Pular para o conteúdo principal

"Abominável" é um filme adorável


Nome Original: Abominable
Ano: 2019
Duração: 1h37m
Direção: Jill Culton

Sinopse: Uma adolescente e seus amigos embarcam em uma jornada épica para reunir um Yeti com sua amada família. Para isso, eles devem chegar no ponto mais alto do planeta.

🌬❄

"Abominável", antes de tudo, não tem nada de Abominável. Eu poderia muito bem trocar este título por um que se encaixasse melhor na história, tais como Admirável , ou quiçá, chamá-lo pelo nome do deuteragonista, o peludo e fofo Everest, que nos cativa em cada minuto de tela.

Não minto quando digo que esse filme encantou-me por dias, e obviamente, quis reprisá-lo, assistindo-o uma ou duas vezes subsequentes. 

Seguimos a história da intrépida Yi, uma garota chinesa que não para quieta, e sempre está em busca de fazer bicos e outros trabalhos extras nada amenos, a fim de juntar a maior parte de dinheiro possível para realizar um sonho. Um grande sonho seu. 

Yi não é bem compreendida pela sua mãe e avó, além da mocinha não ter amigos, pois a mesma isolou-se de tudo e todos quando o pai morreu, ocupando-se com os variados trabalhos para ter de realizar o desejo de seu finado pai, que era o de viajar por toda a China. 

Um dia, Yi encontra uma criatura estranha em seu telhado, enquanto a mesma tentava conectar-se outra vez com a música, tocando violino no telhado, e em vez de entregá-lo para as autoridades, ela decide cuidar e proteger a criatura ferida. Acontece que o tal bichinho era um Yeti ou outrora chamado Abominável Homem das Neves e estava sendo caçado por uma corporação que tinha como cabeça um velhote ranzinza conhecido como Sr. Burnish.

Indo contra todas as perspectivas, Yi viaja com Everest, juntamente a Jin (que só faz parte da viagem para vigiá-los) e Peng, o primo dele, uma criança entusiasmada com basquete (90% do que Peng faz ou fala tem a ver com basquete), vivendo assim uma jornada maravilhosa.

A amizade entre os quatro (Yi, Everest, Jin e Peng), é tão verdadeira e sincera que acabei pegando-me em vários momentos para que o filme continuasse apenas com a interação deles. Porém, precisamos dos cortes de cenas, para nos mostrar os planos desnecessários do vilão, que a este ponto, tão pouco importava para a trama.

Creio que o personagem que mais teve evolução e um genuíno desenvolvimento fora o esnobe Jin. Veja bem, no começo do filme, é mostrado o quão mesquinho é o garoto, apenas deslumbrado em obter curtidas nas redes sociais, apegado à selfies, importando-se com a sua aparência, e agindo de forma azucrinante com a Yi, nunca de fato chegando a importar-se verdadeiramente com ela, fato este que muda na metade da película, e ele passa a tratá-la de forma mais amistosa. 



Acima de tudo, Abominável é sobre uma jornada de cura. 

Yi é uma garota fechada, muitíssimo reservada, que troca poucas ou nenhuma palavra com a mãe, e que parou de tocar violino, porque aquilo lembrava-lhe de seu falecido pai e ele já não estava mais lá junto a ela. Quando Yi conhece Everest, ela faz uma coisa que há muito tempo não fazia; tocar violino. Aos poucos, aquela garota amargurada vai abrindo-se e se tornando forte e mais corajosa, pois ela descobriu que nunca esteve sozinha, e que podia contar com as pessoas ao seu redor. 

A sequência em que Yi toca violino em frente ao Grande Buda de pedra, é, em minha irrelevante opinião, com toda certeza, uma das cenas mais lindas que já vi em uma animação.

Abominável, também, é uma jornada sobre o retorno para o lar. E não refiro-me ao Everest que tanto Yi deseja fazê-lo regressar à sua terra natal, mas sim, estou referindo-me à própria Yi, que há muito tempo a palavra "lar" perdeu o significado para ela.

