Pular para o conteúdo principal

A doentia falsidade humana


Hoje, vim fazer um desabafo, sobre algo que considero inadmissível: F-A-L-S-I-D-A-D-E! Tenho certeza, que você caro(a) leitor(a) deste humilde blog, tenha lidado com este tipo de situação. Venho falar, pois, isto está me sufocando. Sei que, sempre existiram pessoas falsas e sempre existirão, todavia, tudo nesta vida tem limites.

Geralmente, as pessoas falsas são aquele tipo de pessoas que apresentam-se com um comportamento "doce", trejeitos polidos, cuja voz melosa, faz-nos acreditarmos que tal pessoa pode ser digna de nossa total confiança. Mas, no fundo, bem lá no fundo, age sorrateiramente apenas com uma missão: destruir o seu rival. Ela não se importa com os teus sentimentos. Ela não quer saber se você vai sofrer, pois é isso que ela almeja no fim de tudo, fazer-te sofrer.

A pessoa falsa não age sem um objetivo em mente. Ela estuda-te e usará tudo o que você mais gosta contra ti mesmo. O modus operandi é mais ou menos como na mente da pessoa falsa habitassem duas consciências. Ali, em sua frente, está a personalidade "boazinha", a que nunca faz nada errado, a que lhe promete amizade eterna, que jura que estará do teu lado para sempre. 

Veste uma excelente máscara, adentrando em seu fingido papel como "nobre amiga" sendo capaz de enganar até a alma mais atenta. Uma atriz digna de Hollywood.  

Porém, quando você lhe dá as costas, ela o apunhala, sem dó, sem piedade, e sem hesitar. O que ela ganhará com isto? Em seu mundinho de satisfação pessoal, ela acha que será melhor que você, afinal, é isso que ela quer: ser a melhor entre todas as pessoas, o que acaba a transformando no pior tipo de pessoa.

Deus odeia pessoas falsas, pois elas fazem coisas das quais Ele abomina. Quer ver quais são elas? Está presente em Provérbios 6:16-19:
  1.  olhos altivos,
  2.  língua mentirosa, e
  3. mãos que derramam sangue inocente;
  4. coração que maquina projetos iníquos,
  5. pés que se apressam a correr para o mal;
  6. testemunha falsa que profere mentiras,
  7. e o que semeia contendas entre irmãos.
Por que estou falando das pessoas falsas com tamanha convicção? Porque, meus amados e amadas, elas são causadoras das piores intrigas, encrencas, e discussões. Fiquei extremamente desapontada, quando descobri que uma amiga, que eu pensava ser verdadeira, estava tentando separar-me do meu marido (que na época era namorado). 

Nessa época, estávamos na escola, ainda no Ensino Médio, e como meu marido era um rapaz muito educado, estudioso, que respeitava a todos, e era o mais aplicado da classe, logo abriu os olhos de certas meninas. A pessoa que eu achava que era a minha amiga sempre soube que eu gostava dele, mas eu nunca mostrava suspeitas, sempre resguardando os meus sentimentos por baixo de várias camadas, pois não queria que ele me entendesse errado. Algum tempo depois, eu descobri que ele gostava de mim. 

 A pessoa que fingia ser minha amiga, passou a afastar-se de mim, e eu nunca entendia a razão. Excluía-me de suas conversas, isolava-me do seu grupo de amigos, e nos casos mais extremos, quando eu ia conversar com ela, deixava-me falando sozinha, retirando-se, tratando-me como se eu fosse invisível.

Às vezes, ela abraçava-me, e agia como se suas grosserias não fossem nada demais. Papeava algumas futilidades, e eu sentia que talvez ela pudesse retornar a ser minha amiga... Para logo depois ela tratar-me mal na frente de suas amigas de outra turma, desprezando-me. Era como se ela estivesse aplicando um castigo à mim, por atrever-me estar enamorada do garoto mais bonito da classe. Eu simplesmente não conseguia entender aquilo. Tudo o que eu mais queria, era que ela olhasse para mim e voltasse a tratar-me bem. 

Eu era um brinquedo em suas mãos, carente por sua amizade tóxica. 

