza que fica chateado quando sua esposa chega em casa com sua enteada Christie, tendo comprado para ela mais uma boneca. Christie adora sua nova boneca Talking Tina, mas seu padrasto imediatamente não gosta dela. Curiosidade é que Talking Tina foi baseada na boneca da época, Chatty Cathy. Episódio memorável, com frases como "eu sou Talking Tina e eu vou matar você". Percussora do gênero boneco/brinquedo possuído. 

15. The After Hours (S1 E34)



Marsha White, uma bela jovem, está procurando um dedal de ouro como presente para sua mãe. Ela não consegue encontrar em nenhum lugar da loja e um ascensorista de mau humor sugere que ela tente o nono andar. Ela chega lá e o encontra abandonado, mas uma balconista, muito rude, aparece de repente e tem exatamente o que ela está procurando. Um episódio que se concentra em dois temas clássicos de "Twilight Zone": identidade e realidade. 


14. Nick Of Time (S2 E7)


Um casal de recém-casados, Don e Pat, estão em uma viagem de lua-de-mel e almoçam em uma lanchonete, a fim de esperar o conserto de seu carro, onde acabam por deparar-se com uma estranha máquina de guardanapos que é capaz de prever o futuro, com previsões um tanto peculiares, acabando por prender a atenção de Don em uma espiral de curiosidade e medo pelo o que está por vir. Um dos poucos episódios com um desfecho feliz.

13.Mirror Image (S1 E21)


Millicent Barnes, uma garota "com a cabeça no lugar", e que aparentemente não tem muita imaginação. Ela está presa em uma rodoviária esperando um ônibus e, claro, está chovendo. Enquanto ela pergunta ao vendedor de passagens quando o ônibus chegará. Sua resposta iniciará uma longa estrada de loucura e horror para Millicent Barnes, e o homem que virá para ajudá-la, e eventualmente sucumbirá aos mesmos eventos horríveis.


12. The Hitch-Hiker (S1 E16)


Nan Adams está dirigindo de Nova York até Los Angeles. O que deveria ser uma viagem divertida, acaba se tornando um verdadeiro pesadelo quando um carona insiste em persegui-la por cada ponto em que a moça para. Decidida a despistar o carona, Nan mergulha em uma jornada de insanidade, até descobrir uma revelação chocante.


11. The Eye of The Beholder (S2 E7)


Janet Tyler está no hospital depois de fazer um tratamento para parecer normal. É sua 11ª viagem ao hospital para tratamento e ela está desesperada para se parecer com todo mundo. Um episódio impertinente com uma reviravolta inimaginável. Um episódio que nos faz refletir sobre o conceito de feio ou belo, porque afinal, a beleza está nos olhos de quem vê.


10. Nightmare At 20,000 Feet (S5 E22) 


Um episódio que brinca muito com algo mais além do que o medo de voar. Um episódio sobre um homem comum, que após uma crise nervosa um ano antes, beira a loucura e a descrença alheia, ao testemunhar uma criatura na asa do avião, e ele é o único que pode vê-la. Adentramos na mente de Bob Wilson e tentamos a todo o custo entender se aquilo que vemos é imaginação ou realidade.

9. Where Is Everybody? (S1 E1)


O episódio que abre as portas para o universo de The Twilight Zone. Um homem com amnésia se vê caminhando por uma estrada. Ele se depara com uma lanchonete com uma jukebox tocando e café quente no fogão - só que não há ninguém lá. Um pouco mais adiante na estrada, ele chega à pitoresca cidade de Oakwood e descobre que ela também parece deserta. Um episódio que beira a insanidade ao retratar os extremos da solidão.


8. The Dummy (S3 E33)


Jerry Etherson tem uma boate razoavelmente bem-sucedida como ventríloquo, mas tem um grande problema: ele acredita que seu manequim, Willie, é um ser sensível que fala com ele e manipula sua vida. Seu agente acha que Jerry precisa de ajuda psiquiátrica e diz que ele não tem futuro no negócio se não fizer algo a respeito de seus delírios. Jerry decide trancar Willie em um baú e tentar sua atuação com um manequim diferente. Willie tem planos próprios, no entanto. Quem está no comando? Preparem-se para a reviravolta no final.