Uma pena que esse filme fez pouquíssimo dinheiro, pois para muitos, bilheteria é sinônimo de qualidade e sucesso, o que é uma grossa mentira e uma baita ignorância, pois já testemunhamos várias tranqueiras fazerem sucesso e terem sequências uma atrás da outra, drenando o máximo possível de uma franquia. **cof, cof, Transformers, cof, cof**.

O único fator que desagradou-me bastante foi a vilã. Ela é tipicamente a "vilã do Plot Twist". Shyamalan deve estar orgulhoso disso!

 Vou explicar do quê se trata isso: é aquele personagem bonzinho cujas intenções nunca são maldosas, porém, no final do filme, ele se revela como o diabo em pessoa. Vimos isso em Toy Story 2 e 3, Detona Ralph, Frozen, Os Incríveis 2, Operação Big Hero, Zootopia, sendo que os quatro últimos citados carregam os piores vilões/vilãs já existentes. Enfim, não gostei dela e por pouco ela não estragou o filme. Suas motivações eram fracas e risíveis, sua mudança de personalidade não me convenceu, e fora que vi em algum vídeo do YouTube que a aparência dela remetia à Mérida (Valente) e Karen (a babá de Zezé dos Incríveis). Como eu disse, não deu tempo para ela fazer estrago na história, mas se a cortasse do enredo e focasse a aventura apenas em Yi, Jin, Everest e Peng, creio que eu teria aproveitado muito mais.

Lição para a vida, crianças. Não é obrigatório criar um vilão para a história, somente "porque sim, precisamos de um vilão". Existem várias animações boas que não possuem vilões. A Viagem de Chihiro e O Conto da Princesa Kaguya são dois bons exemplos de filmes ótimos que não possuem antagonistas.



Outra coisa que me desagradou, apesar de eu ter dito que fora apenas a vilã que decepcionou-me, foram as piadas fora de hora. Tem um personagem secundário chamado Dave e sempre tinha alguma piadinha o envolvendo, e alguém repreendendo-o dizendo: "fala sério, Dave". Se era para ser algum bordão, a lá SNL, falharam miseravelmente. Ah, e tem as benditas cobras "upas". Que coisinha irritante aquilo. 

Quando o filme tenta forçar comédia, ele falha. Mas, quando ele toca em assuntos profundos como luto, depressão e solidão, ele acerta em cheio.

Ao menos, o "vilão" original, o Sr. Burnish, tem a sua redenção, tornando-se um bom homem e percebe a tempo o seu erro em querer caçar uma criatura rara. Isso foi louvável e gostei do rumo que o filme tomou quando o Sr. Burnish arrependeu-se de seus feitos.

Pois bem, apesar da vilã sem noção, Abominável ainda assim é um filme encantador. Gostaria que houvessem explorado mais os poderes de Everest ou a origem dos Yeti. Uma pena que talvez não venham sequências deste filme, mas se fizeram o segundo filme dos The Croods, talvez, ainda tenhamos esperanças em vir um Abominável 2, ou uma série de animação sobre ele, já que a DreamWorks e a Netflix estão empenhadas juntas a fazerem séries. Bom, fizeram uma série sobre o irritante e repulsivo The Boss Baby, mas nada sobre A Origem dos Guardiões... Às vezes, perco a fé na humanidade.


 Recomendo Abominável a todos, e apesar do nome um tanto pavoroso, é um filme Adorável. Um filme que no fim do dia nos deixa com um calorzinho no peito. 

Querendo muito agora uma pelúcia do Everest.

❄❄❄❄



Notinha pós-crédito: passei tanto tempo fascinada com este filme, que em julho desse ano, desenhei uma fanart "e se Yi e Everest fossem do mundo de Digimon?". Bem, o resultado foi esse. Espero que gostem.




Por hoje é só, pessoal.

See ya!




Comentários

  1. Graça22:43

    Fofo :-)

    ResponderExcluir
  2. Juju Melo09:42

    Lindão :)

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo e fofo.Parabéns pela família abençoada. ♥
    Beijinhos.
    http://pensamentosdeumacrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda. Beijos e fica com Deus :)

      Excluir
  4. Awwn seu filho é muito lindo , da vontade de apertar , morder rsrs '
    beijinhos
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade muita fofura para um bebê...
      Obrigada por me visitar :)

      Excluir
  5. Olá, Amiga! Família linda e abençoada! Que o Senhor Jesus esteja sempre presente na vida de vocês! Um grande abraço!
    PS- Vi a sua entrevista no Blog Paris e deixei um comentário lá também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo e volte sempre :)

      Excluir
  6. O filme mais lindo que já vi.

    ResponderExcluir
  7. Esse filme merecia mais. Muito lindo.

    ResponderExcluir
  8. conhece um filme chamado a bailarina ? poderia resenhar ele ?

    ResponderExcluir
  9. QUE DESENHO MAIS LINDO!!!
    😍❤😍❤😍❤😍❤

    ResponderExcluir
  10. Esse filme se tornou o meu favorito. Obrigada por falar dele. Amo muito mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Adoraria saber a sua opinião. 😍

Postagens mais visitadas deste blog

Detesto triângulos amorosos

É como uma praga que se alastrou atualmente! O maldito triângulo amoroso! Está impregnado em tudo. Livros, Filmes, séries... Como eu disse, uma praga! Sim, eu sei que sempre existiram obras que abordaram o bendito triângulo amoroso, porém, mais do que nunca, estou incomodada com isso.  Imagine o seguinte cenário: você se vê envolvido em um programa de televisão ou filme. Você está amando todos os personagens. Aí você vê dois personagens que parecem tão perfeitos juntos. Mas espere... outra pessoa entra em cena. Aí você grita horrores. Não, não, não. É um triângulo amoroso. Antes, quero fazer um pequeno desabafo a respeito de uma experiência lendo uma obra (até que boazinha), mas que foi estragada pela inserção forçada do triângulo amoroso. Anos atrás, eu li no Webtoon um mawha (um "mangá" coreano) chamado True Beauty . E a história, apesar de ser bastante razoável, havia me prendido. Era sobre uma garota que se achava feia, e aprende a se maquiar, e assim, se torna uma garot...

Tag: Uma Palavra Só

Olá amados e amadas, como vão vocês??? Acharam que eu tinha abandonado o blog né?! Que isso! Deixar meu cantinho NEVER! Hoje trago uma tag para vocês. Vi em, outros blogs e fiquei curiosa e acabei fazendo aqui. Se chama ''Uma Palavra Só''. São 40 perguntas respondidas com uma palavra ( no meu caso, uma palavra não dá!) Vamos a tag? Começando em 3..2...1!  ❤ 1.       Onde está seu celular?   na mesa 2.       Seu parceiro?   meu marido 3.       Seu cabelo?  solto 4.       Sua mãe?   guerreira 5.       Seu pai?   divertido 6.       Seu objeto preferido?   Tablet 7.       Seu sonho da noite passada?   horrível :( 8.       Sua bebida predilet...

Quando a falsidade extrapola os limites

Tenha em mente que o texto a seguir trata-se apenas de um desabafo, sem a intenção de magoar terceiros, quartos ou quintos . Tudo bem com vocês? Bom, venho avisar que não estou bem esses dias, e por esse motivo, farei essa postagem tocando outra vez nesse tema: falsidade! E quem é que nunca foi alvo de gente falsa, não é mesmo!?   Vejamos o que a Bíblia diz sobre falsidade: "Embora digam:'Juro pelo nome do Senhor', ainda assim estão jurando falsamente." Jeremias 5:2 É como podemos ver, até os falsos "juram" em nome de Deus. Não pense que só porque uma pessoa frequenta a igreja, que ela não será uma falsa. É aí que mora o engano e o perigo. Os que se dizem "crentes" são ainda mais falsos do que as pessoas que são ímpias. Sabe por quê? Porque se julgam santas o suficiente para não andar com pecadores. Por que nas igrejas há tantas pessoas falsas?! Há aquelas pessoas falsas que vivem de favores, e quando cresce um pouco na vida, esqu...

O dia em que Stephenie Meyer criou uma fanfic de Crepúsculo

👦🏻🍏🧛🏻‍♀️ Não, você não leu o titulo errado. Hoje falarei de "Vida e Morte", uma reimaginação do livro "Crepúsculo" com alguns personagens com os gêneros trocados. Em outras palavras, a autora original da saga vampiresca amada e odiada escreveu uma fanfic oficial para comemorar o aniversário de dez anos da franquia, isso em 2015. Todos os livros da Saga Crepúsculo valem três estrelas cada. Embora eu não os ame, passei a respeitar e apoiar mais seu autor ao longo dos anos, como eu mesma já havia dito aqui no blog. Clique aqui para saber mais do que eu estou falando .  Não há problema em escrever fanfics e compartilhá-las com a comunidade. Não há problema em publicá-lo e ser pago por ele se for oficialmente licenciado (como por exemplo os muitos romances de Star Trek, etc.).  Mas se não for oficial e monetizado, então teremos rixas. Isso trai a comunidade de fãs e é um tratamento realmente de má qualidade para o autor cujo trabalho inspirou você a escrever fanfi...

❝As Crônicas de Nárnia❞ é realmente um livro/filme cristão?

🦁🚪 Alguns anos escrevi uma postagem sobre As Crônicas de Nárnia. E foi um artigo infeliz .  Acompanhe agora um artigo completamente revisado, reformulado, reescrito e com alguns extras. H á 70 anos, nos era apresentado um mundo diferente do nosso, visto pelos olhos de uma garotinha curiosa, que acessava-o a partir de um guarda-roupa mágico. E assim, inicio o artigo.    Como prometido, um artigo sobre as Crônicas de Nárnia. Demorei meses e mais meses para tentar reescrevê-lo, e assim, apagar metade das incoerências que escrevi anos atrás. Caramba, passaram-se sete anos desde o meu equívoco.  Muito provável que poucos encontrem esse artigo devido a todas as mudanças ocorridas no blog, porém, estou fazendo a minha parte. Vou logo de antemão enterrar esta fatídica dúvida que todos os cristãos tem acerca desta obra.  Podem respirar sossegados pois  As Crônicas de Nárnia , é sim , um livro inspirado nos preceitos cristãos, e digo mais: baseado na jornada bíbli...

E, então, eu li "Sol da Meia-Noite".

É... e voltamos para a programação "quase" normal do blog. Estou sempre voltando dos mortos, iguais aos zumbis do videoclipe "Thriller".  Vamos tirar um minuto para apreciar esta pequena obra de arte, que ficou a imagem que abre o post de hoje. Tive que desembolsar vinte reais para comprar as maçãs, mas valeu muito a pena. Melhor capa de post que eu já fiz.  Informações sobre o livro: Título original: Midnight Sun Autora: Stephanie Meyer. Ano: 2020 Sinopse:  Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, a saga Crepúsculo narra a icônica história de amor de Bella Swan, uma garota tímida e desastrada, que acaba de mudar de cidade, e Edward Cullen, um rapaz misterioso que esconde um segredo aterrorizante: é um vampiro. Desde a primeira troca de olhares, ele fez tudo para ficar longe dela, mas e se as coisas não tiverem acontecido exatamente assim? Até agora, os leitores conheceram essa trama inesquecível apenas pelos olhos de Bella. No aguardado Sol da meia...