Quando acabou o Ensino Médio e tivemos nossa formatura, perdi completamente o contato com ela, e pela primeira vez na minha vida, sentir-me aliviada. Nunca mais escutaria suas frivolidades, pois minha falsa amiga, quando não estava com raiva de mim, adorava falar mal de suas outras colegas, enquanto eu ouvia tudo calada. Aquilo fez-me refletir. Se ela diz tais coisas pelas costas de suas estimadas amigas, o que será que ela não fala sobre mim para elas?  

 Certa vez, muito tempo depois, meu marido disse que naquela época, ela enviava mensagens pelo Facebook, escrevendo absurdos de mim para ele. E quando ele mostrou-me as mensagens é óbvio que sentir-me mal, muito mal. Todas as coisas que minha falsa amiga escreveu para ele, eram calúnias e difamações contra minha pessoa, pois ela estava querendo a qualquer custo, ficar com ele, e para isso, precisava criar uma má impressão minha. 

Ora, eu nunca fui uma garota bonita, desprovida com talentos ou abençoada com enorme inteligência. Sempre fui simples e sou assim até hoje.

Devo admitir que meu marido e eu somos muito ligados. Para o azar dela, ela não conseguiu nos separar, pois ele conhecia-me o suficiente naquela época para saber quem eu era, e discernir aquele amontoado de mentiras que ela dissera sobre mim. 

Hoje em dia, não considero mais essa pessoa como amiga. Não a odeio, e nem desejo o seu mal. Simplesmente só quero distância de sua falsidade e de seu caráter tóxico. Isso que ela fez, poderia resultar em um belo de um processo de danos morais, contudo, não desejo perder meu tempo em um tribunal, pois sei que seria tudo em vão. Deixo tudo nas mãos de Deus, pois sei que a justiça divina dEle resolverá. 

Enfim, apenas queria desabafar o que estava no meu peito. No mais, espero que um dia ela encontre a Cristo verdadeiramente, e que Ele possa libertá-la das garras da mentira e da falsidade. 

Amados e amadas, fiquem com a paz do Senhor e que esta paz permaneça em vossos corações.

Até um outro dia.

Comentários

  1. Maiara10:19

    Essa sua amiga eh uma louca.
    Como ela queria se feliz assim destruindo a vida
    alheia???cruzes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo09:10

      sua amiga falsa e Maiara

      Excluir
  2. O pior é quando a falsidade vem de dentro da sua casa do seu sangue,estou totalmente decepcionada com uma irmã,tinha ela como uma filha sempre tentei ser o melhor pra ela,ajudar em tudo que precisava desde comprar roupa a por ela pra morar na minha casa,dei a minha cama pra ela dormir e fui dormir no sofá pra ela me apunhalar e falar mentiras sobre mim,me sinto um nada ,como pode a pessoa que você mais ajudou não lembrar de nada que você fez por ela e ainda tentar te humilhar dentro da sua casa?
    Peço a Deus que tire o que sinto do meu coração não quero guardar magoa nem rancor pois bem isso ela merece de mim,isso porque esse ano já me afastei de uma turma que achava ser meus melhores amigos mas que na verdade só queriam se aproveitar da boa vontade que tinha de ajudar todo mundo,eu cansei de ser boa as pessoas acham que você é trouxa se tiver que ajudar alguém agora só ajudarei desconhecido
    Tenho fé em Deus que um dia ainda encontro pessoas que realmente valham a pena ter do lado

    ResponderExcluir
  3. Com uma "amiga" dessas nem precisa de inimigo.
    O capeta tem que vigiar porque é bem capaz dela roubar o lugar dele kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Não há nada de errado com Susana Pevensie

Nota: todas as citações de capítulos foram retiradas das As Crônicas de Nárnia - Volume Único . Existe uma certa polêmica que predomina a Internet há algum tempo, sobre em como C. S. Lewis foi injusto com Susana. Os que apontam tal defeito chamam isso de "O problema com Susana" . Eu, por outro lado, creio que não exista nenhum problema com esta personagem e a forma como ela foi concebida foi exatamente como o autor quis passar.  Eu amo As Crônicas de Nárnia . Eu acho que é um dos maiores exemplos de literatura infantil. Mas há uma crítica sobre Nárnia que eu acho simplesmente boba: que deixar Susana fora do A Última Batalha é sexista. Isso é risível para mim. No geral, C. S. Lewis sempre criou suas personagens femininas com muito respeito. Muitas vezes, elas parecem sensatas, inteligentes, corajosas e (no caso de Lúcia que foi quem descobriu Nárnia sozinha) o modelo de fé e honestidade. Mas ao mesmo tempo ele nunca as apresenta como perfeitas. Ele sempre as faz ter falhas a ...

