Pular para o conteúdo principal

O que eu acho do natal?




Olá amados, paz do Senhor para todos. Tudo bem com vocês? Acharam que eu não falaria sobre o natal né?! Lembram que ano passado fiz um post sobre o assunto? (Se não lembram leia o posta anterior AQUI 
Pois bem, vamos ao post e sobre o que eu acho do natal, essa data tão centrada no consumismo.  

A bíblia não relata o dia e o ano em que Cristo nasceu, também não existem fontes históricas que revelam tal data, mas sabemos que não foi em Dezembro, pois nesta época do ano, em Israel, o inverno é rigoroso e a bíblia no relato do nascimento de Cristo diz que havia pastores no campo cuidando das ovelhas na madrugada (Lc 2:8-20). Não foi em Dezembro, pois as ovelhas ficavam alojadas nessa época.  A palavra NATAL vem do latim “natale”, relativo ao nascimento. O mundo ocidental cristão define o natal como a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e isso ocorrem, todos os anos, no dia 25 de dezembro. Nessa mesma data é celebrado em vários lugares do mundo o que poderíamos chamar de a maior festa da cristandade, o nascimento de Jesus.

Existem muitas especulações acerca desse assunto e são diversos os artigos e opiniões que circulam entre o meio cristão, tornando-o mais e mais polêmico. Nosso objetivo ao escrever é apenas esclarecer as dúvidas existentes, eliminando toda atmosfera misteriosa acerca dessa temática.


A bíblia diz que “Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas,... está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado”. (Rm 14: 22,23).

Existem alguns argumentos que alegam que os enfeites e árvores são e possuem simbologias satânicas (se bem que sempre achei o gorro do Noel parecido com o do saci kkkkk).  Porém vale salientar que o mundo está cheio de simbologias e que os símbolos só possuem valor quando nos apegamos ao que ele representa. Portanto o pecado não está relacionado a enfeitar ou não a sua casa, mas as motivações que o leva a enfeitar. Se suas intenções forem idolatrar as ornamentações, rituais e simbologias natalinas, ofuscando a presença de Cristo, evidentemente estarás pecando, tendo em vista que a bíblia recomenda “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (I Co10:14). Mas, se suas motivações estiverem relacionadas ao simples fato de criar um ambiente e um cenário de confraternização familiar, louvando e agradecendo a Deus pela sua infinita bondade, sinceramente não vejo mal algum, mas para aqueles que julgam tais atitudes recomendo o conselho do Apóstolo Paulo "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," (Cl 2 :16).

Alguns substituem Cristo por Papai Noel, outros aproveitam a situação para a glutonaria, bebedices, depravação, promiscuidade, idolatram a data, Papai Noel, e etc. ISSO É PECADO! Portanto a grande questão não é comemorar, mas como se comemora. Se o Natal é o nascimento de Cristo, isso comemoro todos os dias e não simplesmente no dia 25 de Dezembro.

Não comemoro os “rituais de natal”, mas comemoro o momento entre amigos e familiares, comemoro a sensibilidade humana e solidária dessa época e a oportunidade de anunciar que Cristo vive e voltará.


Celebrar o Natal é anunciar a verdade a todos e a todo tempo que Cristo vive e reina. É ensinar as nossas crianças que papai Noel não existe, mas Papai do Céu é Vivo e Real.
É aceitar seu plano de salvação para nossas vidas e viver conforme a sua vontade.





Comentários

  1. Que post maravilhoso, aprendi muitas coisas com ele, achei incrível. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo! Super esclarecedor! Precisamos ensinar mesmo, que Jesus é vivo e é o Senhor da Terra, tanto no Natal quanto em outros dias também. Além disso, precisamos estar preparados a responder questões dessa data, que deixam muitas pessoas duvidosas.

    Parabéns pelo post e pelo blog, flor! Deus te abençoe!
    Beijinhos,

    www.polenporpolen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, fico super feliz com sua visita amada :)
      É verdade, Jesus é Rei dos reis não só no natal mas 365 dias.
      Beijos♥

      Excluir
  3. Cássia Cah14:04

    Amei o post. Acho que o natal perdeu muito o seu significado devido ao comércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que perdeu muito verdadeiro significado real. Substituem Jesus por Papai Noel e o Espírito Santo por um tal de "espírito natalino". devemos ser bondosos todos os dias, não somente no natal!

      Excluir
  4. San que beleza de texto... Repassando para todos meus amigos e familiares. Boas festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya, fico feliz que vc esteja compartilhando com todo mundo! ♥
      Boas festas para vc tbm :)

      Excluir
  5. Amei seu post. Que o Senhor Jesus seja lembrado no natal e não Papai Noel. Na minha casa eu não decoro e nem ponho árvore de natal. Paz linda , beijos ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não decoro minha casa. Acho que muita gente gasta dinheiro com decoração e presentes, em vez de guardar para algo melhor. Beijos

      Excluir
  6. Ótimo texto, Cristo deve ser o centro do Natal, assim como o centro dos nossos dias e da nossa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com sua opinião! Abraços

      Excluir
  7. Nem sei o que dizer,San. O texto esta escrito sabiamente. Que Deus possa existir nos corações das pessoas durante todo ano, e não apenas no dia 25 de dezembro. Lindas comemorações e um perfeito 2015 pra você e familiares. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda que bom que gostou do texto! Ótimo natal e ano novo
      para vc e sua família! Beijos♥!

      Excluir
  8. Uau! Parabéns San pelas palavras! Tem que ter muita sabedoria pra falar desses assuntos 'polêmicos'. E você conseguiu! God bless!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê ! Puxa pesquisei demais. Falar sobre o natal sempre causa alguma polêmica. Pensei que ninguém ia gostar. Ainda bem que eu me enganei kkkk. Beijos fofa (^~^ )

      Excluir
  9. Muito bom o post... Assunto polêmico mas que quando dito com sabedoria fica é tocante. Parabéns!

    http://portalesasd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu caro. Visitei seu blog e gostei muito. Fica na paz de Cristo.

      Excluir
  10. Lindo blog, amei esse post, temos que explicar o verdadeiro natal e ensinar a essência do natal que é exclusivamente Jesus Cristo!!!!! Parabéns!!! Deus abençoe muito!! Vou te seguir!! Bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Priscila. Deus te abençoe. (>_< )

      Excluir
  11. Olá Sandreanny, amei o post e achei interessante seu ponto de vista em relação a esse tema tão polemico entre os cristãos Bjs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Stefanny. Temos que ser cautelosos e falar o máximo de Jesus. Beijos

      Excluir
  12. Oiee amei o post, Deus abençoee sempree : )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...