7. The Masks (S5 E25)



Uma família de avarentos espera ansiosamente pela morte do patriarca da família, um senhor idoso que jaz muito adoentado, e são convidados por ele para hospedarem-se em sua casa no dia de Carnaval. Entre eles, uma mãe covarde, um pai materialista, um filho antissocial, e uma filha narcisista. Mas, para herdar a fortuna, devem usar estranhas máscaras até a meia-noite, máscaras estas que representam suas próprias caricaturas de seus sentimentos egoístas, e usá-las custará um preço alto demais. Um episódio com uma reviravolta perturbadora.


6. The Shelter (S3 E3)



O Dr. Bill Stockton se preparou bem para qualquer eventualidade. Ele construiu um abrigo antiaéreo para ele, sua esposa e seu filho. Seus vizinhos, por outro lado, não fizeram nada para se preparar. Durante um jantar, há um anúncio de emergência no rádio de que objetos não identificados foram avistados a caminho dos Estados Unidos e que podem estar sob ataque. Enquanto os Stockton se preparam para usar seu abrigo, seus vizinhos entram em pânico e pedem para entrar no abrigo com eles. Stockton se recusa a levar a um confronto furioso.
Um episódio que retrata bem o medo irracional, a selvageria humana diante do perigo, a falta de bom senso, e a revelação de nosso verdadeiro caráter nos momentos mais extremos, e em como a raiva mostra a tona o pior que há em nós. Não precisou de bomba atômica para fragmentar a vida dos amigos do Dr. Bill, pois suas próprias atitudes, preconceitos e palavras mal ditas acabaram por fazer esse papel.

5. It's a Good Life (S3 E8)


Em uma pequena comunidade agrícola em Ohio, um menino chamado Anthony Fremont aterroriza as pessoas ao seu redor. Anthony tem a habilidade de comandar qualquer coisa que ele queira simplesmente pelo pensamento. A comunidade é isolada do mundo exterior e o menino insiste que as pessoas ao seu redor tenham apenas pensamentos agradáveis ​​e, se não o fizerem, ele os elimina. Todos andam com medo do garotinho e ninguém é capaz de ir contra ele. Devem sempre ter pensamentos felizes em sua mente, ou senão, pode ser condenado a uma viagem sem volta para o milharal.

4. The Monsters Are Due On Maple Street (S1 E22)


Em um dia agradável, os moradores da Maple Street sentem algo semelhante a um tremor e ouvem um barulho alto. Steve Brand acha que é um meteorito, embora não tenham ouvido um ser criado. Quando o jovem Tommy lhes conta a história de ficção científica que leu sobre uma invasão alienígena em que foram enviados pela primeira vez entre humanos para viver com eles disfarçados, a paranoia se instalou. Eles primeiro suspeitam de Les Goodman e fala alto Charlie Farnsworth, em seguida, aponta o dedo para Steve e depois Tommy. Os eventos ligam Charlie enquanto todos ficam loucos. Um episódio que nos fará refletir sobre quem é o verdadeiro monstro.


3. Time Enough At Last (S1 E8)


Henry Bemis adora ler. O único problema é que não encontra tempo nem lugar para desfrutar de seu passatempo. No trabalho, seu chefe lhe alerta claramente que ele não deve ler durante o expediente. Em casa, sua mulher megera nem o deixa ler jornal, muito menos um livro. Um dia, ele se esgueira até o cofre no porão do banco para ler um pouco e, de repente, há uma grande explosão acima. Ele emerge para encontrar o mundo destruído em um holocausto nuclear. Ele encontra livros na biblioteca e vê muito tempo de leitura pela frente. Exceto por um pequeno evento não intencional... Um episódio com um desfecho que é um verdadeiro soco no estômago.


2. Walking Distance (S1 E5)



O ocupado e estressado vice-presidente de uma agência de publicidade, Martin Sloan, para o carro em um posto de gasolina. Quando questionado, o atendente diz que levará cerca de uma hora para trocar o óleo e realizar um trabalho de lubrificação. Nesse tempo, Martin percebe que está a 2,4 km de Homewood, a cidade que ele deixou há 25 anos, e decide ir a pé até lá. A reflexão sobre a saudade do passado e o mais importante de tudo, por quem nos fomos um dia.
"Você está olhando para trás, Martin. Experimente olhar para a frente." 
Considerado por muitos fãs um dos episódios mais bonitos do TTZ.


Menção Honrosa: The Invaders (S2 E15)


Uma mulher que mora sozinha em uma fazenda em ruínas, fica frente a frente com invasores alienígenas. Ela ouve algo em seu telhado e então encontra um pequeno disco voador, do qual emergem dois pequenos robôs. Ela luta o melhor que pode contra eles, e, eventualmente, consegue destruir sua nave. A natureza dos invasores, entretanto, não é imediatamente óbvia, e a revelação final é de cair o queixo.

1. The Obsolete Man (S2 E29)


Em um mundo totalitário futurista, o bibliotecário humilde e de boas maneiras Romney Wordsworth é julgado por ser obsoleto. Esta futura sociedade decidiu tudo o que as pessoas precisam saber. Não existe Deus e não existem livros. A sociedade não precisa de bibliotecários. Romney faz um apelo apaixonado sobre seus direitos e livre arbítrio, mas o juiz do caso, o chanceler, não quer saber disso. O júri considera Romney obsoleto e ordena que ele seja executado. Como ele pode escolher o método de sua morte, os planos de Romney incluem uma pequena surpresa para o Chanceler. 

Burgess Meredith, mais uma vez, está soberbo no papel de bibliotecário, e através de seu amor aos livros e pela sua ingenuidade, fica difícil não torcer para o personagem.

The Obsolete Man encerra com chave de ouro a segunda temporada, e sendo assim, encerra com perfeição a lista de hoje. Um de meus episódios favoritos, com uma lição atemporal e moralmente atual.



Até a próxima. Volto um dia. 

Xoxo, guys.💋






Comentários

  1. Eu também escrevo uma websérie no meu blog, e como escritora, sou daquelas que tem cadenro de ideias, e planejo vários capitulos com esquemas. Você já fez ou faz algo assim? Como você se programa para as postagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Programo, escrevo na hora, o que der na teia.

      Excluir
  2. Queria tanto assistir, mas é praticamente impossível.
    Choremos.

    1:35 ───ㅇ───── 4:47
    ↻ ◁ || ▷
    »•» 🌸 «•«

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um outro jeito... ☠🏴‍☠️
      Amei esses símbolos, btw.

      Excluir
    2. Seja bem-vinda ao blog.

      Excluir
  3. Olá minha amiga.
    Pergunta: onde assisto esses episódios?
    Escreves muito bem! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De um certo site aí... ☠🏴‍☠️

      Excluir
  4. Assisti a nova versão mas não gostei muito. Devo dar uma chance à esta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista. A versão original é muuuuuiiito superior.

      Excluir
  5. MEU DEUS DO CÉU ELA VOLTOU

    ResponderExcluir
  6. NÃO SUMA MAIS. MEU CORAÇÃO NÃO AGUENTA A ABSTINÊNCIA DAS SUAS POSTAGENS.

    ResponderExcluir
  7. Quem é vivo realmente aparece. Não suma nunca mais, dona Sammy, ou eu vou puxar o seu pé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometo não sumir. Só de vez em quando. Toda a hora.
      💅🏻💆🏻‍♀️

      Excluir
  8. Não conhecia. Vou assistir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

"Koe no Katachi", uma voz silenciosa que achega ao coração.

"A Menina que Roubava Livros" - resenha 10 anos depois

Livro: Boneca de Ossos

Livro: Pigmalião