Livros que foram banidos e seus motivos

 Livros são banidos todos os dias. Você conhece alguns dos exemplos mais famosos de livros que foram censurados? Você sabe por que eles foram banidos? Autores ao longo da história têm lutado para contar suas histórias diante do dogma religioso, da repressão política e social. De fato, em muitas partes do mundo, esse ainda é o caso. Cobrindo todos os cantos do globo, esta lista mostra alguns dos livros que foram banidos ao longo da história.  Cá entre nós, foi uma lista para lá de trabalhosa para elaborar, e eu espero que apreciem a pesquisa que foi feita. Vamos dar uma olhada!  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain (1884) Publicado em 1884,  "As Aventuras of Huckleberry Finn" de Mark Twain foi banido por motivos sociais. A Concord Public Library chamou o livro de "lixo adequado apenas para as favelas", quando baniu o romance pela primeira vez em 1885. As referências e o tratamento de afro-americanos no romance refletem a época sobre a qual foi e...

Scarlett e Jo: opostas mas nem tanto.

Hoje falo sobre duas personagens que estiveram em dois níveis opostos da Guerra Civil Americana. Vou descrever as duas personagens que são Jo March e Scarlet O'Hara. Parando para pensar, é estranho como "E o Vento Levou" e "Mulherzinhas" passem no mesmo período de tempo e sejam distintos, mas, ao mesmo tempo, equivalentes. Comecemos primeiro com Josephine March, ou simplesmente conhecida como Jo. Jo March é uma das personagens principais de "Little Women", traduzido como "Mulherzinhas", também conhecido como "Adoráveis Mulheres", o romance clássico escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868. Jo é a segunda das quatro irmãs March e é conhecida por seu espírito independente, sua paixão pela escrita e seu caráter determinado e ousado. Usarei como base de análise a versão da Jo de 2019, porque, para mim, é a melhor. Principais características da Jo March: 🌻Independente e ambiciosa: Jo é uma jovem que desafia as convenções de seu...

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Coraline - 15 anos depois.

Nome original: ------- Ano: 2009 Direção: Henry Selick Sinopse:  Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. 👩🏻🪡🐈‍⬛🗝 "De jeito nenhum vou deixar você colocar botões nos meus olhos!" Quinze anos depois e Coraline continua a ser um primor visual.  Ei, aqui é a Sammy. Faz um tempo que não escrevo uma crítica, hein? Ah, bem, aqui estou eu, escrevendo uma crítica do (agora) clássico  Coraline do fabulosos Laika Studios para vocês, justo no Dia das Bruxas. 🪄🦇🧹 ⚡️🧙🏻‍♀️👻🎃🍂🍁🕯️ Peguem seus doces e sigam-me os bons!  Dois anos atrás eu falei sobre o livro, q...

Livro: As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Título original: The Lion, The Witch and The Wardrobe.  Autor: C. S. Lewis Ano: 1950 Sinopse:  Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro irmãos – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – são enviados para o interior da Inglaterra e vão morar na casa de um velho professor. Lá, Lúcia descobre um guarda-roupa que serve como portal para o mágico mundo de Nárnia, um lugar dominado pelo inverno eterno da cruel Feiticeira Branca. À medida que os irmãos exploram esse novo mundo, eles descobrem que fazem parte de uma antiga profecia e que apenas o retorno do poderoso leão Aslam poderá restaurar a paz. Em uma batalha entre o bem e o mal, os irmãos precisarão encontrar coragem para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia. 👧🏻👱🏻👩🏻🧑🏻‍🦱🦁 Voltei. Ano passado falei sobre o "Sobrinho do Mago". Este ano, vou falar sobre o livro mais famoso entre a saga, tendo ganhado uma série na BBC e os filmes que foram adaptados pela Disney. Hoje falaremos sobre "